Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Agenda do mês de agosto

         COMDICA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
             Na última segunda-feira, dia 6 de agosto de 2012, o presidente da Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), Sr. Norbert Dohnau, juntamente com a Sra. Marilise Einsfeld, colaboradora e associada, e o Sr. Mário Ferraz, 1º tesoureiro, além do Sr. Jório, presidente do COMDICA de Barra Velha e uma representante de Secretaria de Assistência Social de Barra Velha participaram do Fórum Permanente de Diagnóstico Social, em  Joinville, organizado pelo COMDICA daquela cidade. 
             Na oportunidade todos ficaram sabendo como está organizado o trabalho do COMDICA de Joinville, ativo há mais tempo que o de Barra Velha e que está concluindo um diagnóstico completo da situação da criança e do adolescente em vulnerabilidade social. Esse diagnóstico contém 53 indicadores relativos pesquisados e mapeados bairro a bairro.  Veja mais sobre esse trabalho no site www.criancaeadolescentejlle.org/ 
           Para a concretização deste diagnóstico, foram envolvidos apenas funcionários de carreira - para que o trabalho tivesse continuidade - e dentro dos seguintes segmentos: assistência social, educação, saúde, segurança, cultura e infra-estrutura. Foram ouvidas crianças, adolescentes e pais. Também foram consultados dados dos Censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
           O objetivo principal do COMDICA de Joinville com esse diagnóstico é criar o Plano Municipal de Ação, fazendo um mapeamento das demandas, dos responsáveis pelas soluções e fixando prazos para soluções dos problemas da criança e do adolescente.
           O COMDICA de Barra Velha, que está em processo de cadastramento dos conselheiros, deve trilhar o mesmo caminho.  Aqui já existem planos para diagnosticar a situação das crianças e adolescentes para então cobrar ações necessárias dos poderes competentes, elaborando projetos para aplicação correta dos recursos do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência), hoje  com mais de R$ 316.000,00.  
          Agora, com a posse da Sra. Marilise como 1º secretária do COMDICA em Barra Velha, a ACDI poderá contribuir mais ainda para a solução dos problemas.
          Constatamos que, em Joinville, o atendimento à criança e ao adolescente carece de políticas públicas eficientes: como sempre, a parte do trabalho e dos investimentos que cabe aos políticos é negligenciada. Como exemplo, cita-se o fato de há mais de 20 anos estar sendo esperada a entrega de um Centro de Internação para menores de idade em Joinville e, por falta de  estrutura adequada, a promotoria não tem como aplicar medidas sócio educativas a menores infratores. 
           No mesmo dia, à tarde, participamos de um evento da FUCAS (Fundação Casan) para incentivar as empresas  a contratarem  aprendizes de 14 a 24 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.