Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Inauguração da Escola Municipal Prof. José Miguel Zimmermann


Domingo de sol forte, dia 18 de dezembro, 10h da manhã, e uma bela realização aconteceu no Bairro Rio Novo, localizado no oeste do município de Barra Velha. É uma região isolada, mais ou menos a uns 20km do centro de Barra Velha, seguindo pela Estrada de Medeiros, numa região essencialmente agrícola.

Vista do pátio da escola
É uma região carente de tudo e, desta vez, após uma  série de reformas desastrosas, finalmente a escola da localidade foi demolida pelas péssimas condições apresentadas e no seu lugar foi construída uma nova unidade escolar avançada.



A Escola Isolada Municipal Professor José Miguel Zimmermann foi iniciada no governo do ex-prefeito Samir e concluída no governo do Pref. Matias. Ela possui duas salas de aula: uma para atender do 1º ao 5º ano - multisseriada- e outra para a pré-escola (crianças de 3 a 5 anos). Conta, ainda com cozinha, um pequeno refeitório, banheiros adaptados, parquinho e um pequeno pátio coberto. A escola estava atendendo a 20 crianças, porém agora poderá ter maior número de crianças.
A construção foi feita no terreno de propriedade do Prof. José Miguel (José Professor), que posteriormente foi doado por ele à municipalidade para a construção da escola.
O início de seu magistério se deu aos 50 anos de cidade e ele nunca chegou a exercer a profissão em Barra Velha, porém sempre esteve auxiliando e incentivando o letramento das crianças e jovens da região.

Sr. Osmar Zimmermann (filho do homenageado), Sr. Marcos Junghans (Presidente da ACDI)
e o prefeito Claudemir Matias


Professora Daniele - diretora da escola
A diretora da escola, profª Daniele, estava muito emocionada, pois há anos vinha lutando para a concretização desse sonho! O filho do homenageado, Sr. Osmar Zimmermann, falou sobre a importância da escola para a região e seus moradores.
Muitas autoridades sem fizeram presentes, entre elas destacamos: o Prefeito Claudemir Matias, a Secretária de Educação, Antonina D. Ramos e a Secretária Adjunta, Valéria Bernardon, o Secretário de Obras, José Brugnago, o Secretário de Assuntos Econômicos, Marcelo Koche, Secretária de Urbanismo, Maria de Lurdes, a Secretária do Bem Estar Social, Oléias Nogaroli, o Secretário da Agricultura, Hilário José da Silva, o Diretor de Transportes, Josué Cezário da Luz , o Presidente da Fundação de Turismo, Thiago Pinheiro.

Também estavam presentes os vereadores: Cézar do Rio Novo, de quem partiu a indicação, Manoel Miguel Pinheiro (Maneca), Roberto dos Santos (Bengo), Carlos Alberto da Silva (Tinho) e o Presidente da Câmara, Nivaldo Ramos.
A ACDI foi convidada para o evento e compareceu, sendo representada pelo seu Presidente, Marcos A. Junghans e sua esposa e 1ª Secretária, Marianne K. Junghans.
Cumpre citar a importância dessa inauguração, pois com a implantação definitiva dessa escola, os moradores não precisarão mais se deslocar até Medeiros ou Itajuba para assistir as aulas.



 
Tinho, Daniele, Valéria, Antonina, Cézar e Bengo - em frente à placa de inauguração


Vista do pátio da escola - Igreja do Rio Novo

Texto: Marcos A. Junghans e Marianne K. Junghans
Fotos: Marianne K. Junghans

sábado, 17 de dezembro de 2011

Inauguração da Creche da Vila Nova

Dia 16 de dezembro de 2011

Foi inaugurada, no bairro da Vila Nova, o Centro de Educação Infantil Profª Célia Müller Cubas, cuja obra foi iniciada sob a indicação dos vereadores Jair Irineu Bernardo e Manoel Pinheiro (Maneca).


Família da homenageada

Filho da homenageada discursando

Profª Célia Müller Cubas
É uma obra de extrema importância para o bairro, pois a Vila Nova está se desenvolvendo rapidamente e como fica distante do centro, necessitava de uma creche para apoiar as mães que precisam trabalhar, precisando de um local adequado e seguro para deixar seus filhos menores.


A área construída é de 684 m², com amplo espaço para lazer das crianças que ali ficarão. Os equipamentos são adequados à faixa etária, possuindo uma boa infraestrutura logística para atender as necessidades de todos. A escola possui 8 salas de aula, refeitório, berçário, banheiros adaptados para crianças pequenas, parquinho e caixa de areia. Atenderá inicialmente a 150 crianças.
Esta creche é a primeira a utilizar a técnica de utilizar paredes de PVC, recheadas de concreto de alta resistência.



Muitas autoridades se fizertam presentes, entre elas o Prefeito Claudemir Matias Francisco, a Secretária da Educação, Sra. Antonina Damásio Ramos e sua Secretária Adjunta, Sra. Valéria Bernardon, o Secretário de Assuntos Governamentais, Sr. Jair Inineu Bernardo, Secretário de Assuntos Econômicos, Sr. Marcelo Koche, presidente da Fundação de Turismo, Sr. Thiago H. Pinheiro, e a Diretora de Turismo, Srta. Morgana Borba, os vereadores: Maneca Pinheiro, Carlos Alberto Silva (Tinho), Roberto dos Santos (Bengo), Sandra Ronchi e o Presidente da Câmara, Nivaldo Ramos. Também estavam o Sr. José Brugnago (Secr. de Obras), Hilário José da Silva e Tamio  (Secret. de Agricultura), Josué Cezário da Luz (Diretor de Trânsito), Sras. Juralice Camargo Rodrigues e Jacinda Maria D. Padilha, representantes da Secretaria da Cultura do município, entre outros.




O Sr. Marcos A. Junghans, presidente da ACDI, também marcou presença.



Sra. Valéria Bernardon, Sr. Claudemir Matias e Sra. Antonina D. Ramos - com Placa Comemorativa da Inauguração
 Texto: Marcos A. Junghans
Fotos: Marianne K. Junghans

Sessão Quádrupla na Câmara Municipal de Barra Velha

Na noite de ontem, 13 de dezembro, aconteceu uma inédita sessão quádrupla na Câmara Municipal de Barra Velha. O motivo foi a grande quantidade de assuntos relevantes a serem apresentados e discutidos. Inicialmente a primeira parte da sessão ocorreu a partir das 18h30min, normalmente com os trabalhos realizados pelos edis na apresentação de propostas, indicações e votações referentes a temas ingerentes com a administração do município.
Em seguida foi iniciada a sessão solene de homenagens às personalidades que se destacaram por serviços prestados a Barra Velha. Nesta ocasião foram homenageados o Sr. Roberto  Marcolino Graciano ,  o Sr. Valdir Rodrigues, conhecido como Valdir da Pinguela, o Sr. Milton Cunha dos Santos, o Sr. Marci José Schlichting a Sra Laurita Pedroso de Oliveira.




A terceira parte da sessão aconteceu com a também inédita ação no nosso município com o lançamento oficial e obliteração dos selos comemorativos alusivos a Barra Velha.  Os Correios, através dos seus representantes regionais, vieram homenagear a cidade pela passagem do seu 50° Aniversário acontecido no último dia 07/12. 


Selos Comemorativos - 50 Anos de Barra Velha
 As três primeiras obliterações foram feitas respectivamente pelo Pref. Claudemir Matias, pelo Pres. da Câmara Municipal, Sr. Nivaldo Ramos e pelo Secretário de Assuntos Governamentais, Sr. Jair Irineu Bernardo.  Explico: Obliteração significa a aplicação do carimbo referido para autenticar o uso do selo validando a operação.

Finalmente na última parte já noite adentro, foi apresentado o Projeto de Implantação da Fixação da Barra do Rio Itajuba no bairro de mesmo nome na nossa cidade. O projeto foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo Orestes Rebelo até então Presidente da Fundema, contando com a participação da Bióloga Patricia Cuadrado e do Arquiteto e Urbanista Allan Sievert.

Durante a apresentação do mesmo, foram explicadas as metodologias utilizadas no levantamento da área a ser modificada com a construção de um molhe de 55 metros de comprimento bem como os impactos ambientais que acontecerão no evento. Também foram apresentados os custos estimados para a obra (em torno de R$ 860 mil), as eventuais melhorias no entorno e as enormes vantagens que o bairro e município terão com a execução dessa importante obra em Itajuba.


Participantes da Audiência Pública da Barrinha do Rio Itajuba
 Diversas questões e dúvidas foram apresentadas pelos presentes, e maiores informações serão divulgadas numa reportagem posterior, quando detalharemos todo o projeto a ser implantado.

Texto e fotos: Marcos A. Junghans

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Eventos de Novembro e Dezembro/2011

A ACDI - Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba - participou e apoiou uma série de eventos dentro dos meses de Novembro e Dezembro/2011.
A seguir, um release de todas essas atividades importantes e que agitaram o bairro e a comunidade de Itajuba.

Dia 23 de novembro de 2011 - Um Olhar sobre o Século XX -
Exposição de Trabalhos - História de Barra Velha, na EBM Manoel A. de Freitas

Sob a responsabilidade do prof. Juliano Bernardes, historiador de Barra Velha, os alunos da 8ª série apresentaram trabalhos referentes à fundação de nossa cidade, bem como a outros fatos importantes ocorridos no séc XX.


O professor Vanderlei Lorena também expôs desenhos dos alunos dos 6º anos e das 6ª séries, homenageando os 50 Anos de Emancipação Política de Barra Velha.

Algumas pessoas da comunidade compareceram ao evento: a ACDI esteve lá!
As outras turmas da escola foram prestigiar a Sala Temática criada e montada pelo professor Juliano, verificando e analisando as maquetes de sambaqui, outras relativas ao meio ambiente, e muitas histórias contando a formação de Barra Velha e de invenções importantes do século XX.
Professor Juliano com a diretora da escola, Profª Leovani Luza


Dia 26/novembro/2011 - GAROTA ESTUDANTIL 2011- EBM Manoel Antônio de Freitas

A eleição da Garota Estudantil/2011 da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas agitou toda a comunidade estudantil e do bairro. Houve uma seleção prévia e as candidatas selecionadas foram as seguintes: (foram colocadas na ordem em que aparecem na foto abaixo)
  • Desireé
  • Bianca Madalena
  • Maria Clara
  • Melissa
  • Luana
  • Tábata
  • Gabriela Talita
  • Gabriela Borba
Candidatas à Garota Estudantil 2011
No corpo de jurados, o Sr. Marcos Andreas Junghans, presidente da ACDI, além de representantes da Secretaria de Turismo - Thiago Pinheiro e da Cultura - Juralice Rodrigues, as representantes da Festa do Pirão: Rainha e Princesas da Festa e empresários e comerciantes da região.



Juralice (Cultura), Marcos (ACDI) e Bárbara (Poesia)


Rainha da Festa do Pirão, Simone Angélico, Sr. Aluísio Dias Macedo, 2ª Princesa, Bruna Rodrigues
e 1ª Princesa, Thaís Caroline Fernandes

Sra. Indiane Dias, Thiago (Turismo), Rainha da Festa do Pirão (Simone) e Sr. Aluísio Dias Macedo

As candidatas desfilaram inicialmente de duas em duas e, depois, apresentaram-se sozinhas para a melhor avaliação dos jurados. Dentre as 8 candidatas, foram selecionadas as 5 que mais se sobressaíram.
Professoras Márcia, Cláudia e Denise, organizadoras do evento,
com as faixas e presentes para as vencedoras.

Além da beleza física, foram avaliadas a postura e desenvoltura das candidatas, a simpatia e espontaneidade, bem como a desinibição e carisma das meninas.
Entre as 5 finalistas, as vencedoras foram:

- Garota Estudantil: Gabriela Talita
- 1ª Princesa: Bianca Madalena
- 2ª Princesa: Maria Clara


Maria Clara (2ª Princesa), Gabriela Talita (Garota Estudantil) e Bianca Madalena (1ª Princesa)


Gabriela Talita (1ª colocada - Garota Estudantil); Bianda Madalena ( 1ª Princesa)
e Maria Clara (2ª Princesa)
A ACDI agradece pelo convite em participar da Eleição Garota Estudantil.
Vamos promover e agitar nosso bairro!



Dia 27/novembro/2011 - ONDA NO VERSO - Sarau Lítero-Musical


O professor e poeta, Cássio Amaral, organizou o primeiro Sarau Literário de Barra Velha, em Itajuba, com o apoio da ACDI.
O local escolhido foi o Bar Samurai, localizado na Av. Itajuba, ao lado do Rio Itajuba, por ser uma opção popular para envolver e aproximar as pessoas da cultura e da poesia, em geral.

Cássio recepcionando os companheiros poetas da AMARK (Assoc. Amigos da Arte e Cultura, de Bal. Piçarras)
O clima foi se instalando devagarinho... de repente, todos estavam à vontade, ouvindo e recitando poesias ao som suave do violão.
ONDA NO VERSO foi uma primeira semente lançada. Muitas pessoas que participaram desse evento já estão se programando e "desencavando" as poesias e textos interessantes para o próximo
.







Cássio ouvindo crônica de Luiz Garcia (pseudônimo: Lucas Bogar)

Todos foram convidados a participar do sarau promovido pela AMARK, de Bal. Piçarras, no mês de dezembro e cujo tema é "Natal! Muito mais que presentes!"

Helena Liebl recitando.


Cleonice, professora de L. Portuguesa, também lendo poesia.

COISA DE POETA NAVEGAR NA CONTRA-MÃO.

desvio a esquerda quando o mesmo
se torna o único.

Haikai: Cássio Amaral.



Cláudio e Rodrigo tirando um som maneiro!


A diretoria da ACDI esteve presente, prestigiando o evento.


Cláudio Bersi, da AMARK






Sim nada sei além do nado
Tudo é apenas uma passagem
O sol passou por aqui hoje com voracidade suprema
Deu um azul que me bateu na música do céu
Seu veículo é caminhão
O meu é éter
Comungo com o Bandarra
Sim as Ignorânças levam a sabedoria
Quando uma formiga comunga com a natureza
Meu destrato é fogo fátuo: Poesia.


A telepatia é
Ínfimo Tratado das Grandezas no Tratado Geral.
Vi alí um haikai pulando da boca do sapo.
O silêncio faz oração no escuro.



A ACDI sentiu-se honrada em participar e apoiar esse evento cultural em Itajuba.

Dia 30 de novembro de 2011 - Lançamento da Programação de Verão em Barra Velha


A ACDI foi convidada pela Secretaria de Turismo a participar do Lançamento da programação Estação Verão 2011/2012. Assim, alguns de seus representantes foram prestigiar o coquetel, que aconteceu no Bier Coast, em frente às Pedras Negras.

Nati, Mário, Moacir ("Sombra"), Marcos e Mari, da ACDI.

Local lindo, noite maravilhosa e companhia 10!!!

Norbert, presidente da ACDI, ouvindo os discursos


Mari, com Fernanda e Morgana, da Fundação de Turismo.



Dia 07 de dezembro de 2011 - ANIVERSÁRIO DE BARRA VELHA - DESFILE
Dentro da programação dos festejos em homenagem ao aniversário de Barra Velha organizou-se um desfile com a participação das Associações, escolas, secretarias e outras organizações representativas na cidade para homenageá-la.
A ACDI marcou presença, desfilando e ajudando na distribuição de bolo, que aconteceu após o desfile, juntamente com apresentações de dança, mágica e de música.

Marina, Mari, Mário e Moacir ("Sombra"), da ACDI
Desfilando pela ACDI

Prefeito Claudemir Matias e Cris Zonta, acendendo a vela.

Ajudando a servir o bolo para a população.

Servindo bolo ao amigo Paulo do Jornal O Correio do Litoral

Povo reunido na Praça Lauro Loyola, prestigiando o evento.


                              A ACDI parabeniza a cidade de Barra Velha pelos seus 50 Anos!

Nós acreditamos e vamos ajudar a transformar nossa cidade num lugar cada dia melhor!!!
Barra Velha e Itajuba, contem conosco!!!

Texto: Marianne K. Junghans
Fotos: Marcos e Marianne Junghans
          Paulo R. Rosinski