Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PROXIMA REUNIÃO DA ACDI

Estamos atravez deste, convidando todos os associados e amigos da Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba para mais uma Reunião que acontecerá Segunda-Feira, dia 04 de Julho 2011 as 18.30 horas na sala da ACDI, Avenida Itajuba nº 813. Esperamos por vocês.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

AGRESSÃO A PROFESSOR

Mais um fato lamentável ocorreu no dia de hoje, quarta-feira, 22/06/2011, no bairro Itajuba, em Barra Velha. Uma professora da Escola Manoel Antônio de Freitas, ao tentar separar uma briga entre dois menores, alunos do 6° ano do ensino fundamental foi agredida comum soco dentro de sala de aula.
O ocorrido foi passado a Diretora da escola e segundo ela, os pais foram convocados a escola para esclarecimentos. O fato também segundo a Diretora será encaminhado ao Conselho Tutelar do Município para as devidas providências.
Este fato não é uma ocorrência isolada, pois já é sabido que diversos professores do município já foram agredidos das mais diversas formas, seja verbal, fisicamente ou com danos a patrimônio material.
Porque a sociedade como um todo sempre defende atitudes covardes e crimes principalmente quando são causados por menores, sejam adolescentes ou ainda crianças. Todos sabemos que a impunidade nos mais tenros anos da infância irá produzir delinqüentes ou criminosos no futuro. A punição não significa o espancamento de crianças, mas sim nas suas mais diversas formas, o ensino de uma conduta ética, moral e cívica dentro dos mais rigorosos padrões!!
Enquanto alguns pais, alguns professores e mesmo algumas autoridades tem como meta o educar, ensinar e corrigir, outros tantos minimizam este gravíssimo problema que está se enraizando na nossa sociedade produzindo sérias conseqüências a todos. Chega de permissividade e apatia!!! Todos sabem a diferença entre o certo e o errado, entre o bem e o mal!!! Então que se faça algo de realmente concreto e não apenas atitudes paliativas politicamente corretas.
Não é mais suportável a situação onde professores tem medo de dar aulas, pois os alunos podem agredi-los, onde se tem medo de sair a noite freqüentada por bandos de adolescentes delinqüentes que barbarizam nas ruas e cidades. Leis já temos, infelizmente elas não são para todos.
Em tempo, a professora agredida foi a Delegacia de Polícia onde foi lavrado o devido Boletim de Ocorrência. Hoje foi um soco, e amanhã o que será? Ações devem ser tomadas urgentemente para que estes fatos não se repitam! TODOS MERECEMOS RESPEITO!!
Texto: Marcos A. Junghans(marido da professora agredida)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PLANO de AÇÃO - ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA

 

 

                                
 
ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA!
Prezados "blogueiros",
Na intenção de mante-los informados sobre o andamento dos trabalhos a respeito do Evento, seguem informações:
Já temos um resumo de nosso Plano de Ação para o Evento "Itajuba Linda Sempre Limpa!" que acontecerá de 07 a 18 de setembro, no nosso Bairro.
Caso tenham alguma sugestão, ou desejem colaborar de alguma forma podem nos responder com as suas opiniões!
Obrigada
Abraços,
Marilise e Valfredo
RESUMO DO PLANO DE AÇÃO PARA O EVENTO DE 07 A 18 DE SETEMBRO- "ITAJUBA LINDA SEMPRE LIMPA!"
A partir das sugestões que registramos na reunião do dia 31 de maio elaboramos um Plano de Ação que é viável para ser realizado até a data do Evento.
Item 1 - Limpeza do Rio
Como: Organização do trajeto, recolhimento do lixo do Rio, mapeamento das saídas de esgotos ( para posterior denúncia à Vigilância Sanitária), fotografias e registros.
Coordenação : Osiel Pereira e Equipe de Canoagem
Item 2 - Limpeza da Praia
Como: Organização do trajeto, coordenação do recolhimento do lixo, pesagem, registros, etc...
Coordenação: Ezequiel e ONG "Movimento Surf Verde", com a participação da Associação Surf Praia de Itajuba e do Surf Barravelhense ( Sérgio André e Dr. Maurício Coimbra)
Participação: Recicle( caminhão para recolher o lixo, sacos para lixo), Voluntários
Item 3- Atividades com a Escola Básica Manoel Antonio de Freitas
Como:-Gincanas
-Palestras para Alunos
-Palestras para a Comunidade
-Concurso de Frases para as Placas
-Elaboração de "Cartilha do Meio Ambiente de Itajuba"
Coordenação: Leovani e Simone (Direção da Escola) com a participação de Terezinha e Meirinho, Marilise e Valfredo
Participação: Palestrantes e voluntários convidados
Item 4 - Limpeza das Ruas Principais e Colocação de Placas e Lixeiras
Como: Organização do trajeto, segurança, organização do trânsito, recolhimento do lixo, "blitz", faixas, colocação de placas e lixeiras padronizadas, etc
Coordenação: Major Hélio Puttkammer (Polícia Militar)
Idemar Trevisani (Bombeiros Militares )
Claudinei Vargas (Bombeiros Voluntários)
Francisco Hang (RECICLE)
Secretaria da Obras da Prefeitura Municipal
Participação: Voluntários e Patrocinadores


sexta-feira, 17 de junho de 2011

1ª Noite Cultural

                                                 CONVITE

                                              1ª Noite Cultural
* Dança    * Música      *  Poesia      *  Exposições

Local: EBM Manoel Antônio de Freitas
Rua Porfª Rita de Cásia Coelho Ramos, 150
Fone (47) 3457- 6916

Data: 01 de julho de 2011
À partir das 19 h

Esperamos a sua presença!

Espetáculo Dantesco

    Hoje, domingo lindo de sol, Dia dos Namorados, nada como passear calmamente a beira mar de mãos dadas com o seu amor: a Praia do Grant, cartão postal de Itajuba e Barra Velha, um excelente local para isso.  O fato realmente lamentável e completamente fora de propósito é o que se apresenta nesta praia.

        O completo desrespeito e atitudes sem noção de bom senso por parte de pescadores "profissionais" que sem pensar lançam os restos e dejetos de limpeza de peixe e camarão nas pedras e na beira da praia proporcionando um espetáculo Dantesco e asqueroso. Isto nos faz lembrar da semana passada, na qual ocorreu a Semana do Meio Ambiente, evento este que apesar de sua importância ficou esquecido e praticamente nada se ouviu dele por parte das entidades representativas do município.

       Atitudes como esta trazem outro tipo de visitantes ao nosso balneário: urubus e moscas além do mau cheiro e péssima apresentação que afugentam os moradores e eventuais turistas que ainda aparecem por aqui apesar do frio para curtir um "belo" visual!!

       O engajamento em ações corretas e atitudes positivas de todos, com certeza vão mudar a péssima imagem de nosso município que está sendo divulgada na mídia, trarão benefícios de todas as formas para os que aqui moram e frequentam!!

       
Texto e fotos de Marcos e Marianne Junghans

Veja fotos:
Peixes na praia
quiosque e limpeza

Restos de limpeza

Urubus na praia

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PERSISTIR SEMPRE

Amigos da ACDI e de Itajuba,
 
A algum anos, algumas Associações de nosso municipio recebem um subsidio financeiro oriundo da prefeitura, ano passado, alguns destes repasses foram reajustados em até 100% de seu valor. Este ano, a ACDI fez uma solicitação justa a qual pede auxilio financeiro para quitação de despesas correntes e necessárias. Porém, embora aprovado pela maioria dos vereadores, a solicitação ainda não foi aceita e sancionada pelo Prefeito Municipal Samir Mattar ou por quem manda mais do que ele na prefeitura.
 Um argumento muito utilizado pelos nossos administradores quando o assunto é dinheiro para patrocínio ou até mesmo parceria em eventos de tamanha importância como o FESTIVAL GASTRONOMICO, é de que não existem recursos financeiros para tal e que a prefeitura está sem dinheiro. Mas o que dizer quando médicos recebem super-salários? O que dizer quando outras entidades, sem tirar o mérito delas, mas outras entidades fazem a solicitação, segue o mesmo rito e aprovação na camara e logo na sequencia, poucos dias depois é sancionada pelo prefeito. Veja o caso da Lei 1067 de 6 de junho de 2011 conforme segue:

"AUTORIZA O MUNICÍPIO DE BARRA VELHA A CONCEDER REPASSE FINANCEIRO AO CTG - ESTEIO DA TRADIÇÃO BARRA VELHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS"

SAMIR MATTAR, Prefeito Municipal de Barra Velha, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a alínea "e" do Art. 1º da Lei Municipal nº 308/2001 de 02 de março de 2001; faz saber a todos os habitantes desse Município que a Câmara de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte lei:
Art. 1º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado conceder repasse financeiro ao CTG - Esteio da Tradição, destinados à participação do Município nas festividades "Rodeio Crioulo", que faz parte do calendário de Eventos do Município de Barra Velha.
Art. 2º O recurso financeiro de que trata o artigo 1º desta Lei, corresponde ao valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), que serão repassados em uma única parcela pelo Tesouro Municipal.
Parágrafo Único - O CTG - Esteio da Tradição de Barra Velha, declarado de utilidade pela Lei municipal nº 327 de 16 de maio de 2001, obriga-se a prestar contas no prazo de até 60 (sessenta) dias do recebimento do valor estipulado no caput deste artigo.
Art. 3º As despesas decorrentes com a execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Barra Velha - SC, 06 de junho de 2 011.
SAMIR MATTAR
Prefeito

            Com R$ 30.000,00 a ACDI manteria-se e pagaria suas contas por aproximadamente 2 anos e meio sem mexer um centavo em sua arrecadação.
 Cabe lembrar-lhes que temos dois vereadores que são representantes diretos e moradores do bairro Itajuba e ambos fazem parte da Mesa Diretora da Camara de Vereadores, sendo que um deles é o Presidente. Mas então pergunto: Porque a ACDI diferente de outras associações, não é atendida? O que acontece? Até onde temos que agüentar e aceitar calados esse tipo de situação?

Abraço e força para não desanimar

Marcelo Koche
www.itajubaindependente.blogspot.com

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ACDI atua de mãos amarradas.

         Nesta segunda-feira dia 06/06/2011, realizou-se a mensal reunião da ACDI, para tratar de diversos assuntos de interesse da população do Bairro de Itajuba e da cidade de Barra Velha.
         Iniciando a reunião, o Sr. Norbert presidente da ACDI, expôs diversos temas que foram discutidos; entre eles a participação da ACDI em diversas comissões que estão constituídas no nosso município.  Entre estas comissões, citamos o Conselho de Habitação sob responsabilidade da Srta. Rafaela ,  o COMDI(Conselho Municipal do Idoso) sob a responsabilidade do Sr. Rubens e Sra. Célia,  a COMDICA(Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) sob a responsabilidade do Sr. Norbert,  o Grupo de Trabalho do Plano de Manejo do Parque do Peabiru, integrado pelos Srs. Marcos, Marianne e Norbert,  e o projeto Itajuba Limpa Sempre Linda, sob o comando da Sra. Marilise e Sr. Valfredo.

        Também foram expostos os trabalhos e idéias dos Núcleos internos da ACDI como o Núcleo de Artesãos, organizado pela Sra. Andreia, e Núcleo de Gastronomia, coordenado pelo Sr. Norbert , e Núcleo de Crochê da Sra. Terezinha que esteve ausente.
        Chegou-se a conclusão de que muitos projetos e reivindicações de moradores do bairro e da cidade apesar do empenho destes e da Associação, acabam emperrando junto a órgãos do governo municipal, apesar da grande importância que apresentam.

        Este problema reincidente é a falta de credibilidade que nosso município está apresentando para toda a sociedade e também para governo estadual e outras cidades de Santa Catarina.  Diversos outrora empresários patrocinadores do Festival Gastronômico, que é organizado pela ACDI, estão se recusando a patrocinar o evento deste ano pela grande repercussão negativa do município gerada pelos desvios financeiros na administração municipal e  pela falta de pessoas efetivadas e atuantes nas suas pastas. A “dança” das cadeiras nas diversas secretarias e sua conseqüente falta de objetividade faz com que muitos projetos que alavancariam nosso município acabem engavetados, seja por esquecimento ou mesmo por má vontade.

        O Festival Gastronômico de Barra Velha acontecerá no início do mês de agosto, mas infelizmente neste ano pelos motivos acima citados não oferecerá o evento paralelo que seria a Cozinha Experimental . A Cozinha Experimental realizada o ano passado foi um enorme sucesso de público e crítica, tendo sido citado e copiado por diversos municípios vizinhos. Agora o desacreditamento do nosso município está a produzir seus amargos dividendos.

        A ACDI irá mobilizar a população e comerciantes para em breve realizar uma manifestação perante a Prefeitura Municipal em relação ao cumprimento e execução das obras de sinalização horizontal e vertical  e  demarcação da Via Única da Av. Itajuba. Onde estão as “ilhas” de segurança  nas extremidades da Via Única ?  Placas ? Faixa de Pedestres ? Enfim tudo ? Exige-se que a Prefeitura execute o projeto original e correto(que está na Secretaria de Obras) , da Via Única e não esses “remendos” que nos foram apresentados.  Do jeito que está não serve a ninguém e atrapalha mais do que ajuda.

        Até agora a Prefeitura também não se manifestou sobre o auxílio financeiro necessário ao pagamento da manutenção da ACDI.  Porque outras Associações de Bairros são suportadas pela prefeitura e Itajuba não ?

        Apesar de não contar com muitos participantes em suas reuniões, a ACDI tem conseguido realizar algumas ações em prol do bairro e município, e o que novamente chamou a atenção foi a ausência de representantes públicos como vereadores e administradores  da cidade. Recebemos inclusive um flagrante de um Vereador do bairro que sempre é convidado a participar das reuniões, conversando agradavelmente com amigos numa lanchonete do bairro no mesmo horário da reunião para a qual havia sido convidado.  Lamentamos a falta de interesse de alguns representantes públicos para temas urgentes e relevantes para a população.
Colaboração: Marcos Andreas Junghans
Veja Fotos:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reunião da ACDI dia 6 de junho de 2011





Caros associados e amigos de Itajuba,

convido vocês todos para mais uma reunião ordinário da Associação Comunitária do Desenvolvimento de Itajuba (ACDI).
A reunião acontecera segunda-feira, dia 06 de Junho 2011 na Sede da ACDI, Avenida Itajuba 813(fundos) com inicio as 19.30 horas.
A pauta da reunião inclui, entre outros, assuntos como:
- marcação de uma reunião comunitária para aumentar a segurança em Itajuba,
- melhorar a mão única de Itajuba
- avaliação da reunião Itajuba limpa – sempre linda
Visite o blog da ACDI:   http://acdiitajubabarravelha.blogspot.com.br/

Atenciosamente
Norbert Anton Dohnau
Presidente da ACDI

EDUCAÇÃO, onde andas?

Na noite de ontem, 02/06/2011, realizou-se na Câmara de Vereadores de Barra Velha, às 18h30min, mais uma sessão ordinária.  Por ocasião, foi citado pelo Vereador Narciso o triste fato de uma agressão sofrida pelo Secretário de Assuntos Jurídicos do município por um empresário da região. O mais estranho da situação é que o empresário pertence a base de apoio ao prefeito municipal, que também acabou envolvido na desavença. Infelizmente nosso município tem sido citado nas mais diversas situações de falcatruas e problemas. Enquanto a administração pública perde tempo com supostos desvios de dinheiro, obras inacabadas e desavenças em geral, o tempo passa e a cidade fica esquecida e mal falada.

    Mas o mais importante nesta noite foi a presença de muitos professores da rede municipal que manifestaram seu desagravo em relação à atitude da prefeitura em não cumprir o acordo firmado anteriormente, com a promessa de reposição salarial de 16 %.  Isto levando em conta que é obrigação do estado e município pagar o piso nacional mínimo para a categoria que é de R$ 1.180,00, o que também não vem sendo cumprido.

     A Profª Terezinha falou em nome da categoria e expôs os detalhes de toda a negociação salarial que foi assinada pelo Governo Federal ainda no ano de 2008, e por uma série de manobras suspeitas do governo estadual, até hoje não foi cumprido.  A categoria dos professores além de terem seus salários achatados, nem possuem uma data base para a categoria, e constiuem uma das profissões com menor salário no nosso país. O que foi dito pela Profª Terezinha é que seja cumprida a lei que determina o pagamento justo aos professores. 

   Chamou a atenção de que apesar de um bom número de professores estarem presentes, sentiu-se a falta de uma maior união e participação desta categoria, demonstrando que muitas vezes não se manifestam por medo de alguma represália ou então por puro comodismo.

   Paralelamente à sessão da Câmara Municipal, aproximadamente às 19 h o Prefeito Samir Mattar entregou ontem, por escrito, a sua defesa em relação ao caso do desvio de verbas na Fundação Municipal de Saúde, onde foram pagas inúmeras e irregulares horas extras a médicos do município.  Estamos atentos aos fatos e divulgaremos em breve o desenrolar do caso.

                                                                 Profª Terezinha 




                                                                 Vereador Narciso



Manifestação dos (as) Prefessores(as)

S.O.S. Educação

Prefeito Samir Matar entrega sua justificativa, por escrito, à Câmara de Vereadores

Colaboração de: Marcos Andreas Junghans.
Fotos: Marcos Andreas Junghans


quarta-feira, 1 de junho de 2011

ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA

Nesta terça-feira dia 31/05 às 17:30 h realizou-se no Restaurante Cavalo de Aço em Itajuba, a reunião da ACDI (Associação Comunitária de
Desenvolvimento de Itajuba) referente ao tema: " ITAJUBA  LIMPA  SEMPRE  LINDA ". 

    Esta reunião pública teve e tem o objetivo básico de conscientizar e envolver todo o bairro de Itajuba com a questão ambiental e o correto manejo e
deposição do lixo tanto nas vias públicas quanto na faixa da praia.  Foram convidados diversos segmentos da população, entre eles comerciantes,
moradores, bombeiros, polícia militar, vereadores, Fundema, secretarias municipais e órgãos de imprensa entre outros, com uma boa participação de
todos neste importante tema.

    A organização deste importante encontro, foi organizado pelo casal Marilise Einsfeldt e Valfredo Pereira, que utilizando recursos de Power Point,
expuseram diversas idéias e sugestões de conscientização e manejo de lixo utilizado em outros municípios e praias.

    Após esta exposição, foi dada a palavra a diversas pessoas que tinham sugestões e comentários a fazer sobre o tema, com um tempo de dois
minutos para cada manifestação. O primeiro a falar foi o presidente da ACDI Sr. Norbert que citou exemplos do manejo do lixo na Europa. Depois manifestou-se o Sr Jeferson e  Sra. Antonina da Secretaria da Educação, bem como a Sra. Leovani, diretora da Escola Municipal Manoel Antônio
Corrêa de Freitas, depois em sequência, o Sr Valdir Tavares, vereador, a Sra Desiree da Fundema, o Sr Paulo do Jornal Correio do Litoral,  Sr. Francisco representante da empresa Recicle, Vereador Carlos Alberto(Tinho), Liliane do Bem Estar Social, jornalista Ezequiel Diaz do Jornal do Comércio, os Srs Marcos e Mário da ACDI, o Sr Idemar do Corpo de Bombeiros Voluntários, o Sr Oziel do Grupo de Canoagem, a moradora Sra. Malu, Sr. Marcelo do blog Itajubaindependente, Sr. Sebastião da Farmácia Itajuba, o Sr Hilário da Secretaria de Obras e por fim o Sr. Rubens e  Sra. Célia Schoeder da Loja Naturebas que juntos com a Sra. Lourdes da Panificadora Equipão além de exporem suas sujestões, gentilmente patrocinaram o evento brindando a todos ao final com um delicioso lanche e produtos diversos.

     Todos que estiveram envolvidos e expuseram suas sugestões no encontro mostraram a preocupação com a questão ambiental e poluição em geral do nosso bairro, mas chega-se a conclusão que não basta apenas estar consciente com o problema, é preciso urgentemente a ação concreta e
envolvimento efetivo de todos para atacar esta grave ameaça a qualidade de vida de nossa região.

      Todos puderam formular perguntas e se manifestar publicamente e por escrito, e estas sugestões devem ser discutidas e aplicadas com a maior brevidade!!   Chegou-se a um consenso de que se não houver uma mudança urgente na questão cultural e atitude da população, nada sairá de prático. A ação e responsabilidade destas atitudes, iniciam dentro de casa, na família, depois nas igrejas, nas escolas e posteriormente nos órgãos e poderes públicos e sociedades representativas. Todos sem exceção tem a sua responsabilidade. Para termos realmente uma ITAJUBA LIMPA SEMPRE LINDA, é preciso começar a agir agora!!

Vela fotos:

Mariliese Einsfeld expodo o tema da reunião



Comitê de recepção

Fala do Major Puttkammer

Público presente

Coquetel de confraternização

Texto e fotos de Marcos Andreas Junghans