sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia Mundial de Limpeza das Praias


Comunidade de Itajuba, em Barra Velha (SC), se mobiliza para o Dia Mundial de Limpeza das Praias
No próximo sábado, dia 17, voluntários fazem ação para limpar rio, praias e ruas do bairro. O valor arrecadado com a venda do lixo vai para entidade de apoio a pessoas com câncer
No próximo sábado, dia 17 de setembro, a partir das 9h, voluntários se reúnem em Barra Velha, no bairro Itajuba, para promover a limpeza do rio, das praias do Cerro, do Grant, Pedras Brancas e Negras e Praia do Sol e das principais ruas. A ação é uma iniciativa inédita no local e conta com o apoio da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, Bombeiros Voluntários, Bombeiros Mirins da Polícia Militar, Defesa Civil e Equipe de Canoagem de Barra Velha, além de comerciantes da cidade.
Além de limpar as praias, ruas e o rio, a ação, denominada Itajuba Limpa, Sempre Linda, também tem um aspecto social importante. “Metade da renda obtida com a comercialização dos materiais coletados será revertida para a Associação de Assistência aos Portadores e Ex-Portadores de Câncer de Barra Velha (AAPEC). Os outros 50% serão revertidos para a manutenção das lixeiras instaladas no bairro e realização de novas ações como esta”, explica a idealizadora do evento, Marilise Klaus Einsfeldt.
O resultado do trabalho será enviado para relatório da Ocean Conservancy - entidade internacional de proteção e limpeza dos oceanos. As informações serão somadas às das ações em Criciúma, Laguna, Imbituba, Garopaba, Florianópolis e Porto Belo, dando assim, um panorama estadual de participação no Dia Mundial de Limpeza das Praias.
Coleta de materiais eletro-eletrônicos
Outra ação importante será feita das 9h às 15h ao lado da Ponte Itajuba: a coleta de materiais eletro-eletrônicos inutilizados como pilhas, baterias, celulares, televisões etc.
Assim, os materiais coletados serão separados e encaminhados para reciclagem. O que não puder ser aproveitado será recolhido pela companhia coletora de lixo da cidade”, conta o empresário da Guerreiro Plásticos, Ulisses Donizete, que é voluntário na ação e recebeu grupos de estudantes em visita técnica na empresa, para que eles conhecessem os processos de reciclagem aplicados no local.
Conscientização
As atividades da ação Itajuba Limpa, Sempre Linda começaram em agosto com a conscientização da comunidade por meio de palestras sobre cuidados com o meio ambiente, reciclagem de lixo, cuidados no trânsito, com a natureza e limpeza das praias e rios. Alunos de 12 a 15 anos da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas participaram do Concurso de Frases que ilustram placas de conscientização a serem instaladas no bairro na próxima semana.
SERVIÇOS
O quê? Ação de limpeza em Itajuba (Barra Velha) - rio Itajuba, avenida e praias do Cerro, do Grant, Pedras Brancas e Negras e Praia do Sol.
Quando? 17 de setembro, a partir das 9h
O quê? Coleta de materiais eletro-eletrônicos inutilizados
Quando? 17 de setembro, das 9h às 16h
Onde? ao lado da Ponte Itajuba, em Barra Velha
· Marilise Klaus Einsfeldt – Consultora de Responsabilidade Social e idealizadora do evento- marilise.lauster@gmail.com (fones - 3456-5060 /9984 4862 / 9967 5121).
· Ulisses Donizette - empresário da Guerreiro Plásticos - coordenador da triagem/pesagem/classificação do lixo recolhido nos dias 10 e 17/09 (ele tem ideias interessantes sobre coleta de lixo eletrônico) - comercial@guerreiroplasticos.com.br - (fone - 8498-2980).
· Osiel de Souza, membro da equipe de canoagem de Barra Velha, que coordena a coleta no dia 10 de set. - osieldesouza@terra.com.br - (fone - 9141 2671).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.