sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Consciência Ambiental ou Descaso ?
Tenho circulado diariamente pelas ruas do meu bairro e cidade e reparado em como a falta de informação ou mesmo descaso, ou ainda, quem sabe, na pior das hipóteses, de forma planejada conscientemente, a falta de ações corretas afetam diretamente nossas vidas.
Nossa cidade tem crescido bastante nos últimos anos, com belas casas, novos comércios, algumas indústrias, muitos prestadores de serviços, enfim, toda gama de empreendimentos que mostram o desenvolvimento do local onde moramos. Só estamos fechando os olhos para como esse desenvolvimento está nos afetando, direta ou indiretamente.
Caminhando por nossas ruas reparei por diversas vezes a abertura de valas e valetas para a passagem de tubulações de esgotos a serem ligados na rede pública.
Qual rede pública? Não temos sistemas de coletas de esgotos. Sim, isso mesmo: ligações clandestinas feitas na rede de águas pluviais (da chuva), muitas vezes realizadas nos finais de semana, pois sabe-se que nestes dias não há vigilância. Coincidência ou má fé? Vez dessa eu mesmo fiz denúncia dessa prática abominável, exatamente no instante em que estava ocorrendo, ao órgão competente de nossa cidade, vindo inclusive a falar pessoalmente com o responsável do mesmo e mais tarde reiterei o pedido fazendo uma denúncia formal por escrito. Resultado: passou-se mais de uma semana e nada foi feito.
Fico pensando o porquê desse completo descaso com o ambiente no qual vivemos, pois esses crimes afetam a todos inclusive o autor praticante, que, com certeza, reclama da coleta de lixo ineficiente, das praias sujas, da falta de varrição das ruas pela prefeitura, entretanto ele é o maior responsável pela poluição, pois simplesmente esconde, enterrando a prova de seu crime ambiental além de danificar as vias públicas.
Recentemente a Associação do bairro onde moro vez uma exemplar ação de limpeza e conscientização da população no trato com o lixo, inclusive vindo a uma inédita limpeza do rio do bairro. Lá se constatou a enorme quantidade de “ligações” clandestinas de despejo de esgoto neste mesmo rio. Despeja-se o esgoto no rio achando que ele vai embora para longe. Além de matar o rio, o mau cheiro insuportável, tudo que nele se joga vai até a praia e ali fica para ser “aproveitado” pelos frequentadores.
A irresponsabilidade com nosso meio ambiente cobra preços muito altos e não adianta ficar reclamando e cobrando de autoridades se cada um não faz sua parte no trato com suas necessidades de forma ecologicamente corretas. A ignorância e má fé estão tornando nosso bairro e cidade antes limpos e agradáveis num grande lixão, sujo e fedido.
Enquanto nossas autoridades ambientais fecham os olhos a estes problemas não punindo exemplarmente os infratores, muitos se acham inatingíveis produzindo cada vez mais estes péssimos exemplos de ações criminosas e com total desrespeito ao local e população onde vive. A falta de educação, envolvimento e comprometimento com a questão ecológica e ambiental está a produzir danos irreparáveis e, infelizmente, a qualidade de vida que tanto queremos está cada vez mais longe. Quando será que você, nós, vamos descobrir que fazendo o correto todos ganharemos com isso? Chega de mau trato e descaso com nosso município, país e planeta, seja consciente e faça a sua parte não poluindo rios, mares, ruas e ar. Você viverá melhor e o planeta agradece!
Texto: Marcos A. Junghans
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Itajuba Limpa Sempre Linda
Foi flagrado o ato de moradores ribeirinhos despejando resíduos de construção civil e esgoto dentro do rio bem como inúmeras ligações irregulares que dioturnamente despejam efluentes nocivos que estão por "matar" o rio.
A Praia do Cerro, coordenada pelo casal Marcos e Marianne do grupo Viagemfamilia, contou com a ajuda 10 pessoas que se encarregaram de fazer a limpeza de uma área de aproximadamente 1(um) km de comprimento por 50 metros de largura entre o final da restinga e a linha d'água. Nesta praia o lixo coletado totalizou 234 kg com grande predominância de isopor e plásticos. Destaque também para o fato de muitas lâmpadas elétricas recolhidas e seringas e "cachimbos" utilizados no consumo de drogas. Este fato aponta para a constatação de que esta praia está sendo utilizada por consumidores de entorpecentes talvez determinado pela má iluminação e falta de fiscalização na orla.
Muitos outros materiais também foram encontrados, como latas e embalagens em geral, pelo fato que é uma praia que possui muitos pontos comerciais na sua proximidade, evidenciando o descaso com o descarte correto do lixo.
Também foram encontrados alguns animais mortos na faixa de areia, não se constatando se morreram por ação humana ou por causas naturais, de qualquer forma, fica o registro de diversos peixes, aves e até uma
tartaruga encontrada morta.
A Praia do Grant foi limpa pelos Bombeiros Voluntários, sob a coordenação da bombeira Marisete que, com a sua equipe, recolheu a quantidade de 113 kg de detritos com uma predominância de redes de pesca, cordas e isopor. Também foi constatado o despejo de óleo, provavelmente dos barcos de pesca que lá estão. Notou-se uma boa quantidade de roupas íntimas e preservativos entre as pedras desta praia, o que leva a constatação de que ela está sendo utilizada para encontros íntimos, talvez motivada pela pouca iluminação e fiscalização.
Na Praia de Pedras Brancas/Negras, coordenada pelo Elton Cunha, da Defesa Civil e pelo Soldado Idemar Trevisan, o seu grupo juntou a quantidade de 158 kg dos mais variados detritos e também foi a praia que registrou a maior quantidade de seringas descartáveis utilizadas no consumo de drogas evidenciando o uso da praia como ponto de reunião de grupos de consumidores de entorpecentes
Defesa Civil e Bombeiros Voluntários
A Praia do Sol, que foi coordenada pelo Aroldo e Leandro do site PiresXicara, que junto com a sua equipe, recolheram a quantidade de 290 kg de lixo conseguindo, com isso, conquistar o triste troféu de: Praia Mais Suja. Parabéns à equipe que se esforçou e conseguiu limpar a sujeirada deixada pelos banhistas e surfistas desta praia que ainda não aprenderam a não deixar seus " rastros" provenientes na sua maioria de embalagens de alimentos, bebidas e lanches.
Ação de Limpeza das ruas |
O mutirão realizado foi de grande sucesso, pois o objetivo de limpar o Bairro de Itajuba e conscientizar seus moradores da necessidade de ter e manter bons hábitos de cidadania e organização foi atingido. Muitas manifestações de apoio da população em geral, apesar de ainda poucos se mobilizarem neste trabalho voluntário que ainda não é hábito na nossa sociedade. A esperança é que todos juntos, num futuro próximo, se juntem para o bem comum.
Um especial agradecimento a imprensa como os jornais O Correio do Litoral e Jornal do Comércio, e outros períódicos como a Revista Giro Urbano e também à Rádio Aquarela FM que sempre tem apoiado as boas iniciativas de nossa cidade e bairro.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
AGRADECIMENTO
Palestras Projeto Orla e Programa Blue Flag
Vice-presidente da ACDI Marcos A. Junghans com Prof. Marcus Polette
A primeira palestra referiu-se a um correto manejo da orla costeira de nossa região, compreendida de aproximadamente 10 metros dentro da faixa da arrebentação ainda dentro da água, até a faixa imaginária de 50 a 200 metros abrangentes além da linha dágua em direção ao interior.
Palestra Prof. Marcus Polette-Projeto Orla
O Projeto Orla surge como uma ação inovadora do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) buscando implementar uma política de harmonia que englobe práticas patrimoniais e ambientais no planejamento sustentável da zona costeira.
Este projeto foi criado com o objetivo de suprir a crescente falta de controle no manejo ambiental tanto erosivo quanto pela fragilidade do ecossistema, que está sendo seriamente afetado pelo crescimento desordenado das cidades litorâneas.
Cumpre citar que no ano de 2011, a área que faz parte deste projeto costeiro, ocupa apenas de 4 a 5 % do território brasileiro, mas possui uma população de quase 45 milhões de pessoas ocupantes desta estreita faixa territorial.
Todos os municípios interessados em aderir a este projeto podem adquirir sua ficha de inscrição pelo site: www.mma.gov.br/projetoorla e serão selecionados a aderir seguindo critérios de políticas estratégicas como turismo, transportes e desenvolvimento econômico, trazendo uma série de benefícios tanto a comunidade como ao poder público.
A palestra muito bem apresentada pelo nosso amigo Marcus Polette geógrafo e oceanógrafo, Prof. da Univali destacou a premente necessidade de implementar ações concretas para nortear o correto manejo e gerenciamento de nossa orla.
Sorteios dos prêmios do 3° Festival Gastronômico e Prato Comemorativo
Foi feito um breve intervalo para sorteio dos prêmios do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha, sorteio este que contou com a participação do Prefeito Claudemir Matias. Também foi sorteado um prato comemorativo do Festival, que foi presenteado a Marina França.
Os ganhadores dos prêmios do Festival foram:
-Durval Schmitt de Barra Velha - Jantar ou almoço para duas pessoas em qualquer restaurante participante do festival.
-Adriana Fischer de Joinville-Um final de semana no Hotel Flamboyant para casal.
-Vitória Fagundes da Costa Lima de Maringá-Vale no valor de R$ 2.000,00 a ser utilizado em qualquer restaurante do festival.
Após as explicações do Prof. Polette, nossa outra convidada dessa noite foi a Coordenadora do Programa de Certificação das Praias - Bandeira Azul (Blue Flag), Leana Bernardi, que além de coordenar o referido programa, é a representante no Brasil do FEE (Foundation for Environmental Education)-Fundação para Educação Ambiental.
Palestra da Coordenadora do Programa Bandeira Azul- Leana Bernardi
O FEE coordena a cerificação das praias, marinas e outros organismos costeiros em todo o mundo, certificação essa que é dada a todos que se cadastrarem no programa e cumprirem as normas e requisitos de acessibilidade, balneabilidade, segurança, limpeza, equipamentos , enfim tudo que torne o local melhor, auto-sustentável e dentro de padrões pré-estabelecidos.
Qualquer informação adicional pode ser obtida nos sites : http://www.blueflag.org/ , http://www.fee-international.org/ , ou ainda pelo site do Instituto Ambiental Ratones (IAR) que com o trabalho da Leana e sua equipe coordenam o programa no Brasil- http://www.iarbrasil.org.br/ .
Fomos brindados nesta noite pelas importantes informações da Leana Bernardi e do Marcus Polette que aqui vieram a convite do Grupo VIAGEMFAMILIA e apoio do Restaurante TUDO ALLES BLAU e da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba). Contamos com a presença bem significativa de autoridades, destacando-se o Pref. Claudemir Matias, Secretária Adjunta de Educação Valéria Bernardon, Diretor da Fundação de Cultura José Carlos Fagundes, Diretor da Fundema Oestes Rebelo, Secretária de Administração Maria de Lourdes, Secretaria de Turismo, Thiago e Fernanda , comandante da PM Major Puttkammer entre outros, bem como a imprensa, representantes de outras associações de moradores e comunidade em geral.Jantar no Restaurante Tudo Alles Blau com ACDI e Blue Flag
Muito importante o engajamento de todos nestas ações que com toda certeza irão melhorar as condições de nosso município e meio ambiente em geral, trazendo valorização tanto financeira quanto de qualidade de vida.
Texto e fotos: Marcos A. Junghans
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Dia Mundial de Limpeza das Praias
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
PONTO DE COLETA DE LIXO
domingo, 11 de setembro de 2011
Campeonato de Pesca em Itajuba-Barra Velha-SC.
Domingo de sol, temperatura de 25°C , mar agitado, vento terral e uma grande quantidade de pescadores vindos de diversos estados do Brasil entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, estavam competindo na praia de Itajuba-Cerro, para ver quem conseguiria pescar a maior quantidade e o maior espécime de peixe.
Esta competição acontece em diversas praias do Brasil, sempre muito bem estruturada e cuidada por Clubes de Pesca e também da Federação Nacional de Pesca Esportiva.
Estrutura de Apoio do Campeonato de Pesca |
Neste mês de setembro ela aconteceu em Barra Velha-Itajuba-SC. sob a coordenação do Joinville Clube de Pesca sob a presidência do Rodrigo que nos forneceu algumas interessantes e importantes informações a respeito dessa atividade que é de interesse de muita gente.
Documentação para participar do Campeonato |
"Staff" realizando estatísticas e documentações |
Á esquerda Rodrigo, Pres. do Joinville Clube de Pesca, Dionísio e Marcelo Koche |
Pescadores"arremessando". |
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
15ª FESTA NACIONAL DO PIRÃO
"Mascotes da Festa do Pirão com a Realeza" |
Nesta quinta-feira, dia 8/09/2011 às 19:00h na nossa cidade de Barra Velha, aconteceu a cerimônia de abertura da 15ª Festa Nacional do Pirão.
O evento aconteceu na área anexa ao Ginásio de Esportes de Barra Velha, com estrutura toda coberta pois as chuvas não pararam nos últimos dias, nem mesmo durante a cerimônia de abertura comandada pelo Diretor de Planejamento Turístico Cristiano Zonta.
Público presente |
Autoridades |
Diretoria da ACDI |
Entre as autoridades destaque para o Prefeito Claudemir Matias, secretários municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e também representantes do Gov. Raimundo Colombo e do Sen. Luis Henrique.
Durante a sua fala o Pref. Matias lembrou detalhes sobre as origens da festa e também destacou o trabalho da Fundação Municipal de Turismo e Diretoria de Turismo da cidade. Também lamentou o mau tempo que acabou levando ao cancelamento da apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Citou que por este motivo a festa será estendida mais um dia, encerrando então na segunda-feira dia 12/09/2011 com um show da dupla Gean e Giovani.
Continuando com a abertura, em seguida apresentou-se o Grupo Cultural Alma Açoriana com danças típicas da etnia portuguesa muito bem interpretadas pelos seus integrantes, intercalando-se com as belas apresentações das bailarinas da Academia de Dança Camila Lorenzetti, que com muita graça, ritmo e harmonia encantaram os presentes.
Grupo G4 |
Neste mesmo espaço está a trabalhar e expor suas obras o artista plástico e escultor Pataxó, que com muita habilidade e criatividade cria esculturas e trabalhos com pedaços de madeira. Belos trabalhos que podem e devem ser apreciados e valorizados pelos visitantes.
Também presentes a festa um bom parque de diversões com muitos brinquedos e diversões para todas as idades. Trabalhos de artesanato e outros pequenos comércios vendem seus produtos a bons preços.
No sábado a noite, também aconteceu o tradicional concurso de comedor de pirão, Essa competição é realizada todos os anos e oferece diversos prêmios para a pessoa que conseguir preparar e comer todo o pirão que o deve ser feito na hora e pelo próprio competidor, sem que ele possa encostar as mãos no prato. Todos os competidores conseguiram consumir seu pirão em menos de um minuto, e o vencedor, do município de Piçarras, "devorou" o seu em poucos segundos após literalmente raspar o prato.
Preparando o Pirão |
"Devorando" o pirão |
"Rei" do Pirão com a Rainha e as Princesas da Festa Nacional do Pirão Apresentação do Boi de Mamão |