segunda-feira, 25 de julho de 2011

Atrações Culturais em Barra Velha e Itajuba


 Nesta semana, mais precisamente na terça-feira dia 19 e na quinta-feira dia 21 aconteceu em Barra Velha a apresentação de duas atrações voltadas ao público em geral.  A primeira, ocorreu no Salão Paroquial da Igreja do Divino Espirito Santo ao lado da Igreja Matriz no centro, com a bela apresentação e interpretação da peça  O Pequeno Monólogo de Julieta,  por parte De Gilca Riggotti.  O espetáculo tem a direção de Cristiano Scheiner,  e trata do tormento e dúvida emocional pelos quais Julieta passa questionando-se sobre a necessidade de cometer o ato do suicídio pela desilusão e frustração amorosa a que é submetida.
           A peça é uma adaptação do clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare e se inicia no momento em que Julieta acorda ao lado do sepulcro e vê seu amado Romeu morto.
           A ótima interpretação dada a Julieta pela atriz Gilca Rigotti, quando das suas inquietações ficando em dúvida sobre cometer o ato supremo, deixa o ambiente eletrizado, pois a tensão do monólogo é mantida durante os 45 minutos pela atriz que contracena com um Romeu imaginário, falando com os objetos que compõe a cena.
           Ao final do espetáculo a simpática Gilca convidou o público a permanecer alí para um bate papo informal sobre a peça e as suas atuações. Diversas pessoas do público assistente, junto com a produção e a atriz fizeram uma agradável roda de conversa onde as mais diversas dúvidas e curiosidades foram esclarecidas. Surpreendeu a participação do público jovem interessado nesta famosa trama de Shakespeare que apesar de ter uma linguagem clássica e rebuscada, foi apresentada de forma agradável e acessível a todos.
            Na quinta-feira, agora no Salão da Igreja Senhor Bom Jesus em Itajuba, aconteceu a segunda atração da semana, ficando por conta de Heleno Pereira Santos o"Truvinca", um dos grandes mestres da sanfona fazer sua apresentação. Truvinca é um grande defensor da divulgação e preservação  do repertório típico nordestino, e para isto se faz acompanhar por Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo, assim compondo o tradicional conjunto musical chamado de "Regional", vindo de Recife. Dentro do Projeto Sonora Brasil do SESC-SC.
            Um dos destaques da apresentação é o instrumento usado por "Truvinca", uma sanfona de oito baixos, que é dos mais identificados com a música nordestina, conhecido também como  " Pé de Bode" . Outro nome pelo qual este instrumento também é conhecido é como Gaita Ponto.
            Durante a apresentação de aproximadamente uma hora, o músico executa obras de diversos mestres sanfoneiros nordestinos bem como composições próprias, intercalando cada música apresentada com um breve histórico ou curiosidade com humor e sutileza típica do povo do nordeste do Brasil.
            Um bom público se fez presente a esta apresentação nesta noite, confirmando a grande vontade de uma maior variedade de eventos e espetáculos, por parte da população de Barra Velha.
   
            Os dois espetáculos foram trazidos a cidade por uma parceria da Fundação Cultural de Barra Velha, sob a coordenação de José Carlos Fagundes o Cacá e o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina -SESC-SC. A entrada nas duas apresentações foi franca, e apesar de um bom público ainda se nota uma falta de hábito do público em prestigiar espetáculos diferentes e que até então não eram apresentados na nossa cidade. 
             Parabéns ao Cacá por ter presenteado a cidade com mais estas atrações.

Sotaque do Fole

Caca, Truvinca e Mari

Grupo Regional Nordestino


 Texto e fotos por Marcos A. Junghans



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.