Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

domingo, 31 de julho de 2011

Assembléia Anual de Prestação de Contas

       A Todos associados, amigos e colaboradores da ACDI, informamos que nesta segunda-feira dia 01/08/2011 acontecerá na sede da associação a Assembléia Anual de Prestação de Contas e a apresentação da/s chapas que estarão concorrendo a eleição da nova diretoria.

       A assembléia acontecerá a Av. Itajuba, 813 fundos a partir das 18h30min em chamada única e com os presentes ao evento. Convidamos toda comunidade itajubense a comparecer e prestigiar esta assembléia.

      Neste mesmo evento será feita a prestação de contas financeiras da ACDI.


                                ATIVIDADES DE AGOSTO DE 2010 a AGOSTO DE 2011.  

- participação e representação junto aos Conselhos Municipais:
·        COMDI: Rubens e Célia
·        COMDICA: Norbert e Mário
·        Conselho de Habitação: Marilise e Rafaela

- organização de eventos:
·        Núcleo de Gastronomia: 2º Festival Gastronômico de Barra Velha, 1ª Cozinha Experimental e 3º Festival Gastronômico de Barra Velha
·        Núcleo de Artesãos: 2ª Feira Show de Natal; participação e organização /venda de produtos durante a Páscoa e outras datas comemorativas.
·        4º Passeio Ciclístico

  •        ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA: cujo objetivo principal é envolver a comunidade e as autoridades competentes de modo a melhorar e conscientizar a população sobre as questões ambientais e de segurança no trânsito, estabelecendo parcerias

- outras realizações:
·        Inúmeros encaminhamentos à Prefeitura e órgãos competentes relativos à: segurança pública, realização de obras de infra-estrutura no bairro (via única, Passarela do Grant, Portal Norte e Sul de demarcação do bairro, limpeza das valas e rios, asfaltamento e/ou pavimentação de ruas do bairro, melhoria dos acessos à praia), saneamento e poluição ambiental do rio Itajuba,...
·        Criação de Biblioteca Comunitária na sede
·        Participação do desfile de 7 de setembro
·        Compra de equipamentos novos (2 computadores e impressora) para melhor atender os associados
·        Apresentação de projetos junto ao SDR/Jville – relacionado à captação de recursos para o Festival Gastronômico e ao COMDICA – EsCriAndo (projeto relacionado à criação de um espaço da criança e do adolescente em Itajuba).
·        Modificações e adequações no estatuto da ACDI
·        Participação das Oficinas relacionadas ao Plano de Manejo do Parque Municipal Caminho do Peabirú
·        Participação das Oficinas e palestras relacionadas ao Projeto Orla e Certificação Blue Flag (Bandeira Azul), em Itajaí
·        Participação de inúmeras sessões da Câmara Municipal, de modo a contribuir na fiscalização e observação das realizações dos representantes da comunidade no âmbito legislativo e executivo.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

LANÇAMENTO DO 3º FESTIVAL GASTRONOMICO DE BARRA VELHA


Nesta quinta-feira, dia 28/07/2011, será feita a abertura oficial do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha.   O evento acontecerá no Restaurante Capitão,anexo ao Hotel Flamboyant, localizados na Av Itajuba, 309, paralela da BR 101, Barra Velha.
        O início do lançamento do Festival será a partir das 19h30min, e é dirigido a jornalistas, patrocinadores e apoiadores, autoridades e diversas pessoas e entidades representativas ligadas ao ramo gastronômico e turístico. Esta inauguração oficial, será para a divulgação, explicação, conhecimento e degustação dos pratos criados pelos Chefs exclusivamente para este 3° Festival.  Será necessária a apresentação de convites pessoais personalizados para o evento, pois a abertura e início do Festival para o público em geral acontecerá apenas na sexta-feira dia 29/07/2011 nos respectivos restaurantes participantes e se estenderá até o dia 04/09/2011. Durante o Festival, ocorrerão sorteios de prêmios para os comensais que além de saborearem deliciosos e exclusivos pratos acompanhados de uma taça de vinho ou uma tulipa de chopp, preencherão uma ficha de avaliação do prato solicitado e poderão ser contemplados com os referidos prêmios!
         Logo após a cerimônia de abertura, haverá degustação dos pratos, acompanhados de Vinhos Miolo, Chopp Bierland e água mineral. Também haverá degustação de produtos da Loja Naturebas e Queijos Trentolat. Também haverá exposição e demonstração de produtos da Porcelana Oxford que criou o prato festivo que será distribuído durante o festival ao público que prestigiar as criações gastronômicas nos estabelecimentos participantes, tudo acompanhado de boa música ao vivo. Também estará presente um stand da ACDI(Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) onde estarão expostas fotos antigas e recentes da região bem como outras atividades desenvolvidas pela mesma destacando-se o Projeto ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA.  Parte do acervo fotográfico foi gentilmente cedido pelo diretor da Fundação Cultural de Barra Velha, José Carlos Fagundes (Cacá).
         Os restaurantes participantes com seus respectivos Chefs são: Restaurante Capitão com o Chef  Eros de Paula Castro, Restaurante Tudo Alles Blau com a Chef Lucimara Dohnau,  Restaurante Siri com o Chef Valdecir José Vesterlon,  Restaurante Butiá com os Chefs Cauêh Hansen Marcatto e Gabriel Hansen Marcatto,  Confeitaria Da May com a Chef Mayra Sabrina Massarolo e   Confeitaria Doce Sabor com o Chef Daniel Massarolo.
         O 3° Festival Gastronômico de Barra Velha conta com o patrocínio  da Oxford Porcelanas, CHF Construtora, Miolo Wine Group, Almeida Construtora e Incorporadora e da Prefeitura de Barra Velha.  Um dos principais objetivos do Festival Gastronômico de Barra Velha é a boa divulgação do município, atraindo moradores e turistas para nossa região, e, é claro, a divulgação de gastronomia de alta qualidade a preços acessíveis, fato que já está sendo incorporado a outros municípios vizinhos. Barra Velha deseja a todos um Bon Appetit !!

Os Chefs   dos Restaurantes Participantes
Prato Festivo do Festival Gastronomico 2011.

Fotos e Texto por Marcos A. Junghans.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Atrações Culturais em Barra Velha e Itajuba


 Nesta semana, mais precisamente na terça-feira dia 19 e na quinta-feira dia 21 aconteceu em Barra Velha a apresentação de duas atrações voltadas ao público em geral.  A primeira, ocorreu no Salão Paroquial da Igreja do Divino Espirito Santo ao lado da Igreja Matriz no centro, com a bela apresentação e interpretação da peça  O Pequeno Monólogo de Julieta,  por parte De Gilca Riggotti.  O espetáculo tem a direção de Cristiano Scheiner,  e trata do tormento e dúvida emocional pelos quais Julieta passa questionando-se sobre a necessidade de cometer o ato do suicídio pela desilusão e frustração amorosa a que é submetida.
           A peça é uma adaptação do clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare e se inicia no momento em que Julieta acorda ao lado do sepulcro e vê seu amado Romeu morto.
           A ótima interpretação dada a Julieta pela atriz Gilca Rigotti, quando das suas inquietações ficando em dúvida sobre cometer o ato supremo, deixa o ambiente eletrizado, pois a tensão do monólogo é mantida durante os 45 minutos pela atriz que contracena com um Romeu imaginário, falando com os objetos que compõe a cena.
           Ao final do espetáculo a simpática Gilca convidou o público a permanecer alí para um bate papo informal sobre a peça e as suas atuações. Diversas pessoas do público assistente, junto com a produção e a atriz fizeram uma agradável roda de conversa onde as mais diversas dúvidas e curiosidades foram esclarecidas. Surpreendeu a participação do público jovem interessado nesta famosa trama de Shakespeare que apesar de ter uma linguagem clássica e rebuscada, foi apresentada de forma agradável e acessível a todos.
            Na quinta-feira, agora no Salão da Igreja Senhor Bom Jesus em Itajuba, aconteceu a segunda atração da semana, ficando por conta de Heleno Pereira Santos o"Truvinca", um dos grandes mestres da sanfona fazer sua apresentação. Truvinca é um grande defensor da divulgação e preservação  do repertório típico nordestino, e para isto se faz acompanhar por Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo, assim compondo o tradicional conjunto musical chamado de "Regional", vindo de Recife. Dentro do Projeto Sonora Brasil do SESC-SC.
            Um dos destaques da apresentação é o instrumento usado por "Truvinca", uma sanfona de oito baixos, que é dos mais identificados com a música nordestina, conhecido também como  " Pé de Bode" . Outro nome pelo qual este instrumento também é conhecido é como Gaita Ponto.
            Durante a apresentação de aproximadamente uma hora, o músico executa obras de diversos mestres sanfoneiros nordestinos bem como composições próprias, intercalando cada música apresentada com um breve histórico ou curiosidade com humor e sutileza típica do povo do nordeste do Brasil.
            Um bom público se fez presente a esta apresentação nesta noite, confirmando a grande vontade de uma maior variedade de eventos e espetáculos, por parte da população de Barra Velha.
   
            Os dois espetáculos foram trazidos a cidade por uma parceria da Fundação Cultural de Barra Velha, sob a coordenação de José Carlos Fagundes o Cacá e o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina -SESC-SC. A entrada nas duas apresentações foi franca, e apesar de um bom público ainda se nota uma falta de hábito do público em prestigiar espetáculos diferentes e que até então não eram apresentados na nossa cidade. 
             Parabéns ao Cacá por ter presenteado a cidade com mais estas atrações.

Sotaque do Fole

Caca, Truvinca e Mari

Grupo Regional Nordestino


 Texto e fotos por Marcos A. Junghans



Atrações Culturais em Barra Velha e Itajuba - Fotos

Prestigiando o Espetaculo

Sanfona de 8 baixos

Publico Presente em Itajuba

Marcos, Gilca Rigotti e Mari

Monlogo de Julieta
Julieta com suas duvidas
Prestigiando o Espetaculo com o Caca.


 Texto e fotos por Marcos A. Junghans.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Assembleia Anual da ACDI

Estamos novamente lembrando que, dia 1ºde Agosto,às 18.30 horas, na Sala da ACDI, Avenida Itajuba 813 fundos em 88390000  Barra Velha - Bairro Itajuba, acontecerá a ASSEMBLEIA ANUAL DA ACDI.
Iremos tratar dos seguintes assuntos:

- Prestar conta dos trabalhos feitos de Agosto 2010 até Julho 2011 com a aprovação pela assembléia, 
- Presta conta da caixa financeiro do Agosto 2010 até Julho 2011 com a aprovação pela assembléia, 
- Eleição da nova diretoria da ACDI  de  Agosto 2011 a Julho 2013  
 
Atenciosamente 
Norbert Anton Dohnau 
Presidente da ACDI 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

REUNIÃO COM O PREFEITO MATIAS NO DIA 14/07/2011

Dia 14/07/2011, Quinta-Feira, a ACDI esteve no gabinete do Prefeito Matias, para tratar de assuntos relacionados ao bairro de Itajuba.
 Os assuntos foram: 1º Solicitação de uma ajuda financeira para a ACDI;
                                  2º Itajuba limpa, sempre linda;
                                  3° Festival Gastronômico de Barra Velha;
                                  4° Passarela do Grant;
                                  5º Via Unica em Itajuba;
                                  6º Segurança no bairro.
 
Antes de começar a reunião, o Prefeito Matias informou como se encontra a prefeitura no momento, e que levara pelo menos 3 meses para estabilizar a situação municipal. Logo após deu a voz ao Presidente da ACDI, Norbert A. Dohnau, que lhe explicou sobre os serviços que a ACDI proporciona aos associados e logo depois proceguiu com os detalhamentos dos projetos para o Sr Prefeito.
   1º Ajuda Financeira para ACDI: O Vereador Tinho, informou que a ACDI já tem um projeto aprovado na Câmara de Vereadores sobre a solicitação financeira . Como já tem um projeto aprovado na Câmara, o Sr. Prefeito nos informou que irá analizar os modos legais de providenciar essa solicitação e contribuir com a ACDI, que é uma Associação ativa.
 2º Itajuba limpa, Sempre linda: A Sra. Marilise explicou sobre o projeto, informou o calendário geral do evento, que será do dia 07 à 17 de Setembro, disse também que tem patrocinadores suficientes para as placas conscientizantes e lixeiras que serão espalhadas pelas avenidas principais. Informou que no momento precisa apenas da prefeitura para manter a manutenção e limpeza nas ruas. O Prefeito Matias, parabenizou a Sra. Marilise pelo projeto e disse que fará melhorias nas avenidas, dando assim, um novo aspecto para as ruas de Itajuba e mais segurança para aqueles que nelas trafegam.
 3º Festival Gastronomico: Sr. Norbert e a Sra. Anair explicaram o projeto do evento e apresentaram os orçamentos e proposta do Festival para o Sr Prefeito, que concordou com a ideia e que também irá procurar modos legais para poder apoiar o Festival e trazer uma boa imagem para Barra Velha. Nesta mesma ocasião, o prefeito foi convidado a participar do Lançamento de Abertura do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha.
 4º Passarela do Grant: Foi Apresentado o projeto, com os seus devidos custos, o qual também já foi apresentado desde 2009 para a administração anterior, o qual não nos tinha dado nenhuma informação sobre a situação.O Prefeito Matias gostou do projeto, e informou que irá contatar com o Diretor da Fundação de Turismo, para que tome as devidas providencias.
 5º Via Unica: O Prefeito, antes que fosse falado, já se pronunciou sobre a via unica, disse que do jeito que está é vergonhoso, que irá tomar providencias imediatas para que não aconteça tragedias maiores tanto na entrada da via unica quanto no trajeto feito com blocos de cimento, o qual é um perigo para os ciclistas.
 6º Segurança: O Prefeito Matias nos informou também, que em breve irá fazer uma reunião com os órgãos responsáveis pela segurança junto com as associações dos bairros para tentar melhorias neste assunto.

                            
                                 Reunião da ACDI com o Prefeito Matias, dia 14/07/11.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Assembleia Anual da ACDI

Relembrando os leitores, amigos e associados , dia 1 de Agosto de 2011, acontecerá a ASSEMBLEIA ANUAL DA ACDI, tratando dos seguintes assuntos :



Prestar conta dos trabalhos feitos de Agosto 2010 até Julho 2011 com a 
aprovação pela assembléia,

Presta conta da caixa financeiro do Agosto 2010 até Julho 2011 com a aprovação pela assembléia,

Eleição da nova diretoria da ACDI  de  Agosto 2011 a Julho 2013 .

 Contamos com a sua presença, as 18.30 horas, na Sala da ACDI, Avenida Itajuba 813 fundos em 88390000  Barra Velha - Bairro Itajuba.


O Prato festivo do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha 2011

Veja o prato festivo que foi criado pela OXFORD Porcelanas, exclusivamente para o 3° Festival Gastronômico de Barra Velha.
Além da nova logomarca do evento, o prato mostra as logomarcas dos estabelecimentos participantes do evento e dos patrocinadores máster do festival.


Caros amigos gourmets da Boa Comida

O Núcleo de Gastronomia da ACDI informa que o Marketing da  divulgação do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha,começo.
Confira em baixo os Outdoors do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha que vão ser visto em breve em Joinville, na BR 101 e na Cidade de Barra Velha.




REUNIÃO REALIZADA NO DIA 12/07/2011 COM O PREFEITO CLAUDEMIR MATIAS

   Nesta terça-feira dia 12/07/2011, aconteceu  uma reunião convocada pelo Prefeito em exercício Claudemir Matias, para decidir como será realizada e organizada a tradicional Festa do Pirão em Barra Velha.

     O Prefeito convocou as principais lideranças comunitárias da cidade e entre elas a ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) se fez presente.  Nesta reunião, foi explicado a todos presentes o motivo e objetivo da reunião que é a questão urgente de como será organizada a Festa do Pirão neste ano pois além dos problemas políticos pelos quais o município tem passado, chegou-se a consenso de que o valor estimado em gastos para com a festa, em aproximadamente R$ 600.000,00 , seria por demais oneroso aos cofres municipais.

     Foi perguntado a todos que desejassem dar sujestões que se manifestassem, e dessem opiniões e sujestões de como e quando poderia se realizar a festa. Após as sugestões apresentadas foi decidido por todos que a festa será realizada nos dias 9, 10 e 11 de setembro, sem o tradicional baile da rainha, mas que ainda no dia 06 de agosto será realizado um coquetel para o lançamento oficial da festa e escolha da rainha e princesas do evento no Restaurante Al Mare, localizado no ínício da Praia da Península. A festa será pautada e dirigida de modo a privilegiar artistas e bandas locais de modo a diminuir drásticamente os abusivos custos até então praticados, e incentivar o artesanato e comércio local. O detalhe importante é que somente restam pouco menos de 60 dias para a realização da XV Festa do Pirão e esperamos que ela se mantenha como uma data importante de divulgação de nossa cidade.

    Estiveram presentes órgãos de imprensa, associações de bairros, vereadores e demais entidades representativas do município bem como moradores em geral.  Cumpre citar aqui que a ótima iniciativa do Prefeito em exercício Claudemir Matias em realizar esta reunião de decisão da festa de forma pública e transparente mostra um grande avanço no que diz  respeito a dinheiro público e na participação dos moradores em decisões que afetam a todos que aqui vivem.


Texto e fotos Marcos A. Junghans
Assessor de Imprensa ACDI

 Cristiano Zonta ( Diretor de turismo)

Prefeito em exercício , Claudemir Matias

Prefeito Matias explicando os custos
Reunião de Decisão da Festa do Pirão

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Assembleia Anual da ACDI



Convidamos todos os associados da Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba(ACDI) para a Reunião da assembléia anual.


A Reunião acontecera segunda-feira, dia 01 de Agosto 2011 às 18.30 horas, na Sala da ACDI, Avenida Itajuba 813 fundos em 88390000  Barra Velha - Bairro Itajuba.

Pauta:
Prestar conta dos trabalhos feitos de Agosto 2010 até Julho 2011 com a aprovação pela assembléia,
Presta conta da caixa financeiro do Agosto 2010 até Julho 2011 com a aprovação pela assembléia,
Eleição da nova diretoria da ACDI  de  Agosto 2011 a Julho 2013 

Atenciosamente 
Norbert Anton Dohnau
Presidente da ACDI

sexta-feira, 1 de julho de 2011

AGRADECIMENTOS AOS PATROCINADORES



O Nucleo Gastronomico da ACDI, organizadores do 3° FESTIVAL GASTRONOMICO de BARRA VELHA agradeçe a todos os patrocinadores, em destaque a MIOLO WINE GROUP, ALMEIDA CONSTRUTORA ,CHF CONSTRUTORA e a OXFORD que são nosso patrocinadores MASTER.






O nosso MUITO OBRIGADO.


3º FESTIVAL GASTRONOMICO DE BARRA VELHA

Restaurante do CAPITÃO

Peixe Grelhado Açoriano
Pescada grelhada, puxado no azeite de oliva, pimentões coloridos, cebola, alho, cheiro verde, batata nosett ,arroz branco e pirão
Valor do Prato: R$ 39,90. p. 2 Pessoas

Restaurante BUTIÁ


Uma combinação de sabores que tem como entrada sopa creme de cebolas e como sobremesa uma panna cotta de coco, prato principal é a Posta de Pescada amarela com crosta de pinhão e banana da terra, acompanhada de palmito grelhado e mousseline de aipim.

 
Valor do Prato: R$ 35,00
Horário de Atendimento: Quarta a Sábado das 11:30hs às 14:30hs e das 19:00hs às 22:30hs
Domingo das 11:30hs às 14:30hs

PRATOS QUE SERÃO SERVIDOS NO 3º FESTIVAL GASTRONOMICO, continuação

Restaurante SIRI

 CAMARÃO AO CREME AVELUDADO.
Camarão rosa em molho suave de creme de leite com cogumelo paris. Acompanha arroz e farofa da casa. Servido com uma taça de vinho ou espumante.
Valor do Prato: R$ 42,00 porção individual.
Horario de Atendimento: Quarta-Feira á Sábado: Almoço e Jantar.
                                          Aos domingos apenas almoço.

Confeitaria DAMAY
Capuccino saborizado de avelã
Torta de Frango com Brócolis
Sobremesa trufada Duo
Valor do Prato: R$ 17,00 p.P

Horário de Atendimento: Segunda a Domingo das 8 às 22 horas
damayconfeitaria@hotmail.com Rodovia BR 101 1019 Centro
Praça de Alimentação Box 3
Parada Havan
Fone: (47) 34565379
Barra Velha SC

PRATOS QUE SERÃO SERVIDOS NO 3º FESTIVAL GASTRONOMICO DE BARRA VELHA

Restaurante TUDO ALLES BLAU


O TUDO ALLES BLAU oferece como entrada um delicioso creme de aspargo com alho poro acompanhado de Pão de nozes caseiro. O prato principal compõe saborosos lagostins ao molho cremoso de açafrão, arroz branco com nozes, broto de alfa, aspargo verde, cenoura e tomate cereja. A sobremesa servirmos dentro de uma comestível casquinha de chocolate, um delicioso mouse de limão caseiro e chantili. 

Valor do Prato: R$ 39.00 por pessoa, com uma taça de vinho incluso.

Horário de atendimento: Terça a Sexta das 19 h 00 as 23 h 00 e Sábado a Domingo das 11 h 30 as 15 h 00 e de 19. h 00 as 23 h 00.
Rua Félix J. Hernandes, 77 – Barra Velha, Itajuba- (47) 34576947
E-mail: tudoallesblau@terra – Site: www.tudoallesblau.com.br

Confeitaria DOCE SABOR


Latte Floresta Negra
Torta de Camarão e Palmito
Cupcake de Chocolate e Nozes.
Valor do Prato: R$ 17.00 p.P
Horário de Atendimeto: Terça a Sábado das 8 às 20 horas
Domingo das 9 às 12 e das 14:30 às 20 horas
Segunda Fechado
Rua Bernardo Aguiar, 60 - Centro Barra Velha-SC
Fone: (47) 34565379 confeitariadocesabor@hotmail.com