Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Notícias da Semana de 09 de abril a 22 de abril de 20112

A ACDI está formatando um novo projeto de atuação junto à comunidade, chamado Comunidade em Ação.  Na verdade, já era uma das nossas principais formas de atuar junto à comunidade, mas não tinha estratégias e nem focos definidos de atuação.
Trata-se de montar núcleos atuantes em diversas áreas do bairro de Itajuba, nos quais os moradores de uma determinada rua ou localidade determinam suas prioridades, sempre contando com o envolvimento de membros da diretoria e associados da ACDI. Esses núcleos nomeiam 1 ou 2 representantes para, mais tarde, em conjunto com a ACDI, serem traçadas estratégias para como resolver a demanda apresentada.

Reunião com Comunidade Areia Branca
Já há núcleos de Av. Simas, R. Leopoldo Gumz, Rua Areia Branca, Rua Blumenau/Biguaçu , R. Arnaldo Antunes entre outros, e é claro, todos têm problemas a serem resolvidos.
Seguidamente, outras ruas e localidades serão visitadas para que todos possam ser atendidos, de alguma forma, em suas necessidades. É claro que não existem fórmulas milagrosas para resolver tudo, então é preciso priorizar as necessidades mais prementes. Muitas vezes o próprio envolvimento da comunidade já apresenta alternativas de solução, e em todos os casos, a ACDI intercederá junto a órgãos públicos e governo para a apresentação e posterior cobrança da solução de solicitações da população.

Reunião com Comunidade Rua Biguaçu
Esse projeto agora iniciado tem como um dos objetivos principais preencher uma lacuna existente entre o cidadão, às vezes mais simples e sem recursos e o Poder Público, que demanda a resolução de necessidades como regularização escritural, patrolamento de ruas, manilhamentos, ensaibramentos, roçadas, iluminação pública, água, esgoto, energia elétrica, saúde, educação, segurança, entre muitas outras ações tão necessárias a uma melhor qualidade de vida.

Limpeza de Valas
Todos sabemos que às vezes boa vontade facilita bastante as necessidades básicas, mas de qualquer forma, o Poder Público deve suprir as demandas dos cidadãos pagadores de impostos e merecedores de atenção em reivindicações pertinentes. A Prefeitura Municipal, através do Pref. Claudemir Matias e outros empossados, já está a par das ações efetuadas junto à comunidade pela ACDI, e tem-se mostrado aberto a buscar soluções integradas aos propostos. De qualquer forma, esta será uma ação constante desenvolvida pela ACDI que visa integrar o bairro de Itajuba e tentar de alguma forma melhorar o bairro e cidade como um todo.

Também nestas semanas que passaram, temos cobrado incessantemente atuações efetivas de projetos lançados pelos governos municipal e autarquias como, por exemplo, o COMDICA (Conselho Municipal da Infância, Criança e Adolescente) do qual a ACDI é conselheira. O Comdica tem-se mostrado inoperante, nem ao menos realizando as reuniões necessárias ao seu correto funcionamento sem ao menos ter implantado o Regimento Interno da Entidade. Por este motivo, a ACDI acionou o Ministério Público no sentido de tentar resolver este emperramento de um órgão que tem como objetivo principal focar nas soluções para os problemas que atingem nossas crianças. 
Ainda essa semana, graças a essa intervenção, a Promotoria Pública de Barra Velha convocou uma reunião extraordinária do Comdica para verificar possíveis problemas e traçar metas de ação. Maiores notícias logo.


Outro travamento operacional tem se notado na criação do Parque Municipal Caminho do Peabiru, do qual a ACDI e outras ONGs tem se empenhado em fazer um correto manejo. Mais uma vez um órgão da administração e fiscalização municipal tem-se mostrado ineficiente em solucionar as propostas que foram apresentadas. Já se passaram meses desde a realização das Oficinas de Manejo do Parque, sem que ao menos a FUNDEMA tenha convocado aos participantes destas oficinas para formar o tão necessário Comitê Gestor do Parque.  Sem esta formação do Comitê, verbas destinadas ao correto manejo estão sendo administradas sem os critérios adequados, e o próprio parque está "largado", sujeito a ações de vândalos e depredações como já flagramos "in loco"!!

Desmatamento e degradação do Parque do Peabiru.

Também na semana passada, a ACDI esteve representando os interesses do bairro de Itajuba perante a questão da segurança pública, que já é um tema recorrente e no qual estamos trabalhando há meses. Desta vez, após reuniões em Florianópolis com o Secretário Cezar Grubba e já algumas com a cúpula da Polícia Civil de Santa Catarina, em Barra Velha, em reunião com o Del. Artur Mitz-Delegado de Polícia do Litoral- ficou acertada a instalação da Sub-Delegacia de Polícia Civil no Bairro de Itajuba. Ficará localizada no novo prédio recém-construído na Av. Itajuba, ao lado do Posto de Combustíveis Ipiranga.

Reunião em Florianópolis com Sec de Segurança Estadual César Grubba
Reunião com Del de Polícia do Litoral  Artur Mitz e Del. Tânia Harada.
Também logo, à curto prazo, se instalará em Itajuba um posto de atendimento bancário, item tão necessário e já pedido há muitos anos pela comunidade e pela ACDI.  Agora com a implementação da Sub-Delegacia de Polícia Civil ao lado, finalmente se concretizará um banco em Itajuba!


 Também não podemos deixar de citar e registrar coisas boas e agradáveis que acontecem e dos quais a ACDI também participa como forma de integrar e participar da comunidade.
No sábado, dia 21 de abril, aconteceu o 2° STAMMTISCH de Barra Velha, que nesta edição foi realizada na Praia do Grant, em Itajuba.  O objetivo do Stammtisch é o de reunir e congraçar amigos em uma reunião descontraída com o único objetivo de fazer novos amigos e rever os atuais. A ACDI montou sua barraca com doações de seus associados e simpatizantes sob o lema: BARRACA dos VOLUNTÁRIOS - AMIGOS DE BARRA VELHA e ITAJUBA.

Barraca da ACDI- Amigos de Barra Velha e Itajuba
Foi um sucesso, pois muitos compareceram para nos visitar e ficamos entre amigos das 10h da manhã até às 18h, já no final da tarde de um sábado no qual o clima variou de calor, para chuva com intervalos de sol, vento, tempo bom, ruim e até um pouco de frio. O que não esfriou nem um pouco a alegria dessa turma que são os Amigos de Barra Velha e Itajuba, da qual a ACDI também faz parte.

Entre amigos
Muitos amigos compareceram, e muitos novos outros amigos conhecemos, o que comprova que há bastante pessoas envolvidas e interessadas em buscar trabalhar pelo lugar onde mora, sempre focando bons hábitos e costumes.
A ACDI está sempre buscando resolver problemas e solucionar necessidades do bairro e região e agradece a todos que, como parceiros e amigos, estão nos ajudando nessa tarefa!



Texto e Fotos Divulgação ACDI

3 comentários:

  1. É muito bom saber que tem uma entidade como esta, preocupada com seu bairro e também com o que acontece no município. Isso mostra uma visão ampla que tem esta entidade...Parabéns pelo trabalho que estão realizando...

    ResponderExcluir
  2. Todas as ações da ACDI são sempre voltadas pelo bem de nossa cidade e bairro. Todos devemos nos engajar para podermos exigir de nossos representates ações efetivas no que tange ao cumprimento da lei e desenvolvimento geral da região!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, com certeza uma comunidade unida e organizada pode cobrar de maneiras mais eficientes seus direitos junto aos órgãos e autoridades competentes.

    ResponderExcluir

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.