terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desfile Cívico em Itajuba - Barra Velha - SC




Neste último domingo, belo dia de sol, aconteceu o desfile cívico em homenagem a Semana da Pátria em Itajuba, Barra Velha.  Depois de alguns dias de tempo chuvoso, fomos brindados com bom tempo para coroar as apresentações das mais variadas entidades representativas da cidade e do Bairro de Itajuba.

   As diversas escolas da região se fizeram presentes a esta demonstração de civismo e cidadania, entre elas destacando-se a Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas que fez homenagem a sua primeira diretora a Prof. Edeltraudt Siewert.  A mesma escola também contou a história do desenvolvimento do município e bairro através de diversos blocos de alunos devidamente caracterizados com roupas, símbolos e outros adereços de época. Cada década era representada com cartazes representativos desde a década de 60 até os dias de hoje, numa bela demonstração de que nunca devemos esquecer nossas origens.



    Outras escolas como a Epifânio Ignácio, representaram a instalação de indústrias na região como a Cebrace e a Havan, e também maquetes muito bem elaboradas de atrações do nosso município como a Ponte Pensil e do Túnel do Bairro São Cristóvão.  Outras escolas também estavam presentes como a João Manoel da Silva,  Marli Hess de Faria,  Judith Bernardina Aguiar , APAE, e muitas outras entidades que tão bem representam e estão situadas  no nosso município.


    Destaque para os Bombeiros Voluntários,  Grupos de Tadição como o Boi Mamão, Alma Açoriana, Pau de Fita e 15ª Festa Nacional do Pirão, com seus bonecos gigantes e as belas princesas, Taís e Bruna e rainha, Simone Angélico.

Houve ainda participação de ex-alunos do município, como Elias de Aguiar Sobrinho, e de professoras e educadoras que marcaram história, como dona Gercina Éccher dos Santos, e o ex professor e prefeito Valter Regis.

No palanque as autoridades do Prefeito Claudemir Matias, vereadores, Presidente da Câmara dos Vereadores, Secretários Municipais e  rainha Simone Angélico e as princesas Taís e Bruna, da 15ª Festa Nacional do Pirão, que após desfilarem, vieram abrilhantar o cortejo assistindo as demais atrações na avenida.



 A  ACDI - Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba , desfilou com seus membros divulgando algumas de suas atividades como a criação do Parque Municipal do Peabiru, e mostrando sua  representatividade no Bairro de Itajuba. O seu Presidente Norbert Anton Dohnau  aproveitou a oportunidade para entregar  ao prefeito o prato comemorativo do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha organizado pelo Núcleo Gastronômico desta entidade. 

Neste ano a ACDI está desenvolvendo o projeto Itajuba Limpa Sempre Linda e contou com um bloco de alunos da Escola Manoel Antônio de Freitas que desfilou com roupas confeccionadas com materiais recicláveis, despertando a conciência ecológica na nova geração de nossa cidade e bairro.



Membros da ACDI desfilando


Todo o desfile cívico foi acompanhado pela presença e performance da Fanfarra Municipal Onédia Maria de Barros que tem se destacado tanto no estado de Santa Catarina quanto no resto do país pelas suas atuações, tendo recebido diversos prêmios por estes feitos.

Muitas outras entidades se fizeram presente, entre eles, escolas de Linguas estrangeiras, Creches, Escolas Particulares das mais variadas, grupos folclóricos, veículos do Corpo de Bombeiros, CTGs, Grupo de Motociclistas, cavaleiros enfim todos que desfilaram demonstraram sua cidadania abrinlhantando ainda mais este já tradicional evento que ocorre todos anos em Itajuba.




Texto Marcos A. Junghans
 Fotos: Gaspar Toscan
           Paulo Roberto Rosinski
           Douglas A. Junghans
Vídeo: Douglas A. Junghans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.