Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Consciência Ambiental ou Descaso ?

Consciência Ambiental ou Descaso

Tenho circulado diariamente pelas ruas do meu bairro e cidade e reparado em como a falta de informação ou mesmo descaso, ou ainda, quem sabe, na pior das hipóteses, de forma planejada conscientemente, a falta de ações corretas afetam diretamente nossas vidas.
Nossa cidade tem crescido bastante nos últimos anos, com belas casas, novos comércios, algumas indústrias, muitos prestadores de serviços, enfim, toda gama de empreendimentos que mostram o desenvolvimento do local onde moramos. Só estamos fechando os olhos para como esse desenvolvimento está nos afetando, direta ou indiretamente.
Caminhando por nossas ruas reparei por diversas vezes a abertura de valas e valetas para a passagem de tubulações de esgotos a serem ligados na rede pública.
Qual rede pública? Não temos sistemas de coletas de esgotos. Sim, isso mesmo: ligações clandestinas feitas na rede de águas pluviais (da chuva), muitas vezes realizadas nos finais de semana, pois sabe-se que nestes dias não há vigilância. Coincidência ou má fé? Vez dessa eu mesmo fiz denúncia dessa prática abominável, exatamente no instante em que estava ocorrendo, ao órgão competente de nossa cidade, vindo inclusive a falar pessoalmente com o responsável do mesmo e mais tarde reiterei o pedido fazendo uma denúncia formal por escrito. Resultado: passou-se mais de uma semana e nada foi feito.
Fico pensando o porquê desse completo descaso com o ambiente no qual vivemos, pois esses crimes afetam a todos inclusive o autor praticante, que, com certeza, reclama da coleta de lixo ineficiente, das praias sujas, da falta de varrição das ruas pela prefeitura, entretanto ele é o maior responsável pela poluição, pois simplesmente esconde, enterrando a prova de seu crime ambiental além de danificar as vias públicas.
Recentemente a Associação do bairro onde moro vez uma exemplar ação de limpeza e conscientização da população no trato com o lixo, inclusive vindo a uma inédita limpeza do rio do bairro. Lá se constatou a enorme quantidade de “ligações” clandestinas de despejo de esgoto neste mesmo rio. Despeja-se o esgoto no rio achando que ele vai embora para longe. Além de matar o rio, o mau cheiro insuportável, tudo que nele se joga vai até a praia e ali fica para ser “aproveitado” pelos frequentadores.
A irresponsabilidade com nosso meio ambiente cobra preços muito altos e não adianta ficar reclamando e cobrando de autoridades se cada um não faz sua parte no trato com suas necessidades de forma ecologicamente corretas. A ignorância e má fé estão tornando nosso bairro e cidade antes limpos e agradáveis num grande lixão, sujo e fedido.
Enquanto nossas autoridades ambientais fecham os olhos a estes problemas não punindo exemplarmente os infratores, muitos se acham inatingíveis produzindo cada vez mais estes péssimos exemplos de ações criminosas e com total desrespeito ao local e população onde vive. A falta de educação, envolvimento e comprometimento com a questão ecológica e ambiental está a produzir danos irreparáveis e, infelizmente, a qualidade de vida que tanto queremos está cada vez mais longe. Quando será que você, nós, vamos descobrir que fazendo o correto todos ganharemos com isso? Chega de mau trato e descaso com nosso município, país e planeta, seja consciente e faça a sua parte não poluindo rios, mares, ruas e ar. Você viverá melhor e o planeta agradece!

Texto: Marcos A. Junghans

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Itajuba Limpa Sempre Linda

Durante o último mês de agosto e setembro a ACDI desenvolveu o Projeto Itajuba Limpa Sempre Linda, sob a coordenação do casal Marilise e Valfredo que, de forma exemplar, conduziram a empreitada convidando e envolvendo toda a comunidade de Itajuba e Barra Velha. No último sábado dia 17 culminou o projeto com uma grande ação integrada de limpeza do Rio Itajuba sob a coordenação do Oziel de Souza e sua equipe, que, numa ação inédita na nossa cidade, fizeram uma navegação descendo o Rio Itajuba até a sua foz, fazendo o recolhimento de todo o lixo das margens, presos nos galhos das árvores ribeirinhas e também do leito.
                                                          Equipe de Limpeza do Rio Itajuba-Canoagem

Dentro do leito do rio foram encontradas as coisas mais inexplicáveis, como: aparelhos eletrônicos, vasos sanitários e até uma máquina de lavar roupa, e infelizmente muito, mas muito lixo.










Foi flagrado o ato de moradores ribeirinhos despejando resíduos de construção civil e esgoto dentro do rio bem como inúmeras ligações irregulares que dioturnamente despejam efluentes nocivos que estão por "matar" o rio.
Urgentes medidas legais devem ser tomadas para que isso acabe, pois não é mais possível conviver e ser atingido por esgoto e lixo e não se tomar nenhuma atitude.

Também foi realizado no mesmo dia um mutirão de limpeza das praias de Itajuba, fato este que mobilizou exatos 99 voluntários.
                                                                     Equipe da Praia do Cerro

A Praia do Cerro, coordenada pelo casal Marcos e Marianne do grupo Viagemfamilia, contou com a ajuda 10 pessoas que se encarregaram de fazer a limpeza de uma área de aproximadamente 1(um) km de comprimento por 50 metros de largura entre o final da restinga e a linha d'água. Nesta praia o lixo coletado totalizou 234 kg com grande predominância de isopor e plásticos. Destaque também para o fato de muitas lâmpadas elétricas recolhidas e seringas e "cachimbos" utilizados no consumo de drogas. Este fato aponta para a constatação de que esta praia está sendo utilizada por consumidores de entorpecentes talvez determinado pela má iluminação e falta de fiscalização na orla.

                                                                                    










Muitos outros materiais também foram encontrados, como latas e embalagens em geral, pelo fato que é uma praia que possui muitos pontos comerciais na sua proximidade, evidenciando o descaso com o descarte correto do lixo.
Também foram encontrados alguns animais mortos na faixa de areia, não se constatando se morreram por ação humana ou por causas naturais, de qualquer forma, fica o registro de diversos peixes, aves e até uma
tartaruga encontrada morta.


                                                     
                                                




A Praia do Grant foi limpa pelos Bombeiros Voluntários, sob a coordenação da bombeira Marisete que, com a sua equipe, recolheu a quantidade de 113 kg de detritos com uma predominância de redes de pesca, cordas e isopor. Também foi constatado o despejo de óleo, provavelmente dos barcos de pesca que lá estão. Notou-se uma boa quantidade de roupas íntimas e preservativos entre as pedras desta praia, o que leva a constatação de que ela está sendo utilizada para encontros íntimos, talvez motivada pela pouca iluminação e fiscalização.

Na Praia de Pedras Brancas/Negras, coordenada pelo Elton Cunha, da Defesa Civil e pelo Soldado Idemar Trevisan, o seu grupo juntou a quantidade de 158 kg dos mais variados detritos e também foi a praia que registrou a maior quantidade de seringas descartáveis utilizadas no consumo de drogas evidenciando o uso da praia como ponto de reunião de grupos de consumidores de entorpecentes
                                                        Defesa Civil e Bombeiros Voluntários

Nesta praia não foi executada a limpeza de toda a extensão da mesma, pela sua grande área e relativamente pequena equipe que trabalhou bastante para dar conta do recado.

A Praia do Sol, que foi coordenada pelo Aroldo e Leandro do site PiresXicara, que junto com a sua equipe, recolheram a quantidade de 290 kg de lixo conseguindo, com isso, conquistar o triste troféu de: Praia Mais Suja. Parabéns à equipe que se esforçou e conseguiu limpar a sujeirada deixada pelos banhistas e surfistas desta praia que ainda não aprenderam a não deixar seus " rastros" provenientes na sua maioria de embalagens de alimentos, bebidas e lanches.

A conscientização dos frequentadores e sua atitude positiva em manter seu ambiente limpo é de suma importância para que estas lamentávis cenas não se repitam.

Ação de Limpeza das ruas
Junto com a limpeza das praias, foi executado um "pente fino" pela Av. Itajuba para o recolhimento de detritos e mais uma vez se constatou o descaso dos pedestres, motoristas e moradores que arremessam lixo e outros objetos nas vias públicas. Foi recolhido o montante de 168 kg de materiais diversos, com destaque a sacolas plásticas, embalagens de alimentos, placas e cartazes de propaganda de comércios, no trecho compreendido entre o Hotel Flamboyant e a divisa com o município de Piçarras. O trecho entre a Igreja Senhor Bom Jesus e Piçarras recebe destaque negativo pelo volume de 118 kg contra os 50 kg do outro trecho de quase mesmo tamanho.
              
O grupo de limpeza das ruas, coordenado pelo casal Marilise e Valfredo, contou com o apoio e escolta da Polícia Militar e também a participação da Fanfarra da Secretaria de Cultura de Barra Velha que acompanhou o grupo incentivando e chamando a atenção para a ação executada.

Destaque para o grupo de seleção e pesagem coordenada pelo Ulisses, da Plásticos Guerreiro que, com muito trabalho e bom humor junto com as outras equipes, carregaram os veículos gentilmente cedidos pela Auto Escola Flares para o transporte dos materiais para a reciclagem.

Todo o material reciclado será vendido e revertido em favor da Aapec-Barra Velha e na manutenção do projeto Itajuba Limpa Sempre Linda.



                                                  Equipe de Reciclagem com o Ulysses
                                               Carregando o caminhão ao lado do Rio Itajuba

Todos os dados estatísticos coletados durante a ação foram compilados e enviados para o Ocean Conservancy, entidade mundial que coordena as ações de limpeza de praias e oceanos, que com isso tem uma visão ampla da realidade ocorrente no nosso litoral. Para isso todas equipes preencheram planilhas padronizadas para reunir os dados de cada praia com amostragens pontuais de ocorrências e quantidades.



Separação e classificação dos resíduos
                                                        Preparação das planilhas de controle
O mutirão realizado foi de grande sucesso, pois o objetivo de limpar o Bairro de Itajuba e conscientizar seus moradores da necessidade de ter e manter bons hábitos de cidadania e organização foi atingido. Muitas manifestações de apoio da população em geral, apesar de ainda poucos se mobilizarem neste trabalho voluntário que ainda não é hábito na nossa sociedade. A esperança é que todos juntos, num futuro próximo, se juntem para o bem comum.

Um especial agradecimento a imprensa como os jornais O Correio do Litoral e Jornal do Comércio, e outros períódicos como a Revista Giro Urbano e também à Rádio Aquarela FM que sempre tem apoiado as boas iniciativas de nossa cidade e bairro.

Também os agradecimentos da ACDI à Auto Escola Flares, Guerreiro Plásticos, Panificadora Equipão, Sicoob, Pastéis do Renato e ao amigo Farofa que nos brindou, ao final, com um gostoso churrasco.

A todos que apoiaram e aprovaram a ação, juntem-se e vamos em união fazer algo que, além de trazer benefícios a todos, nos trazem a oportunidade de conhecer novos amigos e nos divertirmos.

Texto: Marcos A. Junghans
Fotos: Divulgação ACDI

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AGRADECIMENTO

QUEREMOS AGRADECER!
AOS PATROCINADORES, PARCEIROS, JORNALISTAS E VOLUNTÁRIOS.
O MUTIRÃO DE LIMPEZA "ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA" QUE TODOS FIZERAM NO DIA 17 TEVE UM EXCELENTE RESULTADO!
NUMA AÇÃO INÉDITA, REALIZADA APENAS COM PATROCÍNIOS E RECURSOS DA PRÓPRIA COMUNIDADE, QUASE 1,5 TONELADA DE LIXO FOI RECOLHIDA DAS PRAIAS, AV. ITAJUBA E RIO ITAJUBA.
AO LONGO DA SEMANA ENVIAREI MAIS FOTOS E DADOS.
UMA EVIDÊNCIA É MARCANTE: QUANDO UMA COMUNIDADE QUER, CONSEGUE TRANSFORMAR O SEU BAIRRO!
PARABÉNS A TODOS!
SE QUISEREM ACESSAR O SITE DO MAURO PODERÃO VER AS FOTOS DO EVENTO FEITAS POR ELE:
Marilise

Palestras Projeto Orla e Programa Blue Flag

Nesta semana dentro das atividades desenvolvidas pela ACDI, no Programa Itajuba Limpa Sempre Linda, aconteceram no Salão da Igreja do Bom Jesus no bairro Itajuba, duas interessantes palestras sobre um tema de cada vez maior relevância para nosso bairro, município e estado.





Vice-presidente da ACDI Marcos A. Junghans com Prof. Marcus Polette



A primeira palestra referiu-se a um correto manejo da orla costeira de nossa região, compreendida de aproximadamente 10 metros dentro da faixa da arrebentação ainda dentro da água, até a faixa imaginária de 50 a 200 metros abrangentes além da linha dágua em direção ao interior.



Palestra Prof. Marcus Polette-Projeto Orla



O Projeto Orla surge como uma ação inovadora do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente(MMA) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) buscando implementar uma política de harmonia que englobe práticas patrimoniais e ambientais no planejamento sustentável da zona costeira.
Este projeto foi criado com o objetivo de suprir a crescente falta de controle no manejo ambiental tanto erosivo quanto pela fragilidade do ecossistema, que está sendo seriamente afetado pelo crescimento desordenado das cidades litorâneas.
Cumpre citar que no ano de 2011, a área que faz parte deste projeto costeiro, ocupa apenas de 4 a 5 % do território brasileiro, mas possui uma população de quase 45 milhões de pessoas ocupantes desta estreita faixa territorial.
Todos os municípios interessados em aderir a este projeto podem adquirir sua ficha de inscrição pelo site: www.mma.gov.br/projetoorla e serão selecionados a aderir seguindo critérios de políticas estratégicas como turismo, transportes e desenvolvimento econômico, trazendo uma série de benefícios tanto a comunidade como ao poder público.
A palestra muito bem apresentada pelo nosso amigo Marcus Polette geógrafo e oceanógrafo, Prof. da Univali destacou a premente necessidade de implementar ações concretas para nortear o correto manejo e gerenciamento de nossa orla.










Sorteios dos prêmios do 3° Festival Gastronômico e Prato Comemorativo

Foi feito um breve intervalo para sorteio dos prêmios do 3° Festival Gastronômico de Barra Velha, sorteio este que contou com a participação do Prefeito Claudemir Matias. Também foi sorteado um prato comemorativo do Festival, que foi presenteado a Marina França.

Os ganhadores dos prêmios do Festival foram:
-Durval Schmitt de Barra Velha - Jantar ou almoço para duas pessoas em qualquer restaurante participante do festival.
-Adriana Fischer de Joinville-Um final de semana no Hotel Flamboyant para casal.
-Vitória Fagundes da Costa Lima de Maringá-Vale no valor de R$ 2.000,00 a ser utilizado em qualquer restaurante do festival.

Após as explicações do Prof. Polette, nossa outra convidada dessa noite foi a Coordenadora do Programa de Certificação das Praias - Bandeira Azul (Blue Flag), Leana Bernardi, que além de coordenar o referido programa, é a representante no Brasil do FEE (Foundation for Environmental Education)-Fundação para Educação Ambiental.



Palestra da Coordenadora do Programa Bandeira Azul- Leana Bernardi



O FEE coordena a cerificação das praias, marinas e outros organismos costeiros em todo o mundo, certificação essa que é dada a todos que se cadastrarem no programa e cumprirem as normas e requisitos de acessibilidade, balneabilidade, segurança, limpeza, equipamentos , enfim tudo que torne o local melhor, auto-sustentável e dentro de padrões pré-estabelecidos.















Qualquer informação adicional pode ser obtida nos sites : http://www.blueflag.org/ , http://www.fee-international.org/ , ou ainda pelo site do Instituto Ambiental Ratones (IAR) que com o trabalho da Leana e sua equipe coordenam o programa no Brasil- http://www.iarbrasil.org.br/ .

Fomos brindados nesta noite pelas importantes informações da Leana Bernardi e do Marcus Polette que aqui vieram a convite do Grupo VIAGEMFAMILIA e apoio do Restaurante TUDO ALLES BLAU e da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba). Contamos com a presença bem significativa de autoridades, destacando-se o Pref. Claudemir Matias, Secretária Adjunta de Educação Valéria Bernardon, Diretor da Fundação de Cultura José Carlos Fagundes, Diretor da Fundema Oestes Rebelo, Secretária de Administração Maria de Lourdes, Secretaria de Turismo, Thiago e Fernanda , comandante da PM Major Puttkammer entre outros, bem como a imprensa, representantes de outras associações de moradores e comunidade em geral.
Jantar no Restaurante Tudo Alles Blau com ACDI e Blue Flag

Muito importante o engajamento de todos nestas ações que com toda certeza irão melhorar as condições de nosso município e meio ambiente em geral, trazendo valorização tanto financeira quanto de qualidade de vida.

Texto e fotos: Marcos A. Junghans

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia Mundial de Limpeza das Praias


Comunidade de Itajuba, em Barra Velha (SC), se mobiliza para o Dia Mundial de Limpeza das Praias
No próximo sábado, dia 17, voluntários fazem ação para limpar rio, praias e ruas do bairro. O valor arrecadado com a venda do lixo vai para entidade de apoio a pessoas com câncer
No próximo sábado, dia 17 de setembro, a partir das 9h, voluntários se reúnem em Barra Velha, no bairro Itajuba, para promover a limpeza do rio, das praias do Cerro, do Grant, Pedras Brancas e Negras e Praia do Sol e das principais ruas. A ação é uma iniciativa inédita no local e conta com o apoio da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, Bombeiros Voluntários, Bombeiros Mirins da Polícia Militar, Defesa Civil e Equipe de Canoagem de Barra Velha, além de comerciantes da cidade.
Além de limpar as praias, ruas e o rio, a ação, denominada Itajuba Limpa, Sempre Linda, também tem um aspecto social importante. “Metade da renda obtida com a comercialização dos materiais coletados será revertida para a Associação de Assistência aos Portadores e Ex-Portadores de Câncer de Barra Velha (AAPEC). Os outros 50% serão revertidos para a manutenção das lixeiras instaladas no bairro e realização de novas ações como esta”, explica a idealizadora do evento, Marilise Klaus Einsfeldt.
O resultado do trabalho será enviado para relatório da Ocean Conservancy - entidade internacional de proteção e limpeza dos oceanos. As informações serão somadas às das ações em Criciúma, Laguna, Imbituba, Garopaba, Florianópolis e Porto Belo, dando assim, um panorama estadual de participação no Dia Mundial de Limpeza das Praias.
Coleta de materiais eletro-eletrônicos
Outra ação importante será feita das 9h às 15h ao lado da Ponte Itajuba: a coleta de materiais eletro-eletrônicos inutilizados como pilhas, baterias, celulares, televisões etc.
Assim, os materiais coletados serão separados e encaminhados para reciclagem. O que não puder ser aproveitado será recolhido pela companhia coletora de lixo da cidade”, conta o empresário da Guerreiro Plásticos, Ulisses Donizete, que é voluntário na ação e recebeu grupos de estudantes em visita técnica na empresa, para que eles conhecessem os processos de reciclagem aplicados no local.
Conscientização
As atividades da ação Itajuba Limpa, Sempre Linda começaram em agosto com a conscientização da comunidade por meio de palestras sobre cuidados com o meio ambiente, reciclagem de lixo, cuidados no trânsito, com a natureza e limpeza das praias e rios. Alunos de 12 a 15 anos da Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas participaram do Concurso de Frases que ilustram placas de conscientização a serem instaladas no bairro na próxima semana.
SERVIÇOS
O quê? Ação de limpeza em Itajuba (Barra Velha) - rio Itajuba, avenida e praias do Cerro, do Grant, Pedras Brancas e Negras e Praia do Sol.
Quando? 17 de setembro, a partir das 9h
O quê? Coleta de materiais eletro-eletrônicos inutilizados
Quando? 17 de setembro, das 9h às 16h
Onde? ao lado da Ponte Itajuba, em Barra Velha
· Marilise Klaus Einsfeldt – Consultora de Responsabilidade Social e idealizadora do evento- marilise.lauster@gmail.com (fones - 3456-5060 /9984 4862 / 9967 5121).
· Ulisses Donizette - empresário da Guerreiro Plásticos - coordenador da triagem/pesagem/classificação do lixo recolhido nos dias 10 e 17/09 (ele tem ideias interessantes sobre coleta de lixo eletrônico) - comercial@guerreiroplasticos.com.br - (fone - 8498-2980).
· Osiel de Souza, membro da equipe de canoagem de Barra Velha, que coordena a coleta no dia 10 de set. - osieldesouza@terra.com.br - (fone - 9141 2671).


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PONTO DE COLETA DE LIXO

Vejam o que pode ser levado até o Ponto de Coleta ( Ao lado da Ponte do Grant).
Separem o "Lixo que não é lixo" em suas casas.
Levem para o Ponto de Coleta, dia 17, sábado.
DIVULGUEM para seus amigos!
"ITAJUBA LIMPA SEMPRE LEINDA"

domingo, 11 de setembro de 2011

Campeonato de Pesca em Itajuba-Barra Velha-SC.


Domingo de sol, temperatura de 25°C , mar agitado, vento terral  e uma grande quantidade de pescadores vindos de diversos estados do Brasil entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina,   estavam competindo na praia de Itajuba-Cerro, para ver quem conseguiria pescar a maior quantidade e o maior espécime de peixe.
Esta competição acontece em diversas praias do Brasil, sempre muito bem estruturada e cuidada por Clubes de Pesca e também da Federação Nacional de Pesca Esportiva.

Estrutura de Apoio do Campeonato de Pesca

Neste mês de setembro ela aconteceu em Barra Velha-Itajuba-SC. sob a coordenação do Joinville Clube de Pesca sob a presidência do Rodrigo que nos forneceu algumas interessantes e importantes informações a respeito dessa atividade que é de interesse de muita gente.


Documentação para participar do Campeonato
 Todas as ações nestas competições são regulamentadas e rigorosamente observadas, deste a solicitação de licença ambiental para a utilização temporária da orla marítima, cadastramento de todos os integrantes, recomendações de limpeza ambiental e respeito com o meio ambiente, até também o destino final de todo o pescado. Neste ano tudo que foi pescado e após ter sido devidamente pesado, medido e catalogado, será destinado a instituições de caridade na cidade de Joinville.


"Staff" realizando estatísticas e documentações
 Participam desta competição aproximadamente 45 duplas totalizando 90 competidores, que através de sorteio pescam na modalidade de arremesso dentro de áreas-piquetes pré-delimitados. Esta competição é dividida em em duas etapas de 2 horas em cada piquete, e após este tempo, cada dupla se desloca 15 piquetes para mais uma etapa de duas horas com um intervalo de 20 minutos entre elas para deslocamento e rearranjamento da "tralha" de pesca.


Á esquerda  Rodrigo, Pres. do Joinville Clube de Pesca, Dionísio e  Marcelo Koche
 O Campeonato está sendo apoiado e incentivado pela Prefeitura de Barra Velha e pela ACDI-Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba, pois ela tem além do objetivo de reunir a família e amigos em torno dessa terapia e diversão que é a pesca, também divulga bons hábitos de cidadania, organização e principalmente de respeito ao meio ambiente, visto que os próprios pescadores participantes coletam o lixo do entorno onde estão, dando um ótimo exemplo a ser seguido.

Pescadores"arremessando".
Textos e fotos: Marcos A. Junghans

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

15ª FESTA NACIONAL DO PIRÃO


"Mascotes da Festa do Pirão com a Realeza"

Nesta quinta-feira, dia 8/09/2011 às 19:00h na nossa cidade de Barra Velha, aconteceu a cerimônia de abertura da 15ª Festa Nacional do Pirão.
O evento aconteceu na área anexa ao Ginásio de Esportes de Barra Velha, com estrutura toda coberta pois as chuvas não pararam nos últimos dias, nem mesmo durante a cerimônia de abertura comandada pelo Diretor de Planejamento Turístico Cristiano Zonta.


Público presente



Autoridades



Diretoria da ACDI
 Iniciou-se a festa com a execução do Hino de Barra Velha interpretado por Douglas Rosa, a apresentação das princesas e da rainha, e foram chamados a frente do público presente todas as autoridades presentes a solenidade.


Entre as autoridades destaque para o Prefeito Claudemir Matias, secretários municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e também representantes do Gov. Raimundo Colombo e do Sen. Luis Henrique.
Durante a sua fala o Pref. Matias lembrou detalhes sobre as origens da festa e também destacou o trabalho da Fundação Municipal de Turismo e Diretoria de Turismo da cidade. Também lamentou o mau tempo que acabou levando ao cancelamento da apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Citou que por este motivo a festa será estendida mais um dia, encerrando então na segunda-feira dia 12/09/2011 com um show da dupla Gean e Giovani.

Apresentação do Grupo Alma Açoriana

Continuando com a abertura, em seguida apresentou-se o Grupo Cultural Alma Açoriana com danças típicas da etnia portuguesa muito bem interpretadas pelos seus integrantes, intercalando-se com as belas apresentações das bailarinas da Academia de Dança Camila Lorenzetti, que com muita graça, ritmo e harmonia encantaram os presentes.

  
                                                           Academia Camila Lorenzetti   
                                                                  
Após declarada aberta a 15ª Festa Nacional do Pirão, a cantora Giza Carla e o Conjunto G4 fizeram a sua apresentação acompanhando o bom público presente com suas interpretações diversas com destaque para a música gaucha.


Grupo G4
 A área da festa possui muitas opções de alimentação com destaque para o pirão, acompanhado de diversos sabores como churrasco, camarão, linguiça entre outros. Chamou a atenção positivamente, a limpeza e cuidado com o recolhimento do lixo produzido pelos frequentadores, e atenção do pessoal envolvido na limpeza do recinto.


Também está presente à festa, área dentro do Ginásio de Esportes, onde estão expostas fotografias e registros históricos antigos de nossa cidade, material organizado e montado pelo Diretor da Fundação Cultural, José Carlos Fagundes(Cacá).


                                               Artista plástico Pataxó com os seus trabalhos.
 Neste mesmo espaço está a trabalhar e expor suas obras o artista plástico e escultor Pataxó, que com muita habilidade e criatividade cria esculturas e trabalhos com pedaços de madeira. Belos trabalhos que podem e devem ser apreciados e valorizados pelos visitantes.



Também presentes a festa um bom parque de diversões com muitos brinquedos e diversões para todas as idades. Trabalhos de artesanato e outros pequenos comércios vendem seus produtos a bons preços.

No sábado a noite, também aconteceu o tradicional concurso de comedor de pirão, Essa competição é realizada todos os anos e oferece diversos prêmios para a pessoa que conseguir preparar e comer todo o pirão que o deve ser feito na hora e pelo próprio competidor, sem que ele possa encostar as mãos no prato. Todos os competidores conseguiram consumir seu pirão em menos de um minuto, e o vencedor, do município de Piçarras, "devorou" o seu em poucos segundos após literalmente raspar o prato.

Preparando o Pirão

"Devorando" o pirão

"Rei" do Pirão com a Rainha e as Princesas da Festa Nacional do Pirão



Apresentação do Boi de Mamão
 Texto, vídeo e fotos: Marcos A. Junghans