Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

sábado, 31 de março de 2012

NOTÍCIAS DA SEMANA 25 de março a 01 de abril de 2012

Aula inaugural do Curso de Formação Política em Guaramirim
Essa semana a cidade esteve bem movimentada. Em Barra Velha dia 28/03 aconteceu a 2ª aula do Curso de Formação Política, promovido pela AVEVI ( Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu), sendo que a aula magna inaugural teve local em Guaramirim na quarta-feira passada dia 21 com a presença de mais de 300 participantes de cidades como Jaraguá do Sul, Schroeder, Corupá, Guaramirim, São João do Itaperiu e é claro Barra Velha.
As próximas aulas num total de 8 (oito) semanas consecutivas, serão ministradas em 3 (três) cidades sede, sendo elas Guaramirim, Jaraguá do Sul e Barra Velha, pelo grande número de inscritos.  Em Barra Velha se increveram pouco mais de 50 (cinquenta) interessados em aprender um pouco mais sobre a real participação e atuação dos vereadores, pois muito se critica na atuação política de todos e pouco se conhece.
Com o Prof. Leandro Secchi no Curso de Formação Política
 Esse curso de formação política promovido pela AVEVI é inédito, pois nunca até então se havia pensado em uma formação adequada, capacitando os eventuais candidatos ou interessados em uma atuação pautada em conhecimentos reais.
O que chamou a atenção nas inscrições para este curso em Barra Velha foi a participação maciça de pessoas que até então não tinham grande envolvimento político na nossa cidade, demonstrando uma grande vontade de mudanças e aprimoramento com a administração de políticas públicas.

Autoridades na 88ª Reunião da SDR
Também esta semana na quinta-feira dia 29, aconteceu a 88ª Reunião da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) - Núcleo de Joinville.  Essa reunião com conselheiros, secretários municipais, prefeitos, vereadores e outras autoridades realizou-se nas dependências do Restaurante Al Mare em Barra Velha, pela segunda vez em nossa cidade.  Na ocasião foram aprovados 4 (quatro) projetos para Barra Velha, totalizando um montante de R$ 1.364.392,27, valor que será aplicado em aquisições de equipamentos e serviços de melhoria do município. Além da apreciação e votação dos pleitos apresentados, houve apresentações do BADESC, Grupo MetroNorte-GM, e DEINFRA, sobre serviços e investimentos a serem realizados na nossa região.
Diversos representantes de nossa cidade se fizeram presentes a essa reunião da SDR, entre eles, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Voluntários, Secretários Municipais e a ACDI também.
A muito importante a participação nessas solenidades pois é necessário para o conhecimento dos projetos e destinações de ações em pról do nosso município.
Abertura do Micro-Regional- JASTI
Na sexta-feira pela manhã dia 30, no Ginásio de Esportes Alfredo de Borba, aconteceu a solenidade de abertura do Micro-Regional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI).  Diversas cidades participam dessas competições, entre elas, Joinville, Garuva, Barra do Sul, Araquari, Itapoá e Barra Velha, nas modalidades de: Bocha, bolão e jogos de mesa (dominó, canastra e truco). As equipes campeãs da Micro-Regional, disputarão a fase estadual nas datas de 24 a 28 de abril em Piratuba.
Acendimento da Pira dos Jogos Jasti
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades de municípios vizinhos, autoridades de Barra Velha e também com a presença do Pref. Claudemir Matias que declarou a abertura oficial do evento que culminou com o acendimento simbólico de uma  "pira olímpica" e o juramento do atleta da 3ª Idade.
Houve grande número de animados participantes a solenidade demonstrando que a chamada "melhor idade " está mais ativa do que nunca.

Autoridades na entrega oficial da nova frota da Prefeitura
No sábado dia 31, também pela manhã, a Prefeitura Municipal de Barra Velha, oficializou a entrega de nova frota para a cidade também em frente ao Ginásio de Esportes Alfredo de Borba no centro da cidade. Essa frota foi adquirida em parceria de recursos Federais, Estaduais e Municipais, num total de R$ 2.571.351,28. É composta de 2 tratores, diversos ônibus, vans carros e uma moto, que serão usados peals diversas secretarias municipais para atender a crescente demanda do município por melhores serviços.
Onibus para a Secretaria de Educação

Nova frota nas ruas


Texto e Marcos e Mari Junghans

quinta-feira, 29 de março de 2012

CONVITE PARA A REUNIÃO MENSAL

Caros associados da ACDI e amigos de Itajuba,

Convidamos todos a fazerem parte para mais uma reunião ordinária da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI).
A reunião acontecerá nesta segunda-feira, dia 02 de Abril 2012 as 19.00 horas na sede da ACDI, Avenida 813 fundos (ao lado da Imobiliária Solange) em Itajuba.
Assuntos como Luta contra o aumento exorbitante na taxa de Lixo para os comerciantes  e criação do programa “Comunidade em Ação” fazem parte da Pauta.

Sejam bem vindos

Peço para imprensa de ter a gentileza a ajudar na divulgação desta reunião. Muito obrigado.

Atenciosamente
Norbert A. Dohnau
Presidente da ACDI

segunda-feira, 26 de março de 2012

Notícias da Semana de 18 a 25 de março de 2012.

Já na segunda-feira dia 19, às 19h aconteceu a primeira reunião de trabalho da equipe que integra os voluntários para a implantação da Biblioteca Comunitária de Itajuba. Essa reunião aconteceu no Hotel Flamboyant em Itajuba as margens da BR 101, por gentileza do Sr. José Schreiber proprietário do estabelecimento e pessoa bastante envolvida em questões referentes ao nosso bairro e cidade, que cedeu o espaço.
A coordenação dos trabalhos aconteceram por conta da Sr. Marilise Einsfeldt e seu esposo Valfredo que passaram ao grupo as diretrizes básicas iniciais para se implantar uma Biblioteca Comunitária.
Todos presentes a reunião deram sugestões e opiniões e ficaram de verificar em outras cidades ou fontes os processos de implantação desse tipo de empreendimento para que juntos possamos decidir pelo melhor método.
Equipe reunida discutindo opções.


Inicialmente, a Biblioteca Comunitária de Itajuba será implementada nas dependências do atual Posto de Saúde de Itajuba conforme promessa do Prefeito Claudemir Matias. O atual Posto de Saúde será futuramente transferido para outro local, visto que suas dependências já não mais comportam a demanda crescente do bairro.
Na futura Biblioteca, haverá diversos espaços multitemáticos, consultas, pequenas exposições, oficinas de trabalho, informática e mutimídia entre outros permitindo uma grande diversidade de opções para os frequentadores.
Maiores informações podem der obtidas com a Sra Marilise no fone 9967-5121, e desde já convidamos aos interessados em auxiliar nesse importante projeto cultural desenvolvido pela ACDI que venham se unir a nós.

Neste fim de semana, nos dias 24 e 25, realizou-se o Campeonato Barra Velha Pro-Surf. Inicialmente este evento estava programado para ser realizado no Costão (Tabuleiro), mas por causa das condições desfavoráveis do mar, foi transferido para a Praia do Sol em Itajuba, local que está se tornando o "point" de competições desta natureza.
 No sábado dia 24, durante as fazes de classificação, o mar não ajudou muito, pois havia pouca formação de ondas, o que dificultou manobras, oferecendo poucas opções aos participantes. No domingo, 25, aconteceram as classificativas finais e também as finais , bem como a premiação dos vencedores nas diversas categorias.
Provas no sábado
No domingo dia 25, deveriam ter acontecido as principais disputas na etapa das finais, mas ao chegarmos a Praia do Sol onde as provas iam ser realizadas, não havia ninguém!  Supomos que por motivo das condições do mar, que quase não apresentava ondas, as provas tenham sido adiadas ou canceladas. Até ao meio-dia, não tinhamos de nenhuma confirmação ou detalhamento do ocorrido por parte da direção das provas.

Sem atividade no domingo.

O dia também amanheceu nublado e com precipitação de garoa, aliado as más condições do mar, podem ter sido os motivadores do cancelamento das provas. Informaremos mais detalhes quando soubermos.
Achamos bastante estranho a falta de informações, visto que o evento ia contar com nomes como Peterson Rosa, Neco e Teco Padaratz,  entre outros mais de 50 inscritos.

Acabamos de receber ( 14h00 ) a informação de Klaus Kaiser-Tour Manager da ABRASP Associação Brasileira de Surf Profissional ) Região Sul que realmente conforme já havíamos informado a competição foi adiada por não haver condições necessárias no mar,  para desenvolver satisfatóriamente o evento. As referidas condições serão monitoradas, e a idéia é realizar o restante da competição a partir de quinta-feira dia 29, quando se espera um bom "swell de leste" !  Vamos aguardar, até na quinta galera!!
Outra novidade em Barra Velha, é o funcionamento de uma câmera de vídeo que em tempo real permite a quem quiser ficar "espiando" a cidade. Ela está localizada na Av. Beira Mar no centro e pode-se ver a PraiaCentral, Praça Lauro Loyola e arredores. Quem sabe não é uma inspiração para logo nossa cidade poder contar com mais câmeras pelas quais todos possamos verificar como anda Barra Velha.

   Confira em:  http://www.vejoaovivo.com.br/   clique em Barra Velha e dê sua espiadinha!!


 Texto e fotos: Marcos A. Junghans

domingo, 18 de março de 2012

Notícias da Semana - 11/03/2012 a 18/03/2012

Nesta semana encaminhamos ofício a Secretaria de Obras solicitando limpeza e manilhamento de valas e braço do córrego que aflue no Rio Itajuba sob o n° 05/2012. Também encaminhamos ofício ao Promotor de Justiça do Município para providências e verificações quanto as ações do COMDICA(Conselho municipal de Direitos da Criança e Adolescente) Lei Federal 8069/90.


Novas viaturas entregues
A ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) participou a convite da Defesa Civil de Barra Velha, da entrega de equipamentos e viaturas para ações no município. Tanto a Defesa Civil como o Corpo de Bombeiros foram agraciados com equipamentos dos mais diversos e também de novas viaturas que virão a agilizar e incrementar as ações de salvamento e resgate nas mais diversas situações que se fazem presentes no dia a dia.
O Coordenador da Defesa Civil,  Sr. Elton Cunha, numa emocionada fala, citou a importância do entrosamento entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, bem como o engajamento da sociedade civil como um todo em ações preventivas objetivando minimizar riscos e eventuais impactos causados por ações da natureza ou acidentes, engajamento no qual a ACDI será a parceira pioneira da Defesa Civil como sede de NUDEC (Núcleo de Defesa Civil) no Bairro de Itajuba.

Marcelo Koche, Elton Cunha(Coordenador da Defesa Civil e Marcos Junghans(ACDI)
Também na ocasião foi comunicado a todos a disponibilização por parte da Prefeitura Municipal, da Srta. Lia Rose para atuar junto a Defesa Civil, já que está habilitada e tem treinamento adequado para ações na área. 
Posse da Srta. Lia Rose.
Na  ocasião foram distribuidos 10 pluviômetros a serem instalados em diversos pontos da cidade com o intuito de monitorar e a precipitação pontual de chuvas em Barra Velha, ação que será desenvolvida em parceria com os Bombeiros Mirins.
Entrega de pluviômetros aos Bombeiros Mirins
Houve uma demonstração ao vivo do equipamento "desencarcerador" que serve para cortar e abrir veículos que tenham sido acidentados, possibilitando o resgate com muito mais rapidez e segurança das vítimas.
Esta semana foram retomados os trabalhos do COMFIA (Comitê Fiscalizados de Ações), do qual a ACDI faz parte, e na reunião foram acertadas as próximas ações que o COMFIA irá realizar principalmente na área voltada a Segurança Pública. O COMFIA se fez representar por mais de 10 (dez) entidades da sociedade civil de Barra Velha, demonstrando a grande vontade de todos em melhorar a segurança de nossa cidade, pois o período mais crítico nessa área inicia agora com o fim da temporada de verão.

Mário(Coordenador COMFIA) e demais presentes a reunião.

Neste fim de semana, aconteceu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda em Itajuba. A competição coordenada pelo nosso amigo Chrystian Cezar de Borba, foi realizada na Praia do Sol em Itajuba e contou com participantes nas categorias Waveski  Iniciante,  Senior e Master, Kayaksurf Open,  Kayak Master, Stand Up e Shark Paddle.  As finais de todas as categorias aconteceram no domingo pela manhã com as devidas premiações, contando com boa participação de público. Eventos dessa natureza são muito bons para a divulgação de nossa cidade e devem ser incentivados e apoiados tanto pelos órgãos de turismo e esporte como pelo público em geral.


Estivemos presentes apoiando o evento e conversamos com o Crystian que nos informou da preocupação da organização do evento em manter limpo e preservado o local da competição, demonstrando a conscientização de todos com o meio ambiente e nossa orla marinha. Parabéns a todos pela organização e sucesso do evento!

Marcos e Crystian


Texto e fotos: Marcos A. Junghans

domingo, 11 de março de 2012

NOTÍCIAS DA SEMANA - 04/03/2012 a 11/03/2012

Nesta semana, a ACDI-Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba reiniciou oficialmente seus trabalhos com a reunião ordinária no dia 05/03, última segunda-feira.
Muitos assuntos foram debatidos nesta reunião e, por esse motivo, e pelo adiantado da hora (esta reunião foi encerrada às 21h15min), muito ficou ainda a ser discutido.
Tivemos a presença do Sargento Sikorsky, da Defesa Civil de Barra Velha, que, representando o Sr. Elton Cunha (Coordenador da Defesa Civil), veio até a ACDI expor os planos da Defesa Civil em instalar NUDECs.  A NUDEC (Núcleo de Defesa Civil) são locais de apoio e parceria que a Defesa Civil está se propondo a instalar em nossa cidade e a ACDI se ofereceu como parceira neste importante projeto de prevenção e monitoramento de ocorências e emergências.

Também importante citar a explanação da Sra. Marilise Einsfeldt que está se propondo, junto com o seu marido Valfredo e a ACDI, na montagem de uma Biblioteca Comunitária, em Itajuba.  Conforme contatos feitos com o Prefeito Claudemir Matias, a Sra. Marilise destacou a promessa da Prefeitura de Barra Velha em ceder o imóvel onde está localizado o atual Posto de Saúde de Itajuba, para a implantação dessa Biblioteca Comunitária, um local de referência no bairro onde todos poderão usufruir de boa leitura, espaço cultural, local para consultas de livros, periódicos e outras fontes diversas.


Também nesta semana destacamos aqui o trabalho de reparação e substituição das antigas luminárias e lâmpadas na Praia do Grant (Av. Beira Mar) e também na Av. Beira Mar, na Praia do Tabuleiro. As novas luminárias e refletores instalados com maior potência e desempenho, estão propiciando uma iluminação mais intensa e, por consequência, trazendo mais segurança a todos propiciando a utilização noturna de praias e calçadas. Ficamos muito satisfeitos com esses trabalhos e num encontro recente que tivemos com o Prefeito Claudemir Matias elogiamos os esforços da administração em melhorar a questão da iluminação pública de nossa cidade.


Neste sábado, a ACDI também foi convidada a participar da inauguração do Quiosque da Associação da Quinta dos Açorianos, e, juntamente com diversas autoridades, prestigiamos esse evento dos nossos parceiros do Bairro da Quinta, participando também de um animado bingo que ocorreu após a oficialização dessa entrega.

Também no sábado, a ACDI se fez presente em mais um evento promovido pela AAPEC ( Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer). Desta vez tratou-se da Macarronada Solidária, destinada a angariar recursos para a construção da Policlínica em Barra Velha. Sob o comando dos nossos incansáveis amigos Laurita Pedroso, Ulisses Donizette e uma grande e animada equipe, foram servidos macarrão nas suas diversas formas, com molhos e saladas à vontade, no restaurante do Bentinho, no centro de Barra Velha, a um preço de R$ 10,00 por pessoa. Parabéns a todos da AAPEC e ao Bentinho pelo trabalho e pelo cardápio servido, que realmente estava ótimo!

Para fechar a semana uma má notícia!  Infelizmente sempre há pessoas que tem muito a aprender nessa vida. Durante o projeto Itajuba Limpa Sempre Linda foram colocadas diversas placas pelo bairro com frases feitas por alunos da Escola Manoel Antônio de Freitas e patrocinadas pela ACDI e outras entidades. A placa localizada na Praia do Cerro, em Itajuba, foi vandalizada por desocupados em uma flagrante demonstração de ignorância! 



Placa "restaurada"
Enquanto há pessoas e entidades bem intencionadas na cidade, ainda temos que conviver com uma parcela da população que demonstra total descaso e desrespeito para com a comunidade e patrimônio de todos. O fato incide no Código Penal Brasileiro sob o artigo 163 e prevê detenção  de seis (06) meses a três (03) anos e multa. O crime foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Barra Velha com a lavratura de um B.O. (Boletim de Ocorrência) .


Texto e Fotos : ACDI

quinta-feira, 8 de março de 2012

Obras de acabamento na Escola Manoel Antônio de Freitas

Fachada da Escola em 8/03/2012

Fachada da Escola em 29/01/2012
Hoje pela manhã na Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, foram entregues os kits escolares para os alunos do ciclo básico com materiais necessários para o aprendizado. Estiveram presentes o Prefeito Claudemir Matias, a Secretária de Educação Antonina Damásio Ramos e alguns vereadores acompanhando e realizando essa entrega.

Também nesta tarde a ACDI esteve na escola para acompanhar o andamento das obras de acabamento da escola, entre elas as instalações elétricas complementares e também conversamos com a Secretária Antonina Damásio Ramos. Nesta conversa ela nos adiantou que as janelas que ainda não foram instaladas na escola, assim o serão dentro de no máximo 10 dias, o que vem a ser uma boa notícia. Também nos foi informado da instalação de ar condicionado nas salas que dele necessitam, e solicitou um pouco de paciência a pais, alunos e sociedade, pois a Secretaria de Educação está procurando dentro do possível resolver a contento todas as eventuais necessidades que se apresentam.
Aulas nos corredores


É um ponto importante, pois devido ao intenso calor, aulas estão sendo dadas nos corredores conforme pudemos comprovar no local. Alguns professores também estão trazendo ventiladores de suas casas para tentar minimizar o calor que se faz presente dentro das salas de aula. Uma importante questão é a urgente colocação de bebedouros no novo bloco que foi recentemente construído. Há  instalações hidráulica e elétrica prontas, mas não há bebedouros, obrigando os alunos a trazerem garrafas com água de casa, pois as torneiras disponíveis estão bastante longe destas salas de aula além da água estar bastante quente!
Já houve caso de princípio de desidratação no qual o professor foi medicado e cuidado no Posto de Saúde.

Onde está o bebedouro ?

Ventiladores trazidos pelos professores
 Todos sabemos que uma obra desse porte leva um certo tempo a ser definitivamente concluída, mas o importante que não se deixe de atender as necessidades mais importantes, e também que não se interrompa o ciclo das obras, que por serem tercerizadas nem sempre atendem ao cronograma pré-estabelecido, frustrando muitas pessoas.
De qualquer forma estamos acompanhando o desenvolvimento desta obra tão importante ao Bairro de Itajuba e estaremos informando toda e qualquer novidade ou problema que apareça. Com certeza dentro de pouco tempo a Escola Manoel como é carinhosamente chamada estará como todos querem, bonita e agradável.

Texto e Fotos: Marcos A. Junghans

segunda-feira, 5 de março de 2012

As Aulas Recomeçam em Itajuba

Nesta segunda-feira dia 5 de março recomeçaram as aulas na Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas. Após um adiamento inicial de aproximadamente 01 (um) mês, a Escola retornou as adividades normais nos períodos matutino e vespertino, atendendo a comunidade do Bairro de Itajuba.
Diversas novas salas de aulas foram construidas e as instalações gerais da escola receberam uma reforma geral.
Ainda há bastante trabalho de acabamento e instalações a serem executadas para permitir uma utilização mais otimizada e propiciando mais conforto tanto para alunos quanto para professores.
Novamente trazemos a tona a questão da falta de ventilação nas salas, principalmente nesses dias de intenso calor.
No dia de hoje a ACDI esteve visitando as dependências da escola e conversando com diversos profissionais e professores da mesma e pessoalmente verificamos que as salas do novo bloco estão com grave deficiência de ventilação. Alunos e professores expostos a altas temperaturas e com pouca ventilação, fato que comprovamos dentro das salas de aula.

Falta de ventilação nas salas de aula


É de suma importância e urgência que sejam instalados aparelhos de ar condicionado nas salas de aula ou então que pelo menos sejam colocadas aberturas ou janelas nas mesmas. Alguns profissionais não suportando o intenso calor necessitam alternadamente sair da sala de aula para exercer sua atividade.
Também verificamos que algumas dependências ainda não possuem janelas, impossibilitando o uso ou produzindo incômodos na sua utilização.


Salas sem janelas
Urgente se faz a instalação de bebedouros nas dependências da escola para propiciar maior conforto a todos nessa necessidade. Também durante nossa visita na parte da tarde o Corpo de Bombeiros estava na escola executando a poda da única árvore que restou nas  suas dependências. Essa poda é necessária para evitar problemas com a rede elétrica e proximidade de alguns galhos com janelas. Semana passada após termos relatado o corte das árvores nesta escola,  estivemos na FUNDEMA e conversando com o seu Diretor, Alexandro Santana, recebemos a notícia de que a instituição por ele dirigida tem a disposição mudas de árvores para replantio. É necessário apenas que a Escola ou Instituição que desejar estas mudas, entre em contato com a FUNDEMA para esclarecimentos.


Bombeiros executando a poda da árvore.
Esperamos que a Prefeitura providencie o quanto antes as complementações na escola para que ela além de ser uma casa de saber, seja um ambiente agradável e seguro para todos.

Texto e fotos: Marcos A. Junghans