domingo, 11 de setembro de 2011

Campeonato de Pesca em Itajuba-Barra Velha-SC.


Domingo de sol, temperatura de 25°C , mar agitado, vento terral  e uma grande quantidade de pescadores vindos de diversos estados do Brasil entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina,   estavam competindo na praia de Itajuba-Cerro, para ver quem conseguiria pescar a maior quantidade e o maior espécime de peixe.
Esta competição acontece em diversas praias do Brasil, sempre muito bem estruturada e cuidada por Clubes de Pesca e também da Federação Nacional de Pesca Esportiva.

Estrutura de Apoio do Campeonato de Pesca

Neste mês de setembro ela aconteceu em Barra Velha-Itajuba-SC. sob a coordenação do Joinville Clube de Pesca sob a presidência do Rodrigo que nos forneceu algumas interessantes e importantes informações a respeito dessa atividade que é de interesse de muita gente.


Documentação para participar do Campeonato
 Todas as ações nestas competições são regulamentadas e rigorosamente observadas, deste a solicitação de licença ambiental para a utilização temporária da orla marítima, cadastramento de todos os integrantes, recomendações de limpeza ambiental e respeito com o meio ambiente, até também o destino final de todo o pescado. Neste ano tudo que foi pescado e após ter sido devidamente pesado, medido e catalogado, será destinado a instituições de caridade na cidade de Joinville.


"Staff" realizando estatísticas e documentações
 Participam desta competição aproximadamente 45 duplas totalizando 90 competidores, que através de sorteio pescam na modalidade de arremesso dentro de áreas-piquetes pré-delimitados. Esta competição é dividida em em duas etapas de 2 horas em cada piquete, e após este tempo, cada dupla se desloca 15 piquetes para mais uma etapa de duas horas com um intervalo de 20 minutos entre elas para deslocamento e rearranjamento da "tralha" de pesca.


Á esquerda  Rodrigo, Pres. do Joinville Clube de Pesca, Dionísio e  Marcelo Koche
 O Campeonato está sendo apoiado e incentivado pela Prefeitura de Barra Velha e pela ACDI-Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, pois ela tem além do objetivo de reunir a família e amigos em torno dessa terapia e diversão que é a pesca, também divulga bons hábitos de cidadania, organização e principalmente de respeito ao meio ambiente, visto que os próprios pescadores participantes coletam o lixo do entorno onde estão, dando um ótimo exemplo a ser seguido.

Pescadores"arremessando".
Textos e fotos: Marcos A. Junghans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.