terça-feira, 2 de outubro de 2012

Reuniões com as Coligações que Disputam as Eleições em 2012


A ACDI - Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, conforme solicitação feita por membros em sua reunião ordinária do mês de setembro (dia 03) decidiu que faria uma carta convite às Coligações que estão disputando vagas ao Executivo e Legislativo de nossa cidade, de modo a ouvir suas propostas e apresentar as nossas demandas.
Assim, uma comissão se reuniu no dia 5 de setembro para elaborar um documento em que constassem as principais reivindicações para nosso bairro e que seria apresentado a ambas as Coligações, firmando compromissos!

Dessa forma, no dia 10 de setembro foram encaminhadas as cartas convite para os Comitês e já foi marcada a data da primeira reunião: dia 17 de setembro, às 19h, no Salão Comunitário da Capela Senhor Bom Jesus.

A Coligação Todos por Barra Velha esteve representada pelos candidatos Valter e Eliana, na majoritária e pelos candidatos a vereador: Pastor Becker, Maurício Simas, Marcos Junghans e Vitalino, os dois últimos membros dessa Associação.
Foram fixados alguns prazos para a realização das obras prioritárias, a destacar:
  • Subdelegacia em Itajuba: instalação imediata. Uma secretaria avançada seria uma obra mais demorada, pois envolveria a construção de prédio próprio (em terreno da prefeitura).
  • Fixação do rio Itajuba: tendo licença ambiental aprovada, não se trata de obra muito cara e que pode ser feita rapidamente. Foi comentado a respeito da ponte sobre o rio que está necessitando de obras de reforma, ou talvez, de ser reconstruída.
  • Passarela do Grant: pode ser viabilizada, visto que o projeto já foi aprovado pelo SDR. O candidato de dispôs a ir à Brasília, ainda esse ano (em caso de vitória) para conseguir a desvinculação das verbas necessárias.
  • Auto Pista: exigir, frente à concessionária, o cumprimento do contrato que prevê a construção de 14 km de vias marginais, tornando o tráfego mais seguro para todos.
  • Abertura de ruas: foi unanimidade a importância da pavimentação da Av. Simas, bem como da abertura de ruas como a R. Leopoldo Guns e de haver outro acesso à Itajuba. Foi citado, por exemplo, a pavimentação de outra via como acesso principal ligando a Av. Itajuba à BR 101 tornando a R. Cirino Cabral mão única.
  • Fiscalização e implementação de sistema séptico: é questão de saúde pública. Deve-se fazer uma parceria com a CASAN, ou outra empresa, de modo a viabilizar a instalação de pequenas estações de tratamento em áreas diferentes da cidade.
  • A importância de se ter uma praça em nosso bairro foi solicitada por um morador e o compromisso foi assumido; também foi falado sobre as reformas urgentes e ampliações nos CEI's. O candidato ressaltou a importância das parcerias na execução de obras prioritárias no município e colocou-se como parceiro na busca das soluções para as demandas do bairro.
Semelhantemente à primeira reunião, no dia 25 de setembro, às 20h, a ACDI reuniu-se com a Coligação Renova Barra Velha, no mesmo local, para apresentar as propostas e ouvir dos candidatos suas ideias e compromissos. Assim, estiveram presentes Claudemir Matias e Fábio Brugnago, concorrendo à majoritária, bem como os candidatos a vereador: Léia, Rosane e Nilcéia.

Em relação às reivindicações destacam-se:
  • Subdelegacia de Itajuba: instalação ainda no primeiro semestre. Possibilidade de haver uma unidade móvel de policiamento militar para agilizar o atendimento.
  • Fixação do rio Itajuba: as licenças ambientais já foram solicitadas à Fatma e no primeiro ano de governo a obra será realizada.
  • Passarela do Grant: a área de passarela será ampliada, havendo iluminação pública na orla e será viabilizada dentro da legalidade da instalação de quiosques na beira mar.
  • Auto Pista: já foi feita reunião com a concessionária e assumidos compromissos em relação à execução de obras prioritárias que já estão previstas no contrato.
  • Abertura das ruas: foram encaminhados projetos de pavimentação de 4 ruas para o Badesc e o crédito apenas não foi liberado por já ser período eleitoral. Comprometeu-se em realizar as obras no primeiro ano de mandato (ou menos). Foi também falado sobre a abertura de ruas (como a Leopoldo Guns) e sobre a regularização fundiária e o candidato a prefeito diz que a empresa responsável pela documentação já foi contratada.
  • Fiscalização e implementação de sistema séptico: segundo o candidato, a instalação de estação de tratamento é caríssima (investimento de 63 milhões de reais na questão do esgoto sanitário). A prioridade deve ser na fiscalização da instalação de fossa, filtro e sumidouro por parte do morador, de modo a contribuir como aquestão sanitária do município, até que seja, feitas as obras de contrução de estações de tratamento de esgoto.
  • Em relação à instalação de uma praça em Itajuba, o candidato comprometeu-se em instalar uma área de lazer no bairro, porém para que essa obra seja disponibilizada, deverá se procurar uma área para isso. Outro morador levantou a questão do custo do lixo, que é altíssimo! Houve o compromisso do candidato em tentar achar a melhor solução para o problema, organizando coleta seletiva e uma cooperativa de catadores, por exemplo. O candidato se comprometeu a exercer uma política pública de transparência, ressaltando a importância da participação popular na gestão pública.
Desta forma, a ACDI registrou os compromissos assumidos pelas duas Coligações e irá cobrar pelas obras e ações documentadas.
Maiores detalhes estarão à disposição de todos em cópia das atas na sede da ACDI. Venha nos visitar!!!
Nossa responsabilidade enquanto cidadãos não acaba aqui: estamos cientes de nosso papel fiscalizador e iremos agir no sentido de garantir o crescimento organizado e sustentável de nosso bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.