Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 em Itajuba-Barra Velha

21 de fevereiro de 2012

Amanhã acaba mais um Carnaval. Depois de alguns dias de folia, a cidade volta ao normal, para daqui a exatos 365 dias novamente tudose repete.
As origens do Carnaval  tem diversas vertentes, algumas dizendo que são originárias do antigo Egito, outras da Grécia e outras ainda da antiga Roma, todas muitos anos antes de Cristo. Polêmicas a parte, o carnaval como nós conhecemos, não é exclusivo do Brasil, pois é festejado em muitos países da Europa, Ásia e Américas.
O que é certo é que os primeiros moldes do carnaval como hoje é comemorado remonta o ano de 325 DC, quando a Igreja Católica instituiu a Semana Santa, que é antecedida pela Quaresma. Então a quarta-feira de Cinzas é oficiamente o primeiro dia da Quaresma, dando final a qualquer festa e pensamento profano, preparando as pessoas para um período de penitência e reflexão antes da Páscoa.



Morgana e Cris da Fundação de Turismo.



Diversão em família.
Neste ano aconteceu o Carnaval de rua em Barra Velha, e no bairro de Itajuba, a Secretaria de Turismo através de sua diretoria, promoveu festividades com Trio Elétrico na Praia de Itajuba, animando gente de toda a idade que se diverte ao som de muita música e muita animação. Nos dias 18 e 20, houve animação nos finais de tarde a beira da praia com crianças e adultos dançando e executando coreografias de conhecidas músicas carnavalescas, marchinhas e demais ritmos.

Diversão para todos.

Coreografias na praia.



Criançada brincando.
 Estivemos acompanhando os festejos e agradecemos a todos integrantes do Turismo de nossa cidade pelo empenho em tentar promover alegria para todos de forma organizada, tendo feito reuniões com as polícias e demais órgãos da administração para evitar abusos e procurando contentar a todos de forma democrática.

O que chamou a atenção pontualmente na Praia do Grant e Praia do Cerro em Itajuba, foi que aos poucos o trabalho de conscientização que a ACDI -Associação Comunitária de Desnvolvimento de Itajuba tem feito com moradores e turistas está dando resultado no tocante a limpeza e destinação do lixo na orla. Este ano, verificamos "in loco" um cuidado bem maior dos frequentadores em recolher os resíduos na areia. É claro que sempre há pessoas que espalham seus restos pela praia, deixando seus rastros de pouca educação e civilidade, mas  estão se tornando uma minoria que esperamos logo acabe!



Ainda tem lixo.
 Mas um ponto foi muito comentado e criticado por muitos frequentadores de nossa bela Praia do Grant. O aumento de esgoto e mau cheiro lançado diretamente ao mar, principalmente naquela pequena prainha ao lado do "rancho dos pescadores".  Alí há " línguas negras" que correm até o mar, produzindo repulsa de todos que alí passam. Uma boa sugestão seria dos órgãos competentes como FUNDEMA e Vigilância Sanitária, fazerem uma visita ao local para averiguarem e punirem com rigor a todos que de forma completamente criminosa despejam seus esgotos em nossas belas praias.


Língua Negra no Grant.

Não é possível continuarmos a tratar nossa natureza e meio-ambiente de forma tão relaxada que cheguemos ao ponto de poluirmos a água e a praia onde iremos tomar banho depois com nossas famílias e crianças. Será que quem tem belas casas não pode investir em sistemas sépticos adequados contribuindo para a melhoria geral do lugar onde vivemos?

Texto e Fotos: Marcos A. Junghans

6 comentários:

  1. Nice pictures Marcos! Very sad that people continue to use our beaches as toilets. Even though our house is on the beach in Itajuba, I do not swim here because the water is not clean and maybe not safe either. I think their was less garbage on the beach this year. FUNDEMA threatens me with big muta if I cut one weed in from of my house, but people can put sewage in the sea without problems.....something is really wrong with the system.

    Oh, cheese bread is gone! We waited for you all weekend! Freezer WAS full of beer too!!!! HA!

    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Law and good habits are for everone. It is a intelligent act when people take care of the enviroment!!

      Excluir
  2. Nice pictures Marcos! Very sad that people continue to use our beaches as toilets. Even though our house is on the beach in Itajuba, I do not swim here because the water is not clean and maybe not safe either. I think their was less garbage on the beach this year. FUNDEMA threatens me with big muta if I cut one weed in from of my house, but people can put sewage in the sea without problems.....something is really wrong with the system.

    Oh, cheese bread is gone! We waited for you all weekend! Freezer WAS full of beer too!!!! HA!

    Jan

    ResponderExcluir
  3. Marcos & Mari e todos aí de Itajuba. Em primeiro lugar muito obrigado pela ajuda de vocês e informações. É necessário ainda conscientizar a galera que vem para praia que a praia é de todos, por isso devemos preservá-la. Interessante as mudanças que estão acontecendo na nossa cidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cássio. A ACDI sempre está defendendo os interesses da população. O que nos entristece é que muitos que tem críticas a fazer não se unem a nós para juntos podermos combater abusos e relaxos cometidos. Quando o povo descobrir que democracia não é só saber votar, mas participar ativamente na administração pública(Constituição de 1988), quem sabe algo mude!!

      Excluir
  4. Parabéns a ACDI, por alertar sobre o esgoto a céu aberto que existe na praia do Grant. Eu mesmo já entrei varias vezes em contato com fundema a nada foi resolvido. O que existe é duas ou três casas de alto padrão que não possuem sumidouro, e ligaram a saída da fossa diretamente na tubulação de águas pluviais da rua. Eu até já sei quais são as casas. A Fundema tem que agir, e será que a associação não pode marcar uma visita "in loco" com o coordenador, eu me coloco a disposição para discutirmos uma solução. e

    ResponderExcluir

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.