Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REUNIÃO DA ACDI DIA 05/09 - VOCÊ ESTÁ CONVIDADO (A)

Caros associados e amigos de Itajuba,
quero convidar todos (as) para mais uma reunião ordinária mensal da Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI).
A reunião acontecerá segunda-feira, dia 05 de Setembro 2011, às 18h30min, na sede da ACDI, Avenida Itajuba, 813 - fundos.
Att.
Norbert A. Dohnau
Presidente da ACDI

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Frases Escolhidas pela Comissão e pelos patrocinadores das Placas:




Parabéns aos autores!
       

Nosso bairro é cidadão                                          
Não se joga lixo no chão!
(Evellyn Trindade Shadeck )                                       

Praia: Você pode usar
Mas limpe o que sujar!
(Maria Heloísa dos Santos Hillesheim)


Preserve a Barrinha
Para seus netos comerem tainha
(Afonso Marcos da Costa)

Bem vindo a Itajuba.
Não deixe lixo,
Deixe uma boa impressão.
(Jéssica Serafim)

Preserve o meio ambiente,
Com sua ajuda Itajuba segue em frente!
(Bruna Gonçalves Amorim e Edna Alves)


Itajuba limpa significa uma vida melhor!
(Gabrielle Philippsen Vanzuita)

Preservar a natureza é cuidar do futuro.
Cuide!
(Larissa Aparecida Machado)

Preserve as praias,
Preserve a vida!
(Isadora Lima e Silva)

Preserve o mar
Para poder nadar.
(Inaê Climaco Martins)

Para mudar o mundo comece por você mesmo!
 (Carlos Eduardo Martins)

Proteja o meio ambiente
Lixo na lixeira acaba com a sujeira!
(Adriano Silva e Lucas Nascimento)

Preservar a natureza é preservar a Vida!
(Giulia Fachini)

Destrua as ondas
Não as praias!
(Karolaim Rodrigues)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Itajuba limpa sempre linda - AGRADECE

Agradecimentos especiais a alguns patrocinadores que nos ajudam a dar continuidade neste projeto, em Itajuba!
Muito Obrigada a:
Sandra Calçados, Sr. Ingo Dohler; Supermercados Linomar; Recicle; Pódio Comunicação Visual; Allan Braga; Osiel de Souza Pereira e Guerreiro Plásticos.
Queremos agradecer, em especial, ao Banco SICOOB de Barra Velha, pela doação de 150 Camisetas para uso das equipes de limpeza do rio, das ruas e das praias de Itajuba.
Estas camisetas, impressas com a logomarca do evento "Itajuba limpa sempre linda", também tem como apoiadores de patrocínio as empresas:Farmácia UNIÃO; GUERREIRO Plásticos; Auto Escola FLARES; PIRES & XÍCARA vendas por internet; e DINAMIC.
Muito obrigada a todos!
Marilise
Coordenação

domingo, 28 de agosto de 2011

Oficina de Manejo do Parque Natural Municipal do Peabiru

Neste sábado, dia 27/08/2011,  aconteceu a 3ª e última Oficina do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Peabiru.
Estas Oficinas tem como objetivo preparar e formatar as diretrizes principais que serão aplicadas no manejo e gestão da implantação do  Parque do Peabiru, localizado em Barra Velha, localizado entre a Quinta dos Açorianos, a Vila Nova e perto da Lagoa de Barra Velha.
Esta oficina aconteceu na Câmara Municipal, com início às 9h e término às 13h e contou com a coordenação da empresa OAP, que está a frente dos trabalhos juntamente com a Fundema, sociedade civil organizada como Associações de bairros, órgãos governamentais, imprensa e a sociedade como um todo.

Na abertura dos trabalhos, o diretor da Fundema, Orestes Rebello, apresentou aos integrantes da oficina, a prestação de contas referente aos valores recebidos e utilizados pelo e para a criação do Parque.
Nesta ocasião, foi informado o valor de R$ 2.214.254,72  que foi recebido pelas medidas de compensação ambiental referentes a instalação da Cebrace Cristais Planos em Barra Velha, na data de 31/01/2008.  Diversos gastos se fizeram necessários até então para as desapropriações, delimitação e manutenção do citado parque, restando valores a serem aplicados na instalação e manutenção de equipamentos e outros investimentos que se façam necessários a correta administração deste bem natural.

Em seguida, o diretor da Fundação de Cultura José Carlos Fagundes(Cacá) fez uma breve e interessante explanação sobre o antigo cemitério da cidade localizado bem a nordeste do parque, às margens da Lagoa, vindo brevemente a se tornar uma parte integrante da área a ser englobada pelo mesmo. Este cemitério, segundo pesquisas e informações do Cacá, teve sua origem ainda no século XVIII, vindo a ser oficialmente desativado no ano de 1929, quando da inauguração do novo Cemitério Municipal, localizado do centro da cidade. Apesar disso, tem-se registros do acontecimento de sepultamentos neste cemitério antigo até o ano de 1938.

Continuando os trabalhos, o arquiteto/urbanista Carlos Henrique, passou a relatar o resumo das atividades executadas nas últimas oficinas realizadas em abril e julho, e também foram feitas as indicações para o Comitê Gestor do parque.  Este comitê é composto por integrantes participantes das oficinas anteriores e órgãos públicos numa gestão compartilhada e igualitária. O Comitê Gestor será o responsável por toda e qualquer ação que será tomada no parque e será soberana nesta administração.

Foi relatado aos participantes que o próximo procedimento será o encaminhamento de todas as propostas e planejamentos a uma audiência pública que acontecerá provávelmente no mês de outubro próximo. Nesta audiência, serão apresentados os integrantes do Comitê bem como todas as ações que se pretendem aplicar no parque.

A ACDI agradece a Fundema pela transparência nas ações relacionadas com a implantação do Parque do Peabiru, bem como a todos os integrantes das oficinas de manejo que estiveram presentes como imprensa, associações, entidades e demais pessoas interessadas neste importante evento de criação do primeiro parque municipal de Barra Velha.

Foi sentida a falta de presença de representantes de diversos órgãos governamentais, do poder legislativo de de "ONG's" e diversos outros segmentos da sociedade neste importante acontecimento que é a criação de uma reserva ecológica municipal. Todos serão afetados de forma positiva quando desta implantação, mas notamos ainda uma falta de maturidade da cidade como um todo para estas questões tão importantes para o futuro de Barra Velha.

Texto e fotos Marcos A. Junghans

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Itajuba Limpa sempre linda - Participe você também

Bom dia a todos!
Temos feito várias reuniões, geralmente em nossa casa.
Sentimos grande alegria em receber as pessoas que aceitam o convite para participar do evento "Itajuba limpa sempre linda".
Todos são muito prestativos e comprometidos com os benefícios ao nosso bairro.
Muito obrigada!!
Certamente ainda teremos o envolvimento de muitas outras pessoas, mas hoje desejo enviar o nosso agradececimento a cada uma destas pessoas que tem colaborado:
Aroldo e Leandro Pires ( Pires e Xícara); Monica e Ulisses Donizette ( Guerreiro Plásticos); Janaína e Osiel Souza ( Equipe de Canoagem);Allan Braga ( Vice presidente da Associação Praia de Itajuba);Major Hélio Puttkammer(Polícia Militar); Marcelo Koche (Assessor do Prefeito de Barra Velha); Comandante Claudinei Vargas(Bombeiro Voluntário); Elton Cunha ( Defesa Civil); Rosi Ana Stopa e Carlyle Pereira( Bióloga e Escritor); Reginaldo Pereira ( P.M. Montada Cavalaria de Joinville); Marisete Mentz (Bombeira Voluntaria); Marcos e Marianne Junghans-VIAGEMFAMILIA-( Vice presidente da Associação Comunitária para Desenvolvimento de Itajuba e Professora da Escola Básica Manoel A. Freitas); Heidi e Vitória Walleth ( Empresária representando Parada Ferret's e sua filha); Fred William Lessmann ( Nestor Imóveis-representando lojistas da Av. Itajuba); Nair Moser e Alair Maiochi ( representando moradores de Itajuba); Sargento Gabriel ( PROERD-Polícia Militar);Marileni Cunha ( Mercado Irmãos Coelho -Representando lojistas da Rua José Quintino).
Muito Obrigada,continuamos contando com todos, pois o trabalho segue em frente!
Abraços,
Valfredo e Marilise

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DESCARTE DE LÂMPADAS

Todos os tipos de lâmpadas fluorescentes podem ser entregues na INSTALADORA GDS
Leve as suas lâmpadas para que seja feito o descarte correto e não poluírem o meio ambiente!!
A Instaladora GDS fica na Avenida Itajuba.
Contato com Gilberto: Fone 8889 3005
Cordialmente,
Marilise e Valfredo
Você sabia?
Prefeitura de Gramado promove descarte ecológico de 10 mil lâmpadas
A Prefeitura de Gramado (RS) realizou o descarte ecológico de 10 mil lâmpadas fluorescentes usadas. Cerca de seis mil unidades são provenientes de órgãos e secretarias da administração municipal. Outras quatro mil unidades são lâmpadas de uso doméstico, entregues pela população.
No dia 29 de julho, as lâmpadas foram encaminhadas à Apliquim Brasil Recicle, para descontaminação e reciclagem. A partir da coleta, as lâmpadas são processadas, visando a retenção e recuperação do mercúrio, um metal tóxico presente nesse tipo de produto que, quando liberado no meio ambiente, pode causar danos à saúde das pessoas e poluir a natureza. Programa Recicla Lâmpada resulta na coleta de 15 mil lâmpadas
Lançado em junho, o Programa “Recicla Lâmpada – Lâmpada no lixo nunca mais” já possibilitou a coleta de 15 mil unidades do resíduo em Caxias do Sul (RS). Entregues por consumidores às lojas credenciadas no programa, as lâmpadas coletadas são descartadas de forma ecológica, através dos processos de descontaminação e reciclagem.

O Recicla Lâmpada é uma iniciativa da Acomac, com apoio da Apliquim Brasil Recicle. O presidente da Acomac, Luiz Vargas, diz que a entidade está incentivando todas as lojas associadas a se credenciarem no programa, com o objetivo de ampliar os pontos de coleta no município. “Além disso, a adesão da sociedade é fundamental. Todas as pessoas devem participar do programa, procurando as lojas licenciadas para fazer o descarte correto das lâmpadas”, afirma.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Divulgando Barra Velha-SC


                                                          Entrada da Adventure Sports Fair - SP.

Neste último final de semana nós, do Viagemfamilia, estivemos participando de mais uma edição da ADVENTURE SPORTS FAIR (Feira de Esportes de Aventura), em São Paulo.
Lá estivemos para visitar, conhecer novidades e também divulgar nossa cidade de Barra Velha, que anda tão mal representada e esquecida.
                                                Stand de Santa Catarina com material de Barra Velha.














                                     Público examinando o material de divulgação de Barra Velha

Como viajantes, sempre nos perguntam onde fica Barra Velha, e sempre temos que empreender uma longa explicação para esclarecimentos. Por este motivo temos até então confeccionado materiais e adesivos de Barra Velha para a divulgação nos mais diversos destinos aonde vamos.
Desta vez, primeira vez, conseguimos algum material (folders, mapas e livretos) com a Fundação de Turismo de Barra Velha, através da Heleni Rosa que mostrou interesse em continuar e talvez firmar uma parceria para a melhor divulgação de nossa cidade. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e curiosidade dos visitantes na Adventure Fair pelos materiais e por conhecer uma outra cidade diferente das sempre habituais com Bal. Camboriú, Blumenau entre outras.
                                             Com nossos amigos da Secretaria de Turismo de Itajaí

Estamos já há alguns anos divulgando extraoficialmente a cidade de Barra Velha, tanto no nosso site/blog quanto pessoalmente . Essa divulgação fazemos explicando nossa cultura, pontos turísticos e outras atrações que nossa cidade tem como festas e festivais, pois tudo isso atrai turistas e visitantes e consequentemente incrementa a economia local.

Para maiores informações, acesse nosso site http://www.viagemfamilia.com/ e além das outras postagens, veja a postagem "Barra Velha-SC Ninho dos Garças"


Educar a população a destinar corretamente seu lixo é a melhor solução.

Boa tarde a todos!

Agradecemos a contribuição do diretor da Guerreiro Plásticos,Ulisses Donizette, que nos envia estas informações sobre Sacolas Plásticas:


O ideal, segundo o diretor da empresa do ramo plástico, seria optar pelos “três erres” – reduzir, reutilizar e reciclar"
Podemos reduzir o consumo de sacolinhas plásticas oferecidas pelos supermercados levando de casa a nossa própria sacola retornável!
Um segundo ponto – a reutilização – de fato já vem sendo bastante praticado pelo consumidor final. Podemos reutilizam a sacola plástica de supermercado como saco de lixo.
Em relação à reciclagem é necessária a implantação de programas de coleta seletiva por parte do poder público em todo o País.

Educar a população a destinar corretamente seu lixo é a melhor solução.
Obrigada pela contribuição ao Boletim "Boas Iniciativas"!!
Marilise
"Itajuba Limpa Sempre Linda"

Conforme informação o secretário do meio ambiente, Valcirlei Gonçalves da Silva, aponta que o agravante é a forma com que a sacolinha tem sido descartada no ambiente pela população. “As pessoas as jogam nos rios, por exemplo. Assim, essas embalagens acabam servindo de alimento para peixes, que morrem ao ingerir o plástico”, indica.


Programação Itajuba limpa sempre linda

                        PROGRAMAÇÃO "Itajuba limpa sempre linda"



Dia 15 de agosto - Reunião para a escolha das 15 frases; criadas por alunos da Escola Básica Manoel Freitas; e que serão pintadas nas placas.
                             Escolha dos 06 desenhos e 06 frases que irão compôr a Cartilha do Cidadão de Itajuba.



Dia 16 de setembro  - Palestras "Projeto ORLA"  da UNIVALI com o Prof. Marcus Poletti  e
                                             "Programa BLUE FLAG" (Bandeira Azul) com Leana Bernardi
Local: Salão da Igreja Senhor Bom Jesus
Horário 19 h
A entrada é FRANCA. Todos estão convidados!


Entre os dias 16 a 30 de setembro:

Ciclo de Palestras na Escola Básica Manoel A. de Freitas


Dia 04 de setembro: Desfile pelo Dia da Pátria

                                Local: Itajuba

                                Horário: 15 h

                                Proposta: Equipe de alunos com Faixa Itajuba Limpa Sempre Linda. Voluntários são bem vindos.


Semana de 05 a 09 de setembro: Divulgação na Mídia
Release para imprensa
Convite para TVs e Rádios

Dia 10 de setembro- Limpeza do Rio Itajuba - Saída às 09 h - Ponte do Rio Itajuba

Voluntários podem entrar em contato com o coordenador Osiel: 9141 2671


Dia 10 de setembro - Limpeza das Ruas
Horário: 08h30min - Saída no Ponto de encontro na Av. Itajuba, (será comunicado o local)

Voluntários podem entrar em contato com coordenadores Valfredo e Marilise: 9967 5121



Dia 10 de setembro:

Nas duas ruas principais do Bairro,

Distribuição de Sacolinhas para Lixinho do Carro
Distribuição da Cartilha do Cidadão



 Dia 10 de setembro:

Coleta de Lixo Eletrônico:

Local: Ao lado da Ponte -Itajuba
Horário: das 09:00 as 16:00h
(Caso esteja chovendo, as atividades serão transferidas para dia 17)


Dia 16 de SETEMBRO - Palestras "Projeto ORLA" da UNIVALI com o Prof. Marcus Poletti e
"Programa BLUE FLAG" (Bandeira Azul) com Leana Bernardi
Local: Salão da Igreja Senhor Bom Jesus
Horário 19 h
A entrada é FRANCA. Todos estão convidados!

Entre os dias 12 a 16:
Colocação de Lixeiras e Placas

Entre dias 13 a 16: Divulgação na Mídia
Release para imprensa
Convite para TVs e Rádios

Dia 17 de setembro- Limpeza das Praias
Horário: 09 h saída do ponto de encontro na Praia do Cerro
Horário:  09 h  saída do ponto de encontro na Praia da Grant

Horário  09 h  saída do ponto de encontro na Praia Pedras Brancas e Negras

Horário  09 h  saída do ponto de encontro na Praia do Sol 

Voluntários: em breve divulgaremos os coordenadores e telefones de contato


Dia 17 de setembro:

Coleta de Lixo Eletrônico:

Local: Ao lado da Ponte -Itajuba
Horário: das 09 h às 16 h

Nos dias 10 e 17 de setembro:

Coleta e triagem do lixo recolhido ( pesagem, classificação, etc..) e venda do lixo reciclável - responsabilidade de GUERREIRO PLÁSTICOS

Coleta do lixo excedente pela RECICLE


De 20 a 25 de setembro:
Prestação de Contas e Auditoria
Divulgação na imprensa

Prato Comemorativo 3º Festival Gastronômico

Terça-feira, dia 16 de Agosto 2011, foi feita a primeira entrega de um prato
comemorativo do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha para a cliente Karin
Singedong de Barra Velha. A Mama Karin, com ela é mais conhecida, foi a
primeira cliente que degustou em quatros diferentes estabelecimentos, que
participam do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha, o prato oferecido e
conseguiu colecionar quatros diferentes carimbos no livreto. Como foi
divulgado, com quatro diferentes carimbos no livreto do 3º Festival
Gastronômico de Barra Velha, o cliente ganha, como presente, um prato
comemorativo do Festival para colecionar. Estes pratos comemorativos são
feitos pela Oxford Porcelana, de São Bento do Sul, e mostram, além da
logomarca do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha, todas as logomarcas
dos estabelecimentos participantes e as logomarcas dos patrocinadores máster
que são, ALMEIDA Construtora e Incorporadora de Barra Velha, MIOLO Wine
Group de Bento Gonçalves, OXFORD Porcelanas de São Bento do Sul e CHF
Construtora de Joinville.
Colaboração: Norbert A. Dohnau

Posse do Prefeito Claudemir Matias

Posse do Prefeito Claudemir Matias - 16 de agosto de 2011

Na noite de terça-feira, dia 16 de agosto de 2011, às 19 h, ocorreu a posse definitiva do Prefeito em exercício Claudemir Matias Francisco, na Câmara Municipal de Barra Velha.

O até então prefeito em exercício foi empossado definitivamente após a sessão de cassação (impeachment)do mandato do Pref. Samir Mattar, ocorrida na última sexta-feira, dia 12 de agosto de 2011. Durante essa sessão extraordinária da Câmara Municipal, foram lidas mais de 800 páginas de documentos relativos a denúncias e possíveis desvios de conduta e de verbas públicas atribuídos ao agora ex-prefeito Mattar, numa das mais longas sessões que já ocorreram na cidade de Barra Velha.
A referida sessão iniciou-se às 18 h do dia 12 e encerrou-se perto das 03 h da madrugada do dia 13, quando foi feita a votação a favor da cassação. Foram no total 9 votos, sendo 7 a favor, 1 contra e uma abstenção.

Durante a sessão de posse do novo prefeito, todos os vereadores fizeram uso da palavra, e mesmo o único vereador que na cassação do ex-prefeito apoiou-o, desta vez teceu elogios e apoios a Claudemir Matias.
Os vereadores Narciso, Jair, Tinho, as vereadoras Oléas e Sandra e também finalmente os vereadores Douglas,  Maneca e Cesar, bem como o Presidente da Câmara, Nivaldo, declararam apoio às boas ações do então Prefeito Claudemir Matias, declarando-se favoráveis e à disposição para ajudar na boa condução da cidade.


O Prefeito empossado, Matias, discursou para os vereadores e uma plateia de cidadãos e representantes da sociedade organizada, como associações de bairros e imprensa em geral, conclamando a todos união para uma Barra Velha melhor, mais limpa, justa e correta.  Todos apoiaram e elogiaram as palavras e atitudes até então do prefeito , pois fica claro que a sociedade não mais suporta desmandos e má administração, chegando ao acordo de que precisamos todos mudar e divulgar a partir de agora o bom nome de Barra Velha.

Nós da ACDI (Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba) também estivemos presentes para apoiar e também deixar claro que esta Associação está sempre voltada para a melhoria do bairro e da cidade, de forma correta, idônea e transparente.
Parabéns ao novo Prefeito e Secretariado bem como a todos que na prefeitura trabalham para e por uma Barra Velha melhor, justa, limpa e transparente.


Texto e fotos por Marcos A. Junghans

terça-feira, 16 de agosto de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

02/01/1963  -   15/08/2011

                       Nota de Falecimento de nossa Amiga Paula Scherner Rodrigues.


Barra Velha perdeu ontem (dia 15 de agosto pela manhã) uma das suas chefs de cozinha de padrão internacional mais conhecidas da região. Paula Scherner Rodrigues, a "Paulinha do Siri", faleceu em Joinville após lutar cerca de um ano contra um câncer que se apresentou devastador em seu organismo.

Paulinha, gaúcha, radicou-se em Barra Velha em meados dos anos 80, e juntamente com o marido, Valdecir Vesterlon, criou inicialmente o Siri Bar, na avenida Beira-mar, um dos primeiros estabelecimentos gastronômicos a integrarem o conceituado "Guia Quatro Rodas". Em seguida, o empreendimento sofisticou-se e transformou-se no Siri Restaurante, instalado na Avenida Santa Catarina.

Ela era uma das mais ativas voluntárias de obras assistenciais do município - colaborou com a Associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, do Morro do Colchão, no bairro São Cristóvão, e com a Associação de Proteção ao Portador e Ex-portador de Câncer, a AAPEC, além de colaborar ainda com o Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Barra Velha, e com o Lar Espírita Maria de Nazareth, de Araquari. 

Em 2009, juntamente com diversos restaurantes barra-velhenses, atuou na criação do Festival de Gastronomia de Barra Velha, evento que se solidificou e está em sua terceira edição no município, sempre no mês de agosto. Em 2010, Paulinha instalou na cidade a primeira cozinha experimental, dentro da programação do festival.

A cozinha, com aulas gratuitas na Praça Lauro Carneiro de Loyola e presença de chefs renomados durante 30 dias - inclusive recordistas do Guiness Book - foi elogiada e teve mais de 260 participantes. Neste ano, já se tratando da doença, Paulinha não teve como repetir o projeto. O festival segue até dia 31 em Barra Velha.

O velório de Paulinha aconteceu até 18h na Capela Mortuária Frei Libório Schmidt, anexa ao cemitério central, e em seguida seu corpo seguiu para a cidade de Caxias do Sul, RS, onde ela será sepultada.

Paulinha, como era conhecida pelos amigos deixa muita saudade pois era uma pessoa marcante e ativa, muito interessada nessa nossa Barra Velha que tanto amava e escolheu para viver.  Nossas sinceras condolências a familia.
                                                     Diretoria da ACDI.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diretoria e Conselho Fiscal da ACDI eleita em 1/8/11


Ø  Diretoria e Conselho Fiscal:

§  Presidente: Norbert Anton Dohnau

§  Vice-Presidente: Marcos Andreas Junghans

§  1ª Secretária: Marianne Kollarz Junghans

§  2ª Secretária: Rafaela Aline Machado

§  1º Tesoureiro: Mário Graniel Ferraz

§  2º Tesoureiro: Marcelo Köche

§  1ª Conselheira Fiscal: Andréia Fernandes

§  2º Conselheiro Fiscal: Valfredo Einsfeldt

§  Assessoria de Imprensa: Marcos Andreas Junghans

Ø  Outros cargos:

§  1ª Delegada de Habitação: Rafaela Aline Machado

§  2ª Delegada de Habitação: Marilise Einsfeldt

§  1º Conselheiro do COMDI: Rubens Schroeder

§  2ª Conselheira do COMDI: Célia Schroeder

§  1º Conselheiro do COMDICA: Norbert A. Dohnau

§  2º Conselheiro do COMDICA: Mário Graniel Ferraz

§  1º Atendente da Sala: Horst Baumgarten

§  2ª Atendente da sala: Rafaela Aline Machado

§  Diretora do Núcleo de Artesãos: Andréia Fernandes

§  Diretor do Núcleo de Gastronomia: Norbert Anton Dohnau

§  Diretora do Projeto Itjauba Limpa sempre Linda: Marilise Einsfeldt

§  Coordenadoras do Grupo de Crochê: Terezinha Bitencourt e Sandra Regina Pereira

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REAPROVEITANDO ÓLEO DE COZINHA

Hoje contaremos outra boa iniciativa do Bairro Itajuba:
A ACDI recebe ÓLEO DE COZINHA USADO.
É aconselhável levar o óleo dentro de embalagem pet fechada e entregar na sede da ACDI ( na Av. Itajuba, atras da Academia Top Fitness), no período da tarde, das 13h30min às 17 horas.
Todo óleo coletado é acondicionado em tonéis e entregue para uma equipe que o reutiliza para confecção de sabão.
Você sabia?
Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:
-permanece retido no encanamento causando entupimento e quando se usa produtos químicos tóxicos para solucionar o problema causamos mais danos ao meio ambiente
-se o óleo for jogado nas encostas acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos aos rios e ao mar
- se ficar no solo, impermeabiliza-o contribuindo com enchentes ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Reaproveitar óleo de cozinha usado e também uma forma de preservar o meio ambiente!
Vamos preservar a NATUREZA e cuidar do nosso BAIRRO!



Mais uma boa iniciativa em favor do meio ambiente em Itajuba:
A Loja CENTER MIL Materiais de Construção aceita a coleta seletiva de pilhas a baterias usadas.
Se você tem em casa pilhas usadas (de relógios, lanternas, brinquedos, etc..) ou baterias (de celular, aparelhos eletrônicos, etc...) leve até a CENTER MIL.
Todo este material recolhido será enviado para reciclagem.

Você Sabia?
Pilhas podem demorar até 450 anos para se desfazerem, e durante todo este tempo liberam produtos tóxicos. As pilhas e baterias contêm metais pesados como o cádmio, o mercúrio e o chumbo e quando dispensados no lixo comum acabam indo para os aterros contaminando o solo, reservatórios de água podendo chegar às plantações. Esses componentes químicos causam diversas doenças, inclusive o câncer.

Contato com Center MIL:

Fone: 3456 2128


Contatos com ACDI:
OBS: Se você conhece alguma outra boa iniciativa de preservação ambiental mande para que possamos divulgar!
Colaboração de: Marilise e Valfredo Einsfeld

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PRATOS DO 3º FESTIVAL GASTRONÔMICO

Delicado Prato Gourmet


O TUDO ALLES BLAU oferece como entrada um

delicioso creme de aspargos com alho poró acompanhado

de pão de nozes caseiro. O prato principal compõe saborosos

lagostins ao molho cremoso de açafrão, arroz branco com

nozes, broto de alfafa, aspargos verdes, cenoura e tomate

cereja.

Servida numa deliciosa casquinha de chocolate, a

sobremesa é creme de limão caseiro com chantili.

Há 11 anos, o alemão Norbert A. Dohnau criou o

Restaurante TUDO ALLES BLAU – Internacional. A casa é

feita totalmente em estilo alemão, climatizado, aconchegante

e rústico moderno. Os pratos são montados pela Chef de

Cozinha Lucimara Dohnau. O Restaurante já recebeu vários

destaques em revistas e jornais e também é recomendado

no Guia Quatro Rodas do Brasil.

Sejam bem vindos e um bom apetite!

Preço: R$39,00 por pessoa
Inclui uma taça de vinho MIOLO

------------------------------------------------------------------------

oferece:
Camarão ao Creme Aveludado


Camarão rosa em molho suave de creme
de leite com cogumelo paris. Acompanha arroz e
farofa da casa. Servido com uma taça de vinho ou
espumante.
Falar em gastronomia é despertar os sentidos,
Alimentar o desejo... O siri é simples assim.
Preço: R$ 39,00 por pessoa.
Inclui uma taça de vinho MIOLO.
Aberto de quarta à sábado. Almoço e Jantar ;
Aos domingos somente almoço
Endereço: Av. Santa Catarina, 173 – Centro
www.sirirest.com.br Santa Catarina

-------------------------------------------------------------



Peixe Grelhado Açoriano


Restaurante do Capitão, um lugar único que
concentra o bom gosto e as belezas naturais, com um
forte sabor da cozinha regional.
Criar um prato é ter paixão pelo que se faz, é
contar uma história pelo jeito próprio de ver o mundo.
Com um forte sabor regional e com a tradição Açoriana,
as lembranças e sensações são despertadas pelos
ingredientes e temperos; assim é a Peixe Grelhado
Açoriano.
Pescada grelhada puxada no azeite de oliva,
pimentões coloridos, cebola, alho, cheiro verde, batata
nosett, arroz branco e pirão.
Serve duas pessoas por R$ 59,90.
Inclui duas taças de vinho MIOLO.
Aberto de Terça a Domingo para Almoço e Jantar.

----------------------------------------------------



Um ambiente agradável, com aroma de café
recém tirado, cheiro de delicias saindo do forno,
salgados saborosos, doces de dar água na boca.
Saboreie esse prazer!
Prato do Festival:
Latte Floresta Negra
Torta de Camarão e Palmito
Cupcake de Chocolate e Nozes.
Preço: R$17,00 por pessoa.
Terça a Sábado das 8 às 20 horas
Domingo das 9 às 12 e das 14:30 às 20h.
Segunda Fechado

------------------------------------------------------


------------------------------------------------------------

Posta de Pescada amarela com Crosta de Pinhão
e Banana da Terra



Posta de Pescada amarela com crosta de
pinhão e banana da terra, acompanhada de palmito
grelhado e mousseline de aipim. Uma combinação
de sabores que tem como entrada sopa creme de
cebolas e como sobremesa uma Panna Cotta de
Coco.
O Restaurante Butiá oferece a seus clientes
e amigos, além de um serviço com produtos
de qualidade, um ambiente climatizado com o
aconchego que todo comensal merece.
Preço: R$ 35,00 por pessoa.
Inclui uma taça de vinho MIOLO.
Aberto de Quarta a Sábado: Almoço e Jantar
Domingo: Almoço.