Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Palestras Projeto Orla e Programa Blue Flag

Nesta semana dentro das atividades desenvolvidas pela ACDI, no Programa Itajuba Limpa Sempre Linda, aconteceram no Salão da Igreja do Bom Jesus no bairro Itajuba, duas interessantes palestras sobre um tema de cada vez maior relevância para nosso bairro, município e estado.





Vice-presidente da ACDI Marcos A. Junghans com Prof. Marcus Polette



A primeira palestra referiu-se a um correto manejo da orla costeira de nossa região, compreendida de aproximadamente 10 metros dentro da faixa da arrebentação ainda dentro da água, até a faixa imaginária de 50 a 200 metros abrangentes além da linha dágua em direção ao interior.



Palestra Prof. Marcus Polette-Projeto Orla



O Projeto Orla surge como uma ação inovadora do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) buscando implementar uma política de harmonia que englobe práticas patrimoniais e ambientais no planejamento sustentável da zona costeira.
Este projeto foi criado com o objetivo de suprir a crescente falta de controle no manejo ambiental tanto erosivo quanto pela fragilidade do ecossistema, que está sendo seriamente afetado pelo crescimento desordenado das cidades litorâneas.
Cumpre citar que no ano de 2011, a área que faz parte deste projeto costeiro, ocupa apenas de 4 a 5 % do território brasileiro, mas possui uma população de quase 45 milhões de pessoas ocupantes desta estreita faixa territorial.
Todos os municípios interessados em aderir a este projeto podem adquirir sua ficha de inscrição pelo site: www.mma.gov.br/projetoorla e serão selecionados a aderir seguindo critérios de políticas estratégicas como turismo, transportes e desenvolvimento econômico, trazendo uma série de benefícios tanto a comunidade como ao poder público.
A palestra muito bem apresentada pelo nosso amigo Marcus Polette geógrafo e oceanógrafo, Prof. da Univali destacou a premente necessidade de implementar ações concretas para nortear o correto manejo e gerenciamento de nossa orla.










Sorteios dos prêmios do 3° Festival Gastronômico e Prato Comemorativo

Foi feito um breve intervalo para sorteio dos prêmios do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha, sorteio este que contou com a participação do Prefeito Claudemir Matias. Também foi sorteado um prato comemorativo do Festival, que foi presenteado a Marina França.

Os ganhadores dos prêmios do Festival foram:
-Durval Schmitt de Barra Velha - Jantar ou almoço para duas pessoas em qualquer restaurante participante do festival.
-Adriana Fischer de Joinville-Um final de semana no Hotel Flamboyant para casal.
-Vitória Fagundes da Costa Lima de Maringá-Vale no valor de R$ 2.000,00 a ser utilizado em qualquer restaurante do festival.

Após as explicações do Prof. Polette, nossa outra convidada dessa noite foi a Coordenadora do Programa de Certificação das Praias - Bandeira Azul (Blue Flag), Leana Bernardi, que além de coordenar o referido programa, é a representante no Brasil do FEE (Foundation for Environmental Education)-Fundação para Educação Ambiental.



Palestra da Coordenadora do Programa Bandeira Azul- Leana Bernardi



O FEE coordena a cerificação das praias, marinas e outros organismos costeiros em todo o mundo, certificação essa que é dada a todos que se cadastrarem no programa e cumprirem as normas e requisitos de acessibilidade, balneabilidade, segurança, limpeza, equipamentos , enfim tudo que torne o local melhor, auto-sustentável e dentro de padrões pré-estabelecidos.















Qualquer informação adicional pode ser obtida nos sites : http://www.blueflag.org/ , http://www.fee-international.org/ , ou ainda pelo site do Instituto Ambiental Ratones (IAR) que com o trabalho da Leana e sua equipe coordenam o programa no Brasil- http://www.iarbrasil.org.br/ .

Fomos brindados nesta noite pelas importantes informações da Leana Bernardi e do Marcus Polette que aqui vieram a convite do Grupo VIAGEMFAMILIA e apoio do Restaurante TUDO ALLES BLAU e da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba). Contamos com a presença bem significativa de autoridades, destacando-se o Pref. Claudemir Matias, Secretária Adjunta de Educação Valéria Bernardon, Diretor da Fundação de Cultura José Carlos Fagundes, Diretor da Fundema Oestes Rebelo, Secretária de Administração Maria de Lourdes, Secretaria de Turismo, Thiago e Fernanda , comandante da PM Major Puttkammer entre outros, bem como a imprensa, representantes de outras associações de moradores e comunidade em geral.
Jantar no Restaurante Tudo Alles Blau com ACDI e Blue Flag

Muito importante o engajamento de todos nestas ações que com toda certeza irão melhorar as condições de nosso município e meio ambiente em geral, trazendo valorização tanto financeira quanto de qualidade de vida.

Texto e fotos: Marcos A. Junghans

Um comentário:

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.