Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Audiência Pública - Parque do Peabirú


Ontem à noite aconteceu a "Audiência Pública" sobre a implantação das diretrizes no Manejo do Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú.
O objetivo foi a apresentação pública dos trabalhos e conclusões das três(03) Oficinas de Manejo que aconteceram anteriormente e aprovar e complementar com sugestões do público presente as futuras ações a serem aplicadas no Parque.
Audiência Pública sobre o Peabirú

O Parque do Peabirú é uma Unidade de Conservação (UC) que está sendo implantada em Barra Velha, sendo o primeiro Parque deste tipo na região, visto a sua importância ecológica, cultural e até arqueológica pela presença de sambaquis e outras formações que lá se encontram.
Infelizmente o desfecho da "audiência pública" frustrou diversas entidades e pessoas presentes, pois não se chegou a termo de objetivos importantes, como a formação do Conselho Gestor do Parque, nem, também, sobre a questão da gestão dos recursos à disposição desta UC e que poucas e confusas informações sobre elas se têm.
Novamente se repetiu a pequena quantidade de pessoas e entidades que compareceram para esta importante ação que está acontecendo em Barra Velha-SC, propiciando demora e uma certa apatia dos órgãos responsáveis pela organização do Plano de Manejo em concluir e chegar a termo, implantando as medidas já amplamente discutidas nas Oficinas o mais cedo possível.

Pequeno público presente
 Notou-se um grande despreparo de algumas pessoas presentes no que tange a assuntos específicos desta unidade de conservação, produzindo discussões desnecessárias e desgastantes, pois muitos que ontem compareceram a audiência pública não participaram das Oficinas de Manejo, desconhecendo os temas já amplamente discutidos.


Integrantes da 3ª e última Oficina de Manejo
 A necessidade de urgência, se dá pelo abandono que se encontra o Parque, com pessoas irresponsáveis depredando, poluíndo e destruindo a mata adentro e no entorno desta Unidade de Conservação, e também para o correto gerenciamento das verbas à disposição, que devem ser exclusivamente utilizadas para ações sobre o Parque do Peabirú.


Estado de abandono do P. Peabirú

Presenças ilegais e estranhas no Parque Peabirú

Desmatamento

Cercas cortadas no Parque
 Segundo o Diretor da FUNDEMA, Orestes Rebelo, até março de 2012 estará aprovado todo o plano de gestão e até o dia 15 de dezembro de 2011, devem ser apresentadas todas as sugestões e idéias que poderão ser agregadas ao Plano de Manejo definitivo, bem como a formação definitiva (pré-aprovada) dos integrantes do Conselho Gestor, que será o órgão responsável pela aprovação de qualquer ação sobre o Parque.
Esperamos que essa demora na conclusão e implantação das medidas não cause mais impacto e degradação do Parque do Peabirú, que poderá ser um dos mais importantes marcos da cidade de Barra Velha, tanto ecológica quanto para a área turística.

Esgoto no entorno do Parque
 Texto e fotos Marcos A. Junghans

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.