quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA


Ilhas Itacolomi, inspiração do amor


Lendas sempre mexem com a imaginação das pessoas. E fábula boa é aquela que traz uma boa história de amor. Reza a lenda que as Ilhas Itacolomi, localizadasem Balneário Piçarras, são a representação do casal formado pela índia Açaúna e um homem branco. A índia era filha do chefe da tribo Carijó e estava prometida ao chefe dos índios Botocudos. Um homem cruel e sanguinário. Mas foi na beira do mar que Açaúna encontrou um naufrago branco e muito debilitado. Foi aos cuidados da pele vermelha que o homem se recuperou e naquelas terras, juntos, viveram momentos de muito amor.
 

Dizem que tudo que é bom dura pouco. Foi quando o chefe Botocudo veio à tribo dos Carijós buscar sua prometida. Ao encontrá-la perdida de amor por um cara pálida, uma grande guerra iniciou. Para fugir das perseguições e da violência, mesmo estando a índia grávida, não tiveram dúvidas e se atiraram ao mar. Após passada a tempestade que se abateu sobre o local e com a claridade do dia chegando, dois rochedos puderam ser avistados no horizonte onde mais cedo não havia nada. As grandes pedras seriam o casal Açaúna e o homem branco, que permanecem até hoje de mãos dadas insinuando de que não há nada que separe o verdadeiro amor.
Há quem diga que contemplar as rochas e pedir a Deus por um companheiro (a), ou ainda, interceder para que o amor já existente se fortifique ainda mais, funciona. Acredite ou não, vale à pena passar por esse pedacinho da Costa Verde & Mar e se deparar com a beleza mística do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a participação de todos com comentários que sempre bem-vindos desde que em terminologia ética e adequada.