sexta-feira, 9 de setembro de 2011

15ª FESTA NACIONAL DO PIRÃO


"Mascotes da Festa do Pirão com a Realeza"

Nesta quinta-feira, dia 8/09/2011 às 19:00h na nossa cidade de Barra Velha, aconteceu a cerimônia de abertura da 15ª Festa Nacional do Pirão.
O evento aconteceu na área anexa ao Ginásio de Esportes de Barra Velha, com estrutura toda coberta pois as chuvas não pararam nos últimos dias, nem mesmo durante a cerimônia de abertura comandada pelo Diretor de Planejamento Turístico Cristiano Zonta.


Público presente



Autoridades



Diretoria da ACDI
 Iniciou-se a festa com a execução do Hino de Barra Velha interpretado por Douglas Rosa, a apresentação das princesas e da rainha, e foram chamados a frente do público presente todas as autoridades presentes a solenidade.


Entre as autoridades destaque para o Prefeito Claudemir Matias, secretários municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e também representantes do Gov. Raimundo Colombo e do Sen. Luis Henrique.
Durante a sua fala o Pref. Matias lembrou detalhes sobre as origens da festa e também destacou o trabalho da Fundação Municipal de Turismo e Diretoria de Turismo da cidade. Também lamentou o mau tempo que acabou levando ao cancelamento da apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Citou que por este motivo a festa será estendida mais um dia, encerrando então na segunda-feira dia 12/09/2011 com um show da dupla Gean e Giovani.

Apresentação do Grupo Alma Açoriana

Continuando com a abertura, em seguida apresentou-se o Grupo Cultural Alma Açoriana com danças típicas da etnia portuguesa muito bem interpretadas pelos seus integrantes, intercalando-se com as belas apresentações das bailarinas da Academia de Dança Camila Lorenzetti, que com muita graça, ritmo e harmonia encantaram os presentes.

  
                                                           Academia Camila Lorenzetti   
                                                                  
Após declarada aberta a 15ª Festa Nacional do Pirão, a cantora Giza Carla e o Conjunto G4 fizeram a sua apresentação acompanhando o bom público presente com suas interpretações diversas com destaque para a música gaucha.


Grupo G4
 A área da festa possui muitas opções de alimentação com destaque para o pirão, acompanhado de diversos sabores como churrasco, camarão, linguiça entre outros. Chamou a atenção positivamente, a limpeza e cuidado com o recolhimento do lixo produzido pelos frequentadores, e atenção do pessoal envolvido na limpeza do recinto.


Também está presente à festa, área dentro do Ginásio de Esportes, onde estão expostas fotografias e registros históricos antigos de nossa cidade, material organizado e montado pelo Diretor da Fundação Cultural, José Carlos Fagundes(Cacá).


                                               Artista plástico Pataxó com os seus trabalhos.
 Neste mesmo espaço está a trabalhar e expor suas obras o artista plástico e escultor Pataxó, que com muita habilidade e criatividade cria esculturas e trabalhos com pedaços de madeira. Belos trabalhos que podem e devem ser apreciados e valorizados pelos visitantes.



Também presentes a festa um bom parque de diversões com muitos brinquedos e diversões para todas as idades. Trabalhos de artesanato e outros pequenos comércios vendem seus produtos a bons preços.

No sábado a noite, também aconteceu o tradicional concurso de comedor de pirão, Essa competição é realizada todos os anos e oferece diversos prêmios para a pessoa que conseguir preparar e comer todo o pirão que o deve ser feito na hora e pelo próprio competidor, sem que ele possa encostar as mãos no prato. Todos os competidores conseguiram consumir seu pirão em menos de um minuto, e o vencedor, do município de Piçarras, "devorou" o seu em poucos segundos após literalmente raspar o prato.

Preparando o Pirão

"Devorando" o pirão

"Rei" do Pirão com a Rainha e as Princesas da Festa Nacional do Pirão



video
Apresentação do Boi de Mamão
 Texto, vídeo e fotos: Marcos A. Junghans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.