Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Formatura do PROERD - 2011 em Barra Velha


Nesta quinta-feira, dia 24/11/2011, aconteceu a formatura da turma dos alunos do PROERD, na cidade de Barra Velha.
A solenidade realizou-se no Salão da Igreja do bairro São Cristóvão, em Barra Velha, às 19h30min e contou com a presença de diversas autoridades e entidades que prestigiaram o evento pela sua importância.
O PROERD é um projeto desenvolvido pela Polícia Militar em conjunto com as escolas do município e visa a divulgação e conhecimento de bons hábitos de cidadania e principalmente o esclarecimento para os jovens e as crianças dos perigos e malefícios que o contato e consumo de drogas e substâncias proibidas podem ocasionar.

O PROERD aqui em Barra Velha está sendo coordenado pelo Sargento Gabriel em conjunto com outros integrantes da PM e também entidades e escolas, que estão todos unidos contra esse preocupante aumento da presença e consumo de entorpecentes entre os nossos jovens e crianças.
Na noite de hoje, alunos de 4 escolas se formaram, perfazendo 7 turmas, num total de 167 alunos que receberam orientações sobre como proceder para se manter afastados das drogas, bem como sobre como divulgar a todos métodos e ações que evitem a dissiminação das mesmas.




Alguns alunos selecionados escreveram redações sobre o tema e as mesmas foram lidas a todos os presentes demostrando o conhecimento de todos sobre como é importante a manutenção de bons hábitos.
A aluna Jéssica fez uma homenagem surpresa especial ao Sargento Gabriel, que é o Professor e Coordenador do PROERD, emocionando os presentes à solenidade.


Diversas autoridades se fizeram presentes a esta formatura, entre elas: o Prefeito Municipal, Claudemir Matias, o Comandante da PM , Maj. Hélio Puttkammer, o Promotor de Justiça Dr. Márcio Veiga, diretores de escolas, representantes da imprensa que foram homenageados, Juvan Neto, da Rádio Aquarela FM, jornalista Ezequiel D. Savino, do Jornal do Comércio e também a Sr. Vera Santin, do Jornal Folha Parati.
Também estavam representadas outras entidades, como: o Sr. Elton Cunha, da Defesa Civil do município e também o Vice-Presidente da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba), Sr. Marcos A. Junghans.

Muito importante o discurso do Promotor, Dr. Veiga, que chamou a atenção dos pais dos alunos que pouco se envolvem com seus filhos, principalmente no que tange às drogas, destacando o perigo a que estão expostas as crianças no contato com elas.

Parabéns a todos que participaram desta formatura, principalmente às crianças e aos educadores que passaram seus conhecimentos para tentar transformar para melhor a nossa sociedade.
Boas ações e atitudes como estas são indispensáveis para uma sociedade mais justa e segura!!

Texto e fotos: Marcos A. Junghans

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Criação do COMFIA-Comitê de Fiscalização de Ações

Na noite desta quarta-feira, dia 16 de novembro de 2011, aconteceu na sede da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) a primeira reunião de entidades e associações organizadas com o intuito de criar o COMFIA.(Comitê Fiscalizador de Ações)
Criação do COMFIA-Coordenador Mário Ferraz e representantes da sociedade
 O objetivo desta reunião e do COMFIA é inicialmente nortear e fiscalizar as ações e cobrar soluções das autoridades responsáveis pela segurança pública em Barra Velha e região.
Mais de 30 entidades e associações diferentes de todos os bairros da cidade foram convidados e muitos compareceram a esta primeira reunião de criação do COMFIA e aprovação do regimento interno do mesmo, demonstrando a grande preocupação de todos com o aumento da insegurança e criminalidade.

Representantes de diversos segmentos da sociedade
 O COMFIA está aberto a todos que desejam melhorias para sua cidade e é de caráter voluntário sem nenhuma conotação política ou religiosa, com o firme propósito de executar um trabalho sério perante a sociedade como um todo, com ênfase em buscar junto aos órgãos de segurança, governo e justiça, soluções para segurança pública. 

Fala do Sr. Percival Teixeira
Qualquer entidade representativa, ONG ou Associação de bairro pode participar, indicando seus representantes, desde que seja idônea, legal e esteja realmente interessada na melhoria de nossa cidade e região. O objetivo é, de forma integrada e organizada, estabelecer e cobrar ações concretas que solucionem ou minimizem o preocupante aumento e banalização de delitos e crimes que nos cercam.
Atitudes e ações legais e corretas devem ser incentivadas para que toda a sociedade tenha seus direitos constitucionais garantidos e as autoridades responsáveis pela segurança pública devem cumprir o dever constitucional (Artigo 144 da Constituição Brasileira) de prover esta segurança de forma efetiva e imediata.

Participação do Dep. Estadual Sargento Amauri Soares e Maj. Hélio Puttkammer
 Posteriormente será divulgado o regimento do Comitê de Fiscalização de Ações aprovado em assembléia na noite de ontem. As reuniões acontecerão por solicitação de qualquer membro do Comitê e convocadas pelo Coordenador empossado,  Sr. Mario Graniel Ferraz.
"A participação da sociedade organizada é fundamental para o bem estar e segurança de todos"

Maiores informações, pelo email  comfia@ig.com.br , ou pelo fone: 3456-0267(Mário)

Texto e Fotos:  Marcos A. Junghans
                       (Assessor de Imprensa do COMFIA)

domingo, 6 de novembro de 2011

Carreata Barra Velha - SEGURANÇA JÁ


Diretoria da ACDI-Marcos, Norbert e Mari
Nesta bela tarde de sábado ensolarado, a ACDI realizou uma Carreata de protesto por mais segurança em Barra Velha. Este evento estava sendo organizado há mais de um mês e contou com a participação de muitos moradores de Barra Velha, em principal, do Bairro de Itajuba, de onde partiu o cortejo.


Concentração em Itajuba




A concentração teve lugar na Av. Itajuba, em frente ao posto da Polícia Militar (que estava fechado) , e ali, além da confraternização entre moradores indignados com o aumento da violência na cidade, aconteceu também a organização e divulgação do percurso a ser tomado, bem como a distribuição de cartazes, faixas e apitos. Também foi feito um cadastramento dos moradores que já sofreram com algum tipo de violência como assalto, roubo e sequestro. Este cadastramento não será tornado público para manter a segurança dos declarantes, apenas servindo de estatística para futuras ações.
Passando pelo Bairro de Itajuba



O trajeto percorrido pela carreata fazendo um circuito pelo bairro de Itajuba na Av. Itajuba, ruas Evaristo Lopes Dutra, José Quintino e Cirino Cabral e novamente na Av Itajuba seguiu em direção ao centro de Barra Velha pela Av. Marginal da BR101. Pelas ruas do centro da cidade e em frente a Prefeitura Municipal de Barra Velha onde se fez uma parada para a entrega do documento que a ACDI montou, com sugestões de ações para melhorar a segurança de nossa cidade, para o Prefeito Claudemir Matias.
Carreata passando pela marginal da BR 101


Entrando em Barra Velha

No centro da cidade
 Esta carreata teve como "abre alas" um caminhão de som de onde o vice-presidente da ACDI, Marcos A. Junghans, chamava convidando todos os moradores a participarem, alertando a todos para se envolverem neste tema de suma imporância que é SEGURANÇA-JÁ. Todo mundo sabe da insegurança que ronda nossos lares, comércios e logradouros, mas ainda proporcionalmente poucos participam ou por medo ou descaso. De qualquer forma, houve uma boa adesão ao movimento pacífico de protesto, contando com mais de 100 (cem) veículos entre carros , vans, ônibus e motos.
Manifestação na Prefeitura de Barra Velha



Prefeito Matias recebendo as solicitações da secretária da ACDI, Marianne.
 Após a parada em frente à Prefeitura, o cortejo seguiu a pé empunhando suas faixas e cartazes, apitando e pedindo mais segurança até a frente do Quartel da Polícia Militar, situado na Av. Thiago Aguiar. O trajeto inicial previa o deslocamento até a frente do Posto Policial Civil, na Av. Gov. Celso Ramos, mas como nos finais de semana não há expediente nesta repartição e o Delegado responsável estava ausente, optou-se de ir diretamente à Polícia Militar. A responsabilidade pela segurança pública, conforme a Constituição Federal, é das Polícias como um todo e por este motivo estes foram os direcionamentos da carreata.


Vice-Presidente da ACDI, Marcos, em cima do caminhão, chamando a população
Manifestação em frente ao Posto da Polícia Militar


Na frente da Polícia Militar houve a manifestação cívica com a execução dos Hinos Nacional e de Barra Velha, bem como o empunhamento das bandeiras do Brasil e de Barra Velha. Após os hinos foi lido o motivo do protesto para as autoridades presentes, e também das reivindicações operacionais elaboradas pela ACDI. A entrega formal das mesmas também foi feita para o Major Hélio Puttkammer, sendo que todas as autoridades que irão recebê-las assinarão uma ata de entrega oficializando o ato. Dentre as autoridades recebedoras das reivindicações constam: Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Juiz da Comarca, Promotor Público e Bombeiro Militar, além dos órgãos de imprensa que estavam presentes e fizeram a cobertura jornalística do movimento.




Presidente da ACDI, Norbert, entregando solicitações ao Maj. Puttkammer
 A ACDI informa que cobranças por melhorias na segurança da cidade não vão se limitar a essa carreata e entrega de solicitações. Será criado posteriormente um conselho fiscalizador para a cobrança das ações contidas neste documento, e também a cobrança de todas autoridades envolvidas por soluções efetivas no combate a crescente criminalidade.

                              
                                   Vídeo da Carreata-Barra Velha-Segurança Já

A ACDI agradece publicamente a participação de todos que de forma direta ou anônima se envolveram e participaram deste ato de cidadania e civismo exigindo melhorias e cobrando soluções e também a imprensa que sempre tem divulgado e participado das boas ações em prol de nossa cidade.

Texto: Marcos A. Junghans
Fotos: Douglas A. Junghans
Paulo Roberto Rosinski
Vídeo: Douglas A. Junghans