Reunião Ordinária na ACDI...

Reunião Ordinária na ACDI...
As Reuniões Ordinárias da ACDI acontecem na Primeira Segunda-Feira Útil de cada Mês às 19 Horas!!! PARTICIPE !!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

BASSAM JIU-JITSU

No domingo, dia 22 de Abril 2011 a cidade de Barra Velha foi representada pela equipe BASSAM JIU-JITSU da atitude Escola de Artes Marciais do Bairro Itajuba, ministrada pelo Professor Bassam, na 2ª Etapa do campeonato paranaense de Jiu-Jítsu, com espetacular desempenho de seus atletas. Obtendo seguintes resultados; Das 11 crianças atletas participantes, 9 foram campeãs e 2 foram vice-campeãs:
Campeões (Medalha de Ouro): Rafael Reitz, Guilherme de Borba, Bruno Damas, Diogo Damas, João Pedro Zanetti, Osvaldo Vieira, Eduardo Machado, Lucas Fernandes e Fabio Monteiro. Vice-Campeões: Willian Padilha e Vinicius de Souza.
Também na categoria adulto e juvenil tendo ótimas participações, foram: Jean Padilha, Alexandre Carlos, Ramon Rodrigues, Johnny Vieira e Patrick Lamin.
Lembrando que esta mesma equipe já participou da 1ª etapa obtendo excelentes resultados. Um Campeão, 3 Vice-Campeões e 3 terceiro lugares. Essa evolução se deu ao intenso treinamento, dedicação e disciplina destes atletas que representaram a cidade de Barra Velha em seu mais alto nível de Jiu-Jítsu.
Agradecemos a colaboração dos pais, alunos e apoiadores que nos ajudaram na 1ª e 2ª etapa, sendo eles; Prefeitura de Barra Velha através da Secretaria de Educação e Secretaria de Transporte, Mercado AVI, JD Material de Construção, Banca NIKE, Restaurante TUDO ALLES BLAU, Agropecuária FRANSONI, Salão de Beleza FLÀVIA ARNDT, Peixaria MARE MANSA, HIPER CASA e ao ASSOCIAÇÃO COMUNITÀRIA de DESENVOLVIMENTO de ITAJUBA (ACDI).
Veja fotos abaixo


segunda-feira, 23 de maio de 2011

"ITAJUBA LIMPA,SEMPRE LINDA!"

                        
Prezados Membros da DIRETORIA da ACDI
 
A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ITAJUBA (ACDI) lhe convida para uma REUNIÃO com o objetivo de definir algumas ações para o Evento que acontecerá em setembro: "ITAJUBA LIMPA, SEMPRE LINDA!"
Para esta primeira REUNIÃO convidamos aos principais orgãos públicos e privados que tem relação direta com o bairro de Itajuba.
Será a única oportunidade em que envolveremos a todos os líderes destes orgãos e entidades pois a partir de então as próximas reuniões serão de pequenos grupos, ou por via eletrônica. Portanto a sua presença será de extrema importância para a tomada de decisões.
Data, Horário e Local:
Dia 31 de maio - Terça feira
Das 17:30 hs as 19:00 horas
Local: Restaurante Cavalo de Aço - Av. Itajuba nº 755 (Fone:3456 1316)
Sugerimos que o Sr.(a) chegue ao local com antecedência para as apresentar-se, assinar o Livro de Presenças e ampliar sua rede de relacionamentos pois a reunião se iniciará pontualmente as 17:30 hs.
Caso o Sr(a) não tenha condições de comparecer pedimos que encaminhe seu suplente, ou pessoa responsável por sua Organização, que possa responder, opinar e decidir em nome desta Organização.
As 19:00 hrs, após o término da reunião será servido um lanche oferecido pela Panificadora Equipão.
Aos Srs. Jornalistas e representantes de Mídia será ofertado um Kit, oferecido pela Natureba Produtos Naturais
É necessário confirmar presença através deste e-mail, ou pelos fones: 9984 4862 / 9967 5121
Cordialmente,
Marilise Einsfeldt
Valfredo A. Pereira
Organizadores
"ITAJUBA LIMPA,SEMPRE LINDA!"

3º Festival Gastronômico - correspondência para Jornais


Caros Jornalistas,

Agradeço muito a divulgação da matéria sobre a Reunião do Núcleo de Gastronomia da na ultima edição do seu Jornal ACDI, que aconteceu quinta-feira dia 12 de maio 2011. Nesta matéria confirmamos para o seu jornal, entre outros, os estabelecimentos participantes do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha.
Veja o anexo.
Infelizmente não foi divulgado da sua parte que o Capitão Flamboyant Restaurante  (proprietário Sr. Rui Narciso) também faz parte dos estabelecimentos participando no 3º Festival Gastronômico de Barra Velha.
Para que temos sempre noticias atual e completo gostaríamos avisar o seu Jornal sobre este assunto.

Muito obrigado pela compreensão.

Atenciosamente
Norbert A. Dohnau
Diretor do Núcleo de Gastronomia
Fone: 47-  34576947 ou 47 - 88914642
E-mail: tudoallesblau@terra.com.br
E-mail: acditajuba@ig.com.br
Blog da ACDI: http://acdiitajubabarravelha.blogspot.com/

Segue o anexo acima referido:
"...em seguida uma matéria sobre a Reunião que aconteceu quinta-feira, dia 12 de Maio 2011com os membros do Núcleo da Gastronomia da ACDI (Associação do Desenvolvimento de Itajuba).



A reunião do Núcleo de Gastronomia da ACDI, para organizar o 3º Festival Gastronômico aconteceu no Restaurante Tudo Alles Blau. Os proprietários dos estabelecimentos participando no 3º Festival Gastronômico de Barra Velha confirmaram a participação. Os proprietários e os estabelecimentos participando do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha são seguintes:

Srª. Anair do Butia Restaurante, Sr. Rui do Capitão Flamboyant Restaurante, Sr. Ignácio do Bier Coast Choperia, Sr. Valdecir do Siri Restaurante, Sr. Norbert do Tudo Alles Blau Restaurante, Sr. Daniel da Confeitaria Doce Sabor e Srª Máyra da Confeitaria Da Mai.

O Sr. Rodrigo da Costa do Giro Urbano também marco presença. O Sr. Rodrigo entrego para o Núcleo de Gastronomia uma proposta para participar na divulgação do evento.

Foi escolhido a Srª. Anair Hansen Marcatto como 1ª Tesoureira, o Sr. Daniel Massarolo como 2º Tesoureiro o Sr. Valdecir Vesterlon como 1º Secretário e o Sr. Norbert Dohnau como Diretor do Núcleo de Gastronomia da ACDI.

O endereço eletrônico do blog oficial do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha é: http://acdiitajubabarravelha.blogspot.com/ e o endereço eletrônico oficial é acditajuba@ig.com.br .
Foi combinado que os estabelecimentos participando no 3º Festival Gastronômico de Barra Velha elaboram o prato do festival e enviam o texto desse prato para o Núcleo de Gastronomia. Assim o Núcleo de Gastronomia pode começar montar o layout do livreto do Festival que vai sair com 20000 Copias. O próximo encontro dos membros do Núcleo de Gastronomia foi marcado para o mês de Abril 2011.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vencimento da Carteira Nacional de Hebilitação - Novas Regras

NOVAS REGRAS:
A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.
Esta lei não foi divulgada, e muitas pessoas já perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses.
As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2011.Serão incluídos novos conteúdos,
além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.
Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula
e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos.

ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação!
O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que
o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.
Colaboração: Norbert A. Dohnau

EVENTOS CULTURAIS: MAIO e JUNHO

                                                                AGENDE-SE!
Espetáculo “Leve”- Grupo Coletivo Lugar Comum – (Recife/PE)
Dia 22 de maio (domingo)-20horas- Entrada franca           .                                                                            Local- “Associação das Senhoras Solidárias” / Rua Plácido Machado 600/Centro Sinopse- “Leve” é um espetáculo de dança, cuja coreografia transporta para cena as sensações, os sentimentos e questionamentos do ser humano diante da morte. As sensações de impotência, saudade, dor, raiva, desespero e alivio se mesclam na cena do espetáculo e é revelado pelo corpo das bailarinas, numa atmosfera mística, intimista e Lúdica.
Espetáculo “Raízes da terra de Onde Venho” Ana Paula e Chico Saraiva (Joinville/SP)
Dia 11 de junho (sábado)-20 horas-entrada franca/aberta ao público em geral
Local- “Associação Voluntárias Raio de Sol” /Rua Felipe Ramos 60/Bairro São Cristovão
Sinopse- O show de musicas é baseado nas composições de Ana Paula e Chico Saraiva, que apresentam toadas do folclore brasileiro e obras imortais do nosso cancioneiro, tais como “Assentamento” (Chico Buarque/Guimarães Rosa) e “Morro Velho” (Milton Nascimento). Na cenografia, fotos e vídeos de artesanato e de festas populares do Brasil.

Espetáculo O Velho Lobo do Mar” Trip Teatro de Animação (Rio do Sul/SC)
Dia 18 junho (sábado) entrada franca, aberta ao público em geral
 Local- 10 horas da manhã/ pátio da Igreja do “Perpetuo Socorro” (Sertãozinho) 15 horas da tarde/ pátio da “igreja de São Sebastião”(Medeiros)           
Sinopse-Perdido numa ilha esquecida em algum lugar do atlântico, subindo em um coqueiro atrás de alimento, tentando convencer uma minhoca ir para um anzol, em busca de um tesouro ou até mesmo fazendo amizade com uma baleia, Charlie mostrará a todos que para tudo na vida há uma saída.
Espetáculo “O acordeão e seus Sotaques” / Gilberto Monteiro e Grupo (RS)
Dia 21 de junho (terça-feira)- 20 horas, entrada franca/aberta ao público em geral
Local- Sociedade Recreativa de Barra Velha, Rua Antonio R Alvin 192 Centro
Sinopse- Gilberto Monteiro é considerado um dos músicos mais importantes do Rio Grande do Sul. Como compositor foi autor de “Milonga Pras Missões”, gravada por Renato Borghetti, de quem passou abrir muitos shows. Teve também, composições gravadas pelo Gaúcho da Fronteira, como por exemplo, “Pra ti Guria”, do LP Gaúcho Negro. Um dos seus maiores sucessos é “Prelúdio para um Beija Flor”.
Fundação Municipal da Cultura- SESC- Prefeitura municipal de Barra Velha
                                                      

terça-feira, 17 de maio de 2011

FRAGATAS EM ITAJAÍ

                                       Itajaí-SC. Navios da Marinha de Guerra Brasileira
Marcadores: cultura, exposições, Itajaí, Marinha do Brasil, Navios, turismo, viagem em familia
                                                              Fragata Independência
Nesta semana, aportaram na cidade de Itajaí, dois navios da Marinha de Guerra do Brasil. Tratava-se da Fragata Independência e da Corveta Jaceguai, navios que tem como missão o patrulhamento da costa brasileira e possíveis missões de resgate. Os navios estão no porto para reabastecimento e foram abertos a visitação pública, e é claro que nós do Viagemfamilia não perdemos esta oportunidade de conhecer mais esta atração.
A Fragata Independência foi foi lançada ao mar em setembro de 1979, tendo sido construída no Arsenal da Marinha Brasileira no Rio de Janeiro. Desloca 3.800 toneladas com um comprimento de 130 metros, 13,5 metros de boca e carrega uma tripulação de 209 homens.
Está equipada com Misseis Exocet, Misseis Aspide, Sea Cat e Ikara,  Canhões Vickers de 115mm e Bofors de 40 e 70 mm, bem como torpedos e foguetes. Carrega ainda um Helicóptero Super Lynx, deslocando-se a velocidade máxima de 30 nós(aproximadamente 60 km/h)
                                             Explicações sobre o helicóptero Super Lynx
A Corveta Jaceguai (apelidada de Gato Preto) é da Classe Inhaúma e foi lançada ao mar em junho de 1987, e foi o segundo navio de sua classe a ser construído no Arsenal da Marinha Brasileira no Rio. Desloca 1970 toneladas com um comprimento de 96 metros, boca de 11,5 metros e carrega 133 homens.
Está equipada com um Canhão Vickers de 115 mm, dois Canhões Bofors de 40 mm, dois lançadores de Misseis Exocet e dois lançadores triplos de torpedos, bem como equipamento para lançamento de minas.
Carrega também um Helicóptero Super Lynx, deslocando-se a uma velocidade máxima de 27 nós(aproximadamente 50 km/h).
Ponte de Comando da Corveta Jaceguai

Visitamos o convés dos navios, bem como os decks superiores e também a ponte de comando da Corveta Jaceguai, perguntando para os marinheiros e oficiais presentes, detalhes e informações sobre estes vasos de guerra. Os andares inferiores, alojamentos e os porões não estavam abertos a visitação, e por isso não pudemos conhecê-los
                                                 Vista da proa da Fragata Independência

Canhão Vickers de 115 mm na proa da Corveta Jaceguai
 Foi muito interessante visitar e  conhecer estes navios que patrulham as nossa costa litorânea, e aprender um pouco mais sobre as funções que eles desempenham, pois são poucas as oportunidades de ter acesso a este tipo de atração. Até a próxima!!

Colaboração de Marcos A. Junghans

3º FESTIVAL GASTRONÔMICO





A reunião do Núcleo de Gastronomia da ACDI, para organizar o 3º Festival Gastronômico aconteceu no Restaurante Tudo Alles Blau. Os proprietários dos estabelecimentos participantes no 3º Festival Gastronômico de Barra Velha confirmaram sua participação. Os proprietários e os estabelecimentos participando do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha são seguintes:

Srª. Anair do Butia Restaurante, Sr. Rui do Capitão Flamboyant Restaurante, Sr. Ignácio do Bier Coast Choperia, Sr. Valdecir do Siri Restaurante, Sr. Norbert do Tudo Alles Blau Restaurante, Sr. Daniel da Confeitaria Doce Sabor e Srª Máyra da Confeitaria Da Mai.
O Sr. Rodrigo da Costa do Giro Urbano também marcou presença. O Sr. Rodrigo entregou para o Núcleo de Gastronomia uma proposta para participar na divulgação do evento.
Foi escolhida a Srª. Anair Hansen Marcatto como 1ª Tesoureira, o Sr. Daniel Massarolo como 2º Tesoureiro, o Sr. Valdecir Vesterlon como 1º Secretário e o Sr. Norbert Dohnau como Diretor do Núcleo de Gastronomia da ACDI.
O endereço eletrônico do blog oficial do 3º Festival Gastronômico de Barra Velha é: http://acdiitajubabarravelha.blogspot.com/ e o endereço eletrônico oficial é acditajuba@ig.com.br .
Foi combinado que os estabelecimentos participantes no 3º Festival Gastronômico de Barra Velha elaboram o prato do festival e enviam o texto desse prato para o Núcleo de Gastronomia. Assim o Núcleo de Gastronomia pode começar montar o layout do livreto do Festival que vai sair com 20000 Copias. O próximo encontro dos membros do Núcleo de Gastronomia foi marcado para o mês de Abril 2011.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Convite para evento - EBM Manoel A. de Freitas

A EBM Manoel Antônio de Freitas vem convidar toda a comunidade de Itajuba e do município de Barra Velha para um evento que acontecerá no dia 13 de maio, sexta-feira, nos seguintes horários:
 
Matutino: a partir das 11h
Vespertino: 16h30min.
 
O tema desenvolvido foi a Paz. Durante a semana de 09 a 13 de maio aconteceram diversas atividades relativas ao tema e o fechamento dessas atividades acontecerá com apresentações dos alunos na sexta-feira.
 
Compareçam!!!!
 
Enviado por:: Marianne Junghans

quinta-feira, 5 de maio de 2011

História de Barra Velha - SC


Após quatro anos do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral,
em 1504, quando esteve em Barra Velha o francês Binot Paumier de
Gonneville, em sua nau LÉxpoir, explorando essa região acompanhado
pelo cacique Arosca, anotou em seu diário que partindo da baía de São
Francisco rumo ao Sul, encontrou uma barra que recebia água de dois
rios e que explorada, levava a um rio maior que descia do interior e
uma lagoa muito conhecida pelo índio da região. Permaneceram na região
norte do litoral catarinense, em torno de seis meses, onde ficaram
recuperando a embarcação. Os índios carijós, que habitavam essa
região, e que permaneceram em contato com os franceses, conquistarão
uma convivência amistosa.

Todos os documentos antigos que se referem a este lugar citam o nome
de Barra Velha do Itapocú. O Rio Itapocú desembocava na lagoa e estava
ligado ao Rio Cancela e sua desembocadura era junto às pedras do
costão, formando uma barra de boa profundidade, e que com o tempo,
motivado pela ação dos ventos na areia, foi-se assoreando até fechar
completamente. O mar foi depositando sempre mais areia na frente da
foz desse rio, sem que a água dele tivesse força bastante para remeter
essa areia novamente ao mar. Assim, pouco a pouco, fechando a foz ou
barra, deu origem a uma grande inundação de toda a região, muito
comentada pelos índios, e que provocou a abertura de uma barra no
local da atual Boca da Barra.

Assim, foi se inutilizando o porto de navios de grande porte, e essa
barra ficou velha, ou “Barra Velha” do itapocú. No decorrer dos
tempos, “Barra Velha” teve os mais diversos nomes: Tabuleiro de Barra
Velha, Bairro de Barra Velha, Freguesia de São Pedro de Alcântara de
Barra Velha, Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Barra Velha,
Itapocú de Barra Velha.

Lagoa de Barra Velha

Capela Senhor Bom Jesus - Itajuba - Barra Velha - SC 

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lombadas na Av. Itajuba

Nesta terça-feira a Prefeitura Municipal de Barra Velha colocou duas lombadas na avenida Itajuba.
Veja:

Já se percebe a redução de velocidade dos veículos.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Atividades semanais na sede da ACDI


Segunda-feira - 1ª do mês - reunião da diretoria da ACDI



Terça-feira - aulas de crochê



Quarta-feira - aulas de violão

Quinta-feira - aulas de crochê

Aulas de informática básica - a combinar

Objetivos da ACDI




ACDI foi fundada em 1º de agosto de 1997.
Seus objetivos são:

Promover e defender os direitos sociais através de ações que levem à promoção humana, a justiça e a igualdade social, sem qualquer forma de discriminação.

Representar a comunidade perante os órgãos públicos e privados, buscando junto aos mesmos, respostas para as demandas e carências observadas em seu meio.

Fiscalizar rigorosamente as áreas onde o lixo é mal empregado

Orientar e organizar movimentos comunitários de saúde, segurança pública, educação, assistência social, cultural, lazer Finalidade (cont.)Realizar estudos e pesquisas sobre a realidade econômica, cultural e social da comunidade

Difundir a cultura, saúde, educação, assistência social, lazer, integração social com o meio ambiente, através de reuniões, seminários, círculos de estudo, conferências, debates e cursos de capacitação comunitária, bem como firmar convênios, contratos, acordos, parcerias.
"Juntos somos fortes"

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru


Debate e apresentação de resultados

No dia 30 de abril, das 9h às 13h, realizou-se a 1ª Oficina de Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru.
Essa oficina aconteceu no Quartel da Polícia Militar, em BV, e teve a supervisão da OAP, vencedora da licitação para coordenar o plano de manejo do parque.
Contou com a participação de, aproximadamente, 20 pessoas, entre elas: moradores da Quinta dos Açorianos,  representantes da Fundema,  jornalistas de dois jornais da região, o diretor da Fundação Cultural de BV, Carlos Fagundes ("Cacá"), da empresa ComFloresta, representantes do ViagemFamilia.com e, é claro, da ACDI, na pessoa de seu presidente, Norbert A. Dohnau, entre outros representantes da comunidade barravelhense.
Sentimos falta de maior representatividade tanto da sociedade civil quanto do poder público, apesar da ampla divulgação desse importante tema, por envolver aspectos sociais, culturais, políticos, turísticos e ecológicos e ser de suma importância para o desenvolvimento de nossa cidade e da sociedade como um todo.
Serão marcadas,  posteriormente, mais duas oficinas para debater e concluir o projeto, que depois será apresentado como norma definitiva para o manejo sustentável e responsável do Parque.

Postado por Marcos A. Junghans e Marianne K. Junghans - http://www.viagemfamilia.com/

Discutindo metas

Grupos de trabalho