quarta-feira, 8 de junho de 2011

ACDI atua de mãos amarradas.

         Nesta segunda-feira dia 06/06/2011, realizou-se a mensal reunião da ACDI, para tratar de diversos assuntos de interesse da população do Bairro de Itajuba e da cidade de Barra Velha.
         Iniciando a reunião, o Sr. Norbert presidente da ACDI, expôs diversos temas que foram discutidos; entre eles a participação da ACDI em diversas comissões que estão constituídas no nosso município.  Entre estas comissões, citamos o Conselho de Habitação sob responsabilidade da Srta. Rafaela ,  o COMDI(Conselho Municipal do Idoso) sob a responsabilidade do Sr. Rubens e Sra. Célia,  a COMDICA(Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) sob a responsabilidade do Sr. Norbert,  o Grupo de Trabalho do Plano de Manejo do Parque do Peabiru, integrado pelos Srs. Marcos, Marianne e Norbert,  e o projeto Itajuba Limpa Sempre Linda, sob o comando da Sra. Marilise e Sr. Valfredo.

        Também foram expostos os trabalhos e idéias dos Núcleos internos da ACDI como o Núcleo de Artesãos, organizado pela Sra. Andreia, e Núcleo de Gastronomia, coordenado pelo Sr. Norbert , e Núcleo de Crochê da Sra. Terezinha que esteve ausente.
        Chegou-se a conclusão de que muitos projetos e reivindicações de moradores do bairro e da cidade apesar do empenho destes e da Associação, acabam emperrando junto a órgãos do governo municipal, apesar da grande importância que apresentam.

        Este problema reincidente é a falta de credibilidade que nosso município está apresentando para toda a sociedade e também para governo estadual e outras cidades de Santa Catarina.  Diversos outrora empresários patrocinadores do Festival Gastronômico, que é organizado pela ACDI, estão se recusando a patrocinar o evento deste ano pela grande repercussão negativa do município gerada pelos desvios financeiros na administração municipal e  pela falta de pessoas efetivadas e atuantes nas suas pastas. A “dança” das cadeiras nas diversas secretarias e sua conseqüente falta de objetividade faz com que muitos projetos que alavancariam nosso município acabem engavetados, seja por esquecimento ou mesmo por má vontade.

        O Festival Gastronômico de Barra Velha acontecerá no início do mês de agosto, mas infelizmente neste ano pelos motivos acima citados não oferecerá o evento paralelo que seria a Cozinha Experimental . A Cozinha Experimental realizada o ano passado foi um enorme sucesso de público e crítica, tendo sido citado e copiado por diversos municípios vizinhos. Agora o desacreditamento do nosso município está a produzir seus amargos dividendos.

        A ACDI irá mobilizar a população e comerciantes para em breve realizar uma manifestação perante a Prefeitura Municipal em relação ao cumprimento e execução das obras de sinalização horizontal e vertical  e  demarcação da Via Única da Av. Itajuba. Onde estão as “ilhas” de segurança  nas extremidades da Via Única ?  Placas ? Faixa de Pedestres ? Enfim tudo ? Exige-se que a Prefeitura execute o projeto original e correto(que está na Secretaria de Obras) , da Via Única e não esses “remendos” que nos foram apresentados.  Do jeito que está não serve a ninguém e atrapalha mais do que ajuda.

        Até agora a Prefeitura também não se manifestou sobre o auxílio financeiro necessário ao pagamento da manutenção da ACDI.  Porque outras Associações de Bairros são suportadas pela prefeitura e Itajuba não ?

        Apesar de não contar com muitos participantes em suas reuniões, a ACDI tem conseguido realizar algumas ações em prol do bairro e município, e o que novamente chamou a atenção foi a ausência de representantes públicos como vereadores e administradores  da cidade. Recebemos inclusive um flagrante de um Vereador do bairro que sempre é convidado a participar das reuniões, conversando agradavelmente com amigos numa lanchonete do bairro no mesmo horário da reunião para a qual havia sido convidado.  Lamentamos a falta de interesse de alguns representantes públicos para temas urgentes e relevantes para a população.
Colaboração: Marcos Andreas Junghans
Veja Fotos:

Um comentário:

  1. Para alguns vereadores é melhor jogar biribinha do que participar de discussões para melhorias no bairro em que mora. Mas ano que vem podemos responder para eles

    ResponderExcluir

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.